Theresa Catharina de Góes Campos

  (Memórias de uma Gueixa) Um filme fantasioso - Reynaldo Domingos Ferreira

UM FILME FANTASIOSO

Tudo é fantasioso em "Memórias de uma gueixa", de Rob Marshall, baseado no best-seller de Arthur Golden, tanto assim que o espectador pode vê-lo como se fora uma história de fadas, ambientada no Japão, nos anos que antecedem e nos que vêm depois da II Guerra Mundial, em que não faz falta a personagem ingênua, que sonha com um príncipe encantado, mas tem uma rival muito má, a qual não consegue, contudo, fazê-la afastar-se do seu destino, pois ela é sempre protegida por uma fada-madrinha, que a ajuda a chegar ao final esperado do "foram felizes para sempre", segundo a receita de todo melodrama, que tanto agrada à platéia do mundo inteiro.

E foi esse mesmo o propósito que norteou tanto o produtor, Steven Spielberg – investidor de muito dinheiro na produção - como o diretor Rob Marshall, também coreógrafo, bem sucedido com o musical, "Chicago", ganhador de várias estatuetas do Oscar, o qual, na conclusão das filmagens, disse à imprensa que quis criar, "uma impressão ficcional de um mundo ao invés de uma visão documental", o que, a seu ver, lhe teria dado licença para quebrar regras.

Mas parece que não foi bem assim o que aconteceu. Marshall, na realidade, não quebrou tantas regras quanto esperava, nem quanto devia. Aliás, isso é muito difícil numa superprodução desse tipo. E o que se tem, como resultado, é uma narrativa cheia de clichês, sem ritmo, arrastada, de quase três horas, que resvala sempre para o dramalhão, este enfatizado pelo tom meloso da música de John Williams. Apesar disso, tem boa direção de arte e o tratamento fotográfico, de Dion Beebe, é também de boa qualidade.

Desde o lançamento, em 1997, o livro de Golden vem causando polêmica no Japão por tratar de maneira pouco ortodoxa o mundo ancestral das gueixas, que tem seu berço histórico no bairro de Gion, em Kyoto, antiga capital japonesa, reverenciada, por sinal, num livro magnífico, que tem o nome da cidade, por um de seus mais ilustres filhos, o romancista Yasunari Kawabata, Prêmio Nobel de Literatura de 1968.

A propósito, tem-se impressão, ao início de "Memórias de uma Gueixa", que se vai seguir história mais ou menos semelhante à do livro de Kawabata, cuja narrativa, de tonalidade lírica, é centrada na vida de duas irmãs, Chieko e Masako, separadas na infância, que se criaram em bairros diferentes da cidade de Kyoto, as quais acabam se reencontrando, por acaso, na fase da juventude.

Essa impressão, porém, logo se desfaz porque embora o filme narre a história de duas irmãs, elas em tudo são diferentes das personagens de Kawabata. Vendidas pelos pais, pescadores, para irem trabalhar como empregadas numa casa de gueixas, uma delas, a mais velha, por não haver sido aceita no emprego, logo desaparece de cena, não se sabendo mais de seu paradeiro. A história se fixa, portanto, na irmã mais nova, Sayuri, (Zhang Zi Yi), que se torna maiko (aprendiz de gueixa), tendo como mentora, ou verdadeira fada-madrinha, Memeha (Michelle Yeoh), a qual a orienta nos segredos de sua arte. Esses segredos são absorvidos através de jornadas intensas em que lhe são dadas lições de dança, música, cerimônia de chá e teatro tradicional japonês.

Na casa das gueixas, existe, entretanto, uma vilã, Hatsumano (Gong Li) que, insatisfeita com a profissão porque não pode dedicar-se ao seu homem, Koichi ( Karl Yune), instila ódio principalmente contra a pobre, ingênua e indefesa Sayuri. Esta, um dia, na rua, conhece um alto executivo, que se encanta com a luminosidade de seus olhos e a presenteia com sorvete (ou chocolate), que uma de suas acompanhantes, nomeando-o de Presidente (Ken Watanabe), lhe entrega. A figura desse Presidente jamais sai da memória de Sayuri, que espera reencontrá-lo, um dia, como se fora nova Cinderela à procura de seu príncipe encantado.

A questão polêmica do livro – que fez dele um best-seller mundial – está centrada no fato de Sayuri ser preparada por Memeha para o momento em que deverá vender a bom preço, isto é, pelo melhor lance, sua virgindade (mizuage), que lhe garantirá ad aeternum uma vida tranqüila, sem problemas financeiros. A maneira com que Arthur Golden tratou a questão, porém, provocou polêmica no Japão, onde Mineko Iawasaki, a gueixa que inspirou o escritor, está processando-o por haver, segundo diz, violado sua privacidade e também por haver estabelecido o lance mais alto, tratando assim o assunto de forma, a seu ver, extremamente fantasiosa.

O filme também, como o livro, provocou polêmica no Japão pelo fato de ser o elenco constituído quase todo de atores chineses, principalmente o naipe feminino, integrado por atrizes de projeção internacional, como Gong Li, ex-mulher de Zhang Yimou, sua atriz fetiche, como dizem os franceses, desde o primeiro filme, "Sorgo Vermelho", de 1987. Também Zhang Zi Yi foi intérprete do melhor cineasta dos nossos tempos, em "O Clã das Adagas Voadoras" e "Herói", além de ser uma das duas duelistas de "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, ao lado novamente de Michelle Yeoh, que interpreta, neste filme, o papel de Memeha. Todas contribuem com suas interpretações, de alto nível, para que "Memórias de uma gueixa" não seja um filme totalmente descartável. Mas é estranho, apesar disso, que tenha recebido seis nominações ao Oscar. Para ele, é coisa demais. É ver para conferir.

