Theresa Catharina de Góes Campos

     
Disciplina de Curso Universitário:

EVOLUÇÃO DO TEATRO E DA DANÇA

PROGRAMA
(4 créditos) (60 horas)

PLANO DE AULAS:

1ª aula: Visão geral da disciplina. Interpretação da ementa. Conceito de evolução versus história e cronologia.

2) A dança e seu papel na caracterização de uma sociedade, de um povo.

3) As primeiras manifestações. A dança na Pré-história. Os rituais. Ausência de música.
4) A dança entre os povos do Oriente.
5) A documentação gráfica sobre o teatro e a dança.
6) As preces acompanhadas de movimento compassado do corpo.
7) A marcação do ritmo e o emprego de instrumentos rudimentares.
8) Teatro e dança entre os ameríndios.
9) O teatro de bonecos na Antiguidade. Etruscos e egípcios.
10) As pantomimas e a prática da magia.
11) A dança entre os gregos e os romanos. A “gnosiana” e as "gimnopedias”.
12) Os figurantes do coro. Os sacerdotes como corifeus.
13) O comércio e a civilização - navegantes e comerciantes como transportadores de cultura.
14) O ritmo como companheiro do homem e o movimento rítmico na dança. Ciclos naturais.
15) Ritos religiosos e esportivos, nos dias de festa. Festas e jogos sacros.
16) Os folguedos do berço e as canções de roda.
17) O ritmo nas manifestações artísticas: música, desenho, escultura, etc.
18) Aspectos coreográficos das danças na Ásia.
19) Aspectos coreográficos das danças africanas.
20) A dança na Oceania.
21) A ópera e o balé na época renascentista.
22) Público, artistas e obras da Renascença (teatro e dança).
23) O movimento neogrego do século XVI.
24) Os mestres de balé do rei, os coreógrafos e organizadores de festa.
25) Visão geral de quatro séculos de balé.
26) Balé: fase romântica e fase impressionista.
27) Balé cubista e balé surrealista.
28) Balé de comédia e balé de tragédia.
29) As relações da comédia e da música.
29) Academias para teatro e dança.
30) A organização profissional.
31) A época moderna: o balé de ação ou pantomimas.
32) O balé romântico.
34) A dança na época contemporânea.
35) A dança na França.
36) A dança na Inglaterra.
37) A dança nos Estados Unidos.
38) A dança no Canadá.
39) O balé escandinavo.
40) Os novos campos do balé.
41) Temas folclóricos.
41) A dança no cinema. O êxito popular.
42) A dança na televisão.
43) A patinação no gelo.
44) As piscinas e o balé aquático.
46) O balé no Brasil. As primeiras manifestações.
47) No Segundo Império (a dança no Segundo Império).
48) Na República: os teatros, os visitantes ilustres, as escolas.
49) A contribuição dos compositores, pintores e poetas.
50) Maxixe, a dança excomungada. Côco, baião, embolada.
51) Frevo e maracatu.
52) Música popular brasileira.
53) O teatro na época contemporânea: visão internacional.
54) Panorama do teatro nacional.
55} Autores estrangeiros - principais contribuições.
56) Literatura dramática - textos originais, adaptações e versões.
57) Autores nacionais e suas obras. Leitura de Texto. Encenação.
58) Temas principais. Personagens. Estilos.
59) Novos rumos do teatro universal.
60) O teatro inserido no progresso tecnológico (rádio, cinema, TV).

Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília - DF, fevereiro de 1983
 

Jornalismo com ética e solidariedade.