Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
A linguagem da Natureza - Nova Acrópole Distrito Federal

De: Nova Acrópole Distrito Federal
Date: seg., 7 de ago. de 2023
Subject: #63 - A linguagem da Natureza

 

“Tudo na Natureza vibra e canta. Nada está quieto. Tudo se dirige para alguma parte, tudo cumpre com seu próprio destino.”   – Delia Steinberg Guzmán

  

A natureza é uma das mais completas e lindas formas de manifestação da linguagem universal. Nela estão presentes sonhos plasmados, ideais concretizados... Formas, cores, tamanhos, cheiros, sons, luzes, em um pulsante cenário de vidas.

Nela habitam todos os reinos, cada qual com sua experiência. Somos uma grande família nos expressando, formando o mundo.

Desde o mineral, o vegetal, o animal, o humano, o heroico e o mundo dos deuses, todos portadores de uma linguagem própria, vibram interagindo entre si, seguindo uma Ordem, harmonizada pela inteligência universal.

Existe um universo se comunicando com uma mesma finalidade. Parece existir uma força infinita se impondo com ímpeto entre a orquestra das palavras e expressões.

Mas que força seria essa? É a força da Vontade, a palavra final que impera por excelência e cumpre a função de movimentar a natureza tornando-a ativa e falante.

É pelos sons da voz da Vontade que o Sol aquece e dá vida, fazendo com que os astros girem a seu redor, encantados e embriagados por sua grandeza.

No micro, o exemplo é seguido pelas moléculas do corpo que se aglutinam para manter a forma. Nos minerais, vegetais, e em todos os reinos, vemos também exemplos desta prodigiosa palavra Vontade.

 

Nova Acrópole

 

 

Vídeo-Palestra: Aprender sobre a vida com a Natureza. A professora Aline Freitas se inspirou nos chamados "Filósofos da Natureza", os pré-socráticos, para nos mostrar como aprender a viver observando, com atenção, a Natureza.

Artigo: A Felicidade e a maravilhosa ordem do Universo e da Natureza. “...O Universo busca a perfeição, e tudo na natureza está em constante processo de aperfeiçoamento. De formas primitivas e rudes, vemos criaturas e sistemas evoluindo para estruturas cada vez mais complexas, organizadas e belas...” Texto do Prof. Jean Cesar Antunes Lima. Vale a pena conferir na íntegra.

Filme: O menino que descobriu o vento. 2019. Retrata como os moradores do Malawi, país situado no sudeste da África, enfrentam a seca e a fome, focando na história de William Kamkwamba, um garoto inteligente e autodidata que não se deixa abater e demonstra uma imensa força de vontade para melhorar a realidade de sua comunidade. Baseado numa história real. Disponível na Netflix.

Podcast: A sabedoria da Natureza. Atualmente se observa a Natureza como um “recurso”, um elemento de uso, e pouco se considera o que podemos aprender profundamente com ela. Neste episódio, resgata-se um pouco mais dos elementos práticos para nossa vida, na qual a Natureza nos ensina exemplos de generosidade, persistência, e até mesmo sobre o entendimento do nosso próprio destino. Participantes: Mariana Vaz e Danilo Gomes.

Apreciação artística #1: Obras de estúdio de Vinícius Silva. Vinícius é um exímio pintor paisagista brasileiro. Natural de São Paulo, tem como maior fonte de inspiração para os seus trabalhos, a exuberante natureza de Minas Gerais. Por pintar a maior parte do tempo ao ar livre, Alla Prima, Vinícius desenvolveu sua sensibilidade aos tons e cores naturais, o que transparece em suas pinturas que, muitas vezes, parecem passar as sensações exatas da cena que via. Suas obras e estudos estão disponíveis em seu site, vale a pena conferir!

Apreciação artística #2: Carnaval dos Animais.  Camille Saint-Saëns. Essa obra é uma grande fantasia zoológica que possui 14 movimentos, incluindo “O Cisne”, um dos mais famosos, e cada movimento retrata um animal diferente, com a música imitando seus sons e movimentos. A obra é divertida e lúdica, com melodias cativantes e ritmos animados e, por isso, recomendamos que, como uma brincadeira, tente escutar cada movimento e adivinhar a qual animal se refere.

  

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:  

     

   

   

 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.