REYNALDO DOMINGOS FERREIRA

NOTAS DA EDITORA

ref. " Memórias de uma Gueixa "
Data: Thu, 2 Mar 2006 19:22:44 -0300
Assunto: Notas da Editora ref. Memórias de uma gueixa
De: "Theresa Catharina de Góes Campos"
Data: Sat, 25 Feb 2006 19:48:55 -0300
Para: "REYNALDO FERREIRA"
Re: Um filme fantasioso


Amigo Reynaldo:

Mais uma vez, é com prazer que recebi o seu ótimo artigo, embora eu pense diferente quanto ao filme, que considerei realista.

Você, porém, estaria confirmando o que está escrito no site da Fundação Japão, onde "Memórias de uma Gueixa" seria "uma fábula". (sic) (Ver a seguir o que eu lhe envio neste e-mail). Portanto, essa seria a proposta dos produtores e do diretor.

Para mim, foi doloroso assistir ao filme - não enxerguei fábula, nem fantasia, nem fadas, e sim, uma sociedade machista, um mundo de crueldades...e, quando alguém tratou com bondade a gueixa tão sofrida, esse gesto de sensível humanidade a encantou. (Aliás, essa é a explicação verbal que a protagonista manifesta explicitamente, sem nenhuma dúvida sobre os seus sentimentos , quase no final.)

Não achei o final feliz - sim, ela encontrou, como gueixa, o seu protetor, o homem que o seu coração escolhera, mas nas últimas palavras do filme, ela confirma , com realismo, e com tristeza, que, como gueixa, seria sempre a metade de uma esposa (como se ela mesma se sentisse uma mulher pela metade , uma pessoa pela metade, um ser que não seria uno, nem mesmo considerado individualmente - foi a minha percepção).

Quanto à fotografia, a trilha sonora, a direção de arte e os figurinos têm qualidades inegáveis.

Sobre o diretor Rob Marshall, para ser sincera, digo a você que eu simplesmente detestei "Chicago", musical elogiado por tantos, premiado, etc. Não gostei da história, nem de seus personagens, por seu cinismo e amoralidade. Deu-me tristeza, "conviver" com aqueles tipos. A única exceção foi o personagem do Richard Gere, o advogado que, sob a aparência de cínico e amoral, tinha um senso profundo do que seria, de fato, na sociedade/comunidade, a administração correta da justiça.

Quanto a "Memórias de uma Gueixa", além de todas aquelas minhas observações já transmitidas para você, lembro-me ainda da beleza dos créditos finais, assim como da trilha sonora, executada com primor até o final, inclusive, das últimas imagens da produtora e da distribuidora do filme.

Você apreciou esse final, ou estava tão aborrecido com a "fantasia" do filme que saiu antes da sala ou apenas deixou de prestar atenção a isso, porque o filme lhe desgostou?

Eu avisei sobre esses momentos especiais dos créditos finais a algumas pessoas, aqui em São Paulo, e depois, vieram me agradecer, porque decidiram permanecer na sala e se sentiram gratificadas.

Entrevistei com bastante calma algumas espectadoras do filme, com ascendência japonesa, e todas me confirmaram ter considerado a história

"bem realista".

Abraços cordiais de

Theresa Catharina


MEMÓRIAS  DE  UMA  GUEIXA

www.memoriasdeumagueixa.com.br

De: PR Newswire Brasil
Para: THERESA CATHARINA DE GÓES CAMPOS
Assunto: Destaques da estréia do filme 'Memórias de uma Gueixa'
Destaques da estréia do filme 'Memoirs of a Geisha'
05 de dezembro de 2005 13:30 HORALOCAL


Destaques da estréia do filme 'Memoirs of a Geisha'

Baseado no romance de Arthur Golden, 'Memórias de uma Gueixa' é um épico romântico com cenário em um mundo exótico e misterioso. Nos anos anteriores à Segunda Guerra Mundial, uma menina japonesa pobre é separada de sua família para trabalhar como empregada na casa de uma gueixa. A menina se transforma na legendária gueixa Sayuri (Ziyi Zhang). Sayuri cativa os homens mais poderosos de sua época, porém é obcecada por seu amor secreto pelo único homem fora de seu alcance (Ken Watanabe).

Com direção de Rob Marshall ("Chicago"), produção de Steven Spielberg, o elenco internacional inclui Michelle Yeoh ("O Tigre e o Dragão"), Koji Yakusho ("Dança Comigo"), Youki Kudoh ("Neve sobre os Cedros") e Gong Li ("Esposas e Concubinas").

SOBRE O FILME -- Ziyi Zhang, Ken Watanabe, Michelle Yeoh, Koji Yakusho, Youki Kudoh, Kaori Momoi, Tsai Chin, Cary Tagawa, Mako, Zoe Weizenbaum, Rob Marshall (Diretor), Steven Spielberg (Produtor).

"Memórias de uma Gueixa" estréia nos Estados Unidos em 9 de dezembro de 2005


Mais informações ou para solicitar uma cópia impressa:
Elana Gichon @ Dogmatic, 310.450.3884, elana@dogmatic.com

FONTE Columbia Pictures
05/12/2005
PRNewswire -- 5 de dezembro

BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS: USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ
PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: ENTRETENIMENTO
PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: COLUMBIA PICTURES

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

 

Jornalismo com ética e solidariedade.