Theresa Catharina de Góes Campos

     
Conhecer-se mais para equivocar-se menos - Nova Acrópole Lago Norte

De: Nova Acrópole Lago Norte
Date: seg., 16 de jan. de 2023 
 Conhecer-se mais para equivocar-se menos

 

 

“É mais proveitoso viver um dia em que se percebe o que é eterno e imortal do que viver uma centena de anos sem jamais notar o que há de eterno e imortal espalhado pelo mundo.” - Dhammapada

 

 

Para conhecer-se melhor é preciso agir no dia-a-dia com mais propósito, isso consiste, em primeiríssimo lugar, em entender o que a natureza espera da vida e depois começar a rever as posições que te levam na contramão disso.

Porque uma vez que você tem como propósito ser um ser humano legítimo, vai começar a perceber um monte de pedras no seu sapato. Então pense no próximo degrau: o que eu preciso para crescer?

Propósito te ensina a morrer e a renascer um pouco todos os dias. Sem essa consciência sobre si, você vai ficar correndo atrás do pacote da vida que a cultura propõe e uniformizando seu pensamento e seu sentimento. Seria muito bom para isso ter Platão no Twitter: “Bom dia, você já saiu da caverna hoje?”

A nossa esperança depositada em um propósito é o que faz com que a caminhada seja válida e que nos traga preenchimento e felicidade.

Sem nenhum tipo de direção nós somos jogados para lá e para cá pelas marés. Um propósito nos ajuda a dizer: “Ok, o momento está difícil, mas a vida tem valor, vale a pena insistir, vale a pena ser resiliente”.

Você só valoriza o dia de hoje se lembra onde quer chegar com ele, qual o sentido de vivê-lo. Então o propósito é um referencial de direção para viver o presente. E o propósito está ali, é o ideal humano, e de vez em quando eu olho para ele para não me perder.

Nossa natureza humana anseia por vir ao mundo, e realizá-la nos traz grande felicidade. A felicidade vem de darmos passos reais em relação a ela, e ter propósito te permite isso. O cultivo de valores humanos também traz qualidade de vida, porque vai te deixando em maior harmonia com o mundo ao redor. Traz a paz de saber que você está deixando rastros de humanidade por onde passa.

  

Adaptado de entrevista da Profa. Lúcia Helena Galvão para a Revista Gama.

 

 

  

Filme: A extraordinária garota chamada Estrela. 2020. Stargirl atrai a atenção de todos a seu redor com seu olhar único sobre as pessoas e o Universo; com pequenas atitudes ela demonstra a seus novos colegas a maior descoberta que os jovens podem fazer, a de ousarem conhecer a si mesmos e serem felizes e verdadeiros na sua essência. Disponível no Disney+

Palestra: O maior desafio do mundo: conhecer-se. Mariana, voluntária da Nova Acrópole de Portugal, fala do grande desafio de conhecer a si mesmo. Palestra proferida em 2018 na Biblioteca Municipal de São Lázaro.

Livro: Dhammapada. Este é o grande livro sagrado da tradição budista, onde estão reunidos seus mais belos, profundos e poéticos pensamentos, percorrendo temas essenciais, como a mente, a vigilância, a felicidade e o afeto, que relembram ao caminhante a efemeridade da vida e a importância de se manter alinhado ao seu propósito.

Twitter: Nova Acrópole BrasíliaEstamos também no twitter com muito conteúdo filosófico para nossos seguidores, venha conhecer!  

Aula gratuita: Conhecer-se mais para equivocar-se menos. Na próxima quarta-feira, 18 de janeiro, o Professor José Henrique irá ministrar uma aula presencial gratuita, que faz parte do ciclo de palestras que antecedem a abertura da nova turma do Curso de Filosofia da Nova Acrópole – Lago Norte. Não perca, as vagas são limitadas!

 

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:  

     

       

 

   

   

 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.