Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
Camila Farani: Tecnologia