Theresa Catharina de Góes Campos

     
Um ritual matinal - Nova Acrópole Lago Norte 
 

De: Nova Acrópole Lago Norte
Date: seg., 30 de jan. de 2023 
Subject: #36 - Um ritual matinal

 

 

"Observa o teu interior. A fonte do bem está em teu interior, fonte capaz de jorrar sempre, desde que tu caves sempre." – Marco Aurélio

 

 

Pergunta a ti mesmo o seguinte, antes de mais nada, todas as manhãs:

  • O que me falta para estar livre da paixão?
  • E quanto à tranquilidade?
  • O que sou? Um mero corpo, um proprietário, ou uma reputação? Nenhuma dessas coisas.
  • O quê, então? Um ser racional.
  • O que é exigido de mim? Que medites sobre tuas ações.
  • Como me desviei da serenidade?
  • O que fiz de hostil, antissocial ou desatencioso?
  • O que deixei de fazer em todos esses casos?

 

Epícteto, Discursos, 4.6.34-35.

 

Muitas pessoas têm seu ritual matinal. Para algumas, é meditar. Para outras, é se exercitar. Para muitas, é escrever um diário: apenas algumas linhas em que elas registram seus pensamentos, medos, esperanças.

Nesses casos, o que interessa não é tanto a atividade em si, mas o ritual da reflexão. A ideia é dedicar um tempo para olhar dentro de si e examinar-se.

Tirar esse tempo é o que os estoicos defendiam mais do que qualquer outra coisa. Não sabemos se Marco Aurélio escrevia suas Meditações de manhã ou à noite, mas sabemos que ele arranjava seus momentos de tranquilidade solitária – e que ele escrevia para si mesmo, não para alguém.

Se você está procurando um lugar para começar o próprio ritual, não pode fazer melhor que o exemplo de Marco Aurélio e a lista de perguntas de Epícteto.

Todos os dias, a partir de hoje, faça essas perguntas difíceis a si mesmo. Deixe a filosofia e o trabalho árduo guiarem-no para respostas melhores, uma manhã de cada vez, ao longo de uma vida.

 

       

Do livro Diário Estoico, de Ryan Holiday e Stephen Hanselman.

 

 

 

 

 

 

Livro: Manual de Epicteto. Epicteto, um dos principais representantes do estoicismo, deixou em seu legado ensinamentos éticos com preceitos práticos para questões atemporais sobre a arte de viver melhor. Este sucinto e primoroso Manual filosófico reúne 53 aforismos de teor ético que expressam a conduta e o comportamento do ser humano em sociedade.

Artigo: Por que não sabemos expressar o que sentimos e pensamos? Delia Steinberg Guzmán. “... Contudo, sabemos pouco ou nada do que ocorre na alma dos nossos amigos e familiares, não estamos muito seguros do que sentimos e pensamos e, o que é pior, custa-nos muito comunicar de verdade uns com os outros..." Vale a pena conferir na íntegra. 

Podcast: A moral estoica por excelência. A filosofia estoica segue válida e necessária ainda hoje, conheça um pouco mais nesse podcast filosófico.

Vídeo curtinho: O poder do hábito. Neste trecho a Professora Lúcia Helena Galvão comenta fragmentos dos ensinamentos do filósofo estoico romano Epicteto, enunciados no livro "A arte de viver".  

Série: Pérolas de Epicteto. Nesta sequência de 84 vídeos curtinhos, a Profa. Lúcia Helena Galvão comenta os preciosos ensinamentos de Epicteto.

 

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:  

     

     

 

   

 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.