Theresa Catharina de Góes Campos

     
A vocação nossa de cada dia - Nova Acrópole Lago Norte 
 
De: Nova Acrópole Lago Norte
Date: seg., 5 de dez. de 2022
Subject: #28 - A vocação nossa de cada dia

 

 

“Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação.” - Aristóteles

 

Para chegar ao êxito, além da necessidade de adotar certos hábitos, a capacidade de tomar decisões é um dos fatores decisivos. Decidir é escolher; e escolher é crítico porque implica riscos.

Por outro lado, tomar decisões nos confronta com a solidão, o medo e a culpa, pois cremos que seremos julgados se algo der errado.

Errar é humano. Para além de qualquer juízo de valor, tudo isso sepulta a tomada de decisões, e elas são adiadas porque, em muitos casos, podem nos comprometer.

A questão é que decisão e escolha estão além das circunstâncias, sejam quais forem, porque ambas possuem relação direta com a evolução. A capacidade de tomar decisões se aperfeiçoa quando há experiência e os trabalhos realizados têm a ver com a vocação.

Mas, mesmo assim, o processo da tomada de decisões continua sendo complexo, já que nos confronta com a solidão. E, ainda que possamos estar rodeados de pessoas por todos os lados, no momento de fazer escolhas, perdemos algoembora possamos também ganhar alguma coisa.

E aqui a vocação tem um papel fundamental, pois desenvolve a imaginação como poder criativo, que permite canalizar a vontade de decidir, em função da necessidade de dar continuidade à nossa obra ou plano de trabalho.

O que mais facilita a tomada de decisões, embora isso não seja fácil, é o fato de que quando as ações são realizadas por vocação, ela está embutida num processo de criação das condições para conquistar o êxito, o que, em definitivo, permite achar o canal das decisões num movimento sinérgico.

E então não nos sentimos tão sozinhos e encontramos forças para viver e assumir nossos riscos. Afinal, como diz o ditado popular, “quem não arrisca não petisca”.

 

 

Apreciação Artística: Vocação do poeta. Declamação do poema de Murilo Mendes, do livro Tempo e Eternidade.

Podcast: Como reconhecer a sua vocação. Neste podcast, Uibirá Barreto nos fala sobre a importância de reconhecer nossa vocação para descobrir nosso papel no mundo.

Palestra: Vocação em tempos de crise. Em algum momento da vida todos seremos chamados para exercer nossa vocação. Podemos entender por vocação um chamado ou uma inclinação determinada por nossa alma, a qual nos trará felicidade genuína. Com o Prof. Lucas Penna.

Artigo: Percepção e vocação. “... A percepção está para a ação inteligente assim como a sensação está para a reação, o que significa que a primeira corresponde a uma esfera de intuição e a segunda a uma esfera instintiva...” Vale a pena conferir na íntegra.
Filme: Soul. Soul é um filme que dialoga com aquela essência jovem que há dentro de todo ser humano, por mais adormecida que esteja. Uma história linda sobre vocação, amor, amizade, altruísmo e jazz. Disponível no Disney+.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:  

     

     

 

 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.