Theresa Catharina de Góes Campos

     
Reynaldo Domingos Ferreira comenta:

O DESENCANTO DA NOSSA JUVENTUDE COM O PRÓPRIO PAÍS

De: Reynaldo Ferreira
Date: qui., 10 de nov. de 2022


O DESENCANTO DA NOSSA JUVENTUDE COM O PRÓPRIO PAÍS


Neste artigo, em anexo, extraído do portal Migalhas, o advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, considera alarmante o fato de uma pesquisa, recentemente realizada, indicar que 76% ( setenta e seis por cento ) dos jovens pesquisados manifestaram desejo de deixar o país, o que ele, espantado, afirma que, em sua opinião, não existe justificativa para tanto, pois, a seu ver, os problemas que o país enfrenta não dão razão a essa saída coletiva de brasileiros, dizendo ainda que " impõe, sim, a união, a crença, e o amor à pátria"...Mas que pátria? - eu indagaria ao articulista. A dos corruptos?

Concordo com um dos comentaristas do artigo, George Marum, que declara: " Querer deixar o país é uma aspiração legítima se o país do qual se quer sair não oferece perspectivas de vida digna, educação de qualidade, trabalho com remuneração justa, se a política é marcada pela corrupção como um dado cultural, se pensar livremente ou manifestar-se tornou-se perigoso e, ainda, mais se tal país de volta ao passado nos rumos que quer traçar para o futuro".

É verdade!... Concordo plenamente. Recentemente, um cientista político italiano, em um robusto estudo sobre a nossa realidade, diagnosticou, com muita propriedade, e precisão, que o estado brasileiro é estruturalmente corrupto, oferecendo como apenas um dos argumentos, em que baseou o seu trabalho, bastante divulgado na imprensa italiana, que um deputado brasileiro chega a auferir, entre vencimentos, e uma penca de benefícios indiretos, três vezes mais que um parlamentar da Itália. Isso, para não mencionar, acrescenta-se a ele, a orgia de gastos do Poder Judiciário!...

Mas um dado importante, neste sentido, que, como acredito, leva ainda mais ao desânimo, à descrença, da juventude, em relação às perspectivas futuras deste país, do qual, naturalmente, o cientista político italiano não tomou em consideração, pois foi registrado no último pleito, indica que mais de 40% ( quarenta por cento ), dos novos congressistas eleitos, tiveram problemas com a justiça, isto é, ou já foram presos, ou estão em busca da imunidade parlamentar para escaparem de uma possível condenação.

Conheço casos de jovens, que partiram para a Alemanha, Canadá e Portugal, os quais se sentem hoje tão bem realizados, que não desejam regressar ao país nem para passarem as férias. Viram eles certamente que há um mundo melhor, lá fora!... Adeus, Brasil!... O quanto antes...Grato pela leitura, Reynaldo Domingos Ferreira, advogado, jornalista e escritor.

https://www.migalhas.com.br/coluna/marizalhas/376757/jovens-querem-deixar-o-pais
 

Jornalismo com ética e solidariedade.