Theresa Catharina de Góes Campos

     

Quem são os 26 santos japoneses da Igreja Católica

https://www.culturajaponesa.com.br/index.php/quem-sao-os-26-santos-japoneses-da-igreja-catolica/

"Poucos sabem que a Igreja Católica tem 26 santos japoneses. E pouquíssimos sabem quem foram eles. Para resgatar uma parte da história e homenagear essas pessoas, todas elas mártires, ou seja, eles perderam a vida por não desistirem da sua fé, levantamos essas informações especialmente para este site.

A história resumida

O missionário espanhol Francisco Xavier chegou ao Japão em 15 de agosto de 1549 e começou a difundir o cristianismo no país. O xógum Toyotomi Hideyoshi, general de guerra e quem mandava no país de fato, sabendo que Filipinas havia se tornado propriedade da Espanha depois que sua população foi catequizada, resolveu proibir, primeiro, a vinda de novos missionários, e depois, a prática do cristianismo no Japão. Logo depois, mandou perseguir aqueles que continuavam praticando a religião contra a sua ordem. E, em 5 de fevereiro de 1597, os 26 religiosos foram executados em Nagasaki, após serem capturados em Kyoto, caminharem a pé até Nagasaki e ficarem crucificados. A população de Nagasaki, de 4 mil pessoas à época, assistiu comovida a execução e o missionário português Luiz Froes escreveu e transmitiu o fato que se propagou pelo mundo. Conheça agora os mártires, e observe que 20 eram japoneses e 6 não: (...)"
-------------------

Ler também:

São Paulo Miki e Companheiros - Instituto Hesed

https://institutohesed.org.br/sao-paulo-miki-e-companheiros/
-----------

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santo-paulo-miki-e-companheiros-martires/309/102/

São Paulo Míki e companheiros mártires, padroeiros do Japão
https://santo.cancaonova.com/santo/sao-paulo-miki-e-companheiros-martires/

(...)
"Museu em Nagasaki e Catedral


Atualmente, existe um museu dedicado aos mártires na cidade de Nagasaki. Juntamente com uma escultura, em bronze, está também o livro de Luís Fróis sobre o relato do martírio dos 26 cristãos, em 5 de fevereiro de 1597. Além desse acontecimento, o museu também traz as cartas de São Francisco Xavier e outros artefatos históricos. Há na região a catedral de Õura, dedicada aos mártires e patrimônio do Tesouro Nacional do Japão, uma das igrejas mais antigas do país.(...)"

Pesquisa, edição de matéria:
Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília - DF, em 5 de fevereiro de 2023
Dia de São Paulo Miki e seus companheiros mártires,
Padroeiros do Japão, juntamente com São Francisco Xavier

 

Jornalismo com ética e solidariedade.