Theresa Catharina de Góes Campos

     
Felicidade é viver com propósito - Nova Acrópole Lago Norte
 
De: Nova Acrópole Lago Norte
Date: seg., 29 de ago. de 2022 
Subject: #14 - Felicidade é viver com propósito

 

“Nada proporciona melhor capacidade de superação e resistência aos problemas e dificuldades do que a consciência de ter uma missão a cumprir na vida.” - Viktor Frankl

  

Hoje vamos falar sobre um cavaleiro medieval que vai para a guerra, mas temendo não voltar para casa, decide escrever uma carta contendo um código de conduta para educar seus filhos. Seu objetivo não era simples - dar aos filhos uma bússola para uma jornada que terão que fazer sozinhos, um pequeno guia sobre o que dá sentido e beleza à vida. 

Veremos a seguir alguns desses conselhos:

- Seja o primeiro a chegar e o último a sair. Por mais estranho que possa parecer, com disciplina, disposição e ordem é que encontrará a liberdade

- Sempre imaginamos que vamos trabalhar intensamente até chegarmos a um objetivo distante, então ficaremos felizes. Isso é ilusão.

- Felicidade é o resultado de uma vida vivida com propósito. A felicidade não é um objetivo. É um movimento da vida em si, um processo e uma atividade. Surge da curiosidade e da descoberta.

- Procure o prazer e rapidamente descobrirá o caminho mais curto para o sofrimento.

- Outras pessoas, amigos, irmãos, irmãs, vizinhos, esposa, marido, pais, filhos, não são responsáveis por sua felicidade. Sua vida é responsabilidade sua, e você sempre terá a escolha de dar o melhor de si. 

- Dar o melhor de si lhe trará felicidade. Não fique muito preocupado em evitar a dor ou buscar o prazer. Se estiver concentrado no resultado de suas ações, não estará concentrado em sua tarefa.

- Tenha entusiasmo ou estará perdido! Seja gentil e então poderá ser valente. Você não é frágil, dedique-se!

- Acredite em si. Disciplina, preparação e experiência são as únicas ferramentas de que precisa.

 

Livro “Código de um Cavaleiro

  

 

Livro: Código de um CavaleiroEthan Hawke. Um cavaleiro temendo não retornar vivo de uma batalha escreve uma carta para os filhos. Em uma série de reflexões sobre solidão, humildade, perdão, honestidade, coragem, graça, orgulho e paciência, ele se baseia nos ensinamentos das antigas filosofias oriental e ocidental e nos grandes escritos espirituais e políticos da história humana.

Artigo: A Sociedade Medieval e a Ordem de Cavalaria. O Prof. Juan Carlos del Río discorre sobre a Idade Média e a Cavalaria como um Ideal de vida.

Livro: Meditações de Marco AurélioMarco Aurélio (Roma, 121- 180 d.C.), considerado por historiadores como o último dos “bons imperadores romanos”. Estudioso da filosofia, identificou-se com a corrente do estoicismo, com que procurou pautar sua conduta, tanto no âmbito pessoal, como no exercício de seu governo. Costumava anotar seus pensamentos em um diário, sem nunca imaginar que um dia este se tornaria uma obra-prima da filosofia estoica.

Filme: Código de honra1993. O filme tem como personagem central um jovem norte-americano chamado David Greene (Bredan Fraser) que vive uma vida simples, sem perspectivas de ascensão social, com o pai, trabalhador braçal, e os irmãos mais novos. O jovem David recebe do pai valores morais e éticos. O filme é um drama leve e um excelente convite à reflexão interior sobre quem verdadeiramente somos e a que código de honra devemos obedecer.

Apreciação artística: Sinfonia No.5. P. Tchaikovsky, 1888. É uma de suas obras mais conhecidas. Ouçam o tema principal exposto no trecho inicial de três minutos. Ele estará presente em todos os movimentos da sinfonia. Talvez através dele possamos perceber a proposta feita pelo compositor de uma vitória sobre os nossos conflitos interiores.

  

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:

(Presencial na Nova Acrópole Lago Norte, Brasília/DF)

             

           

 

 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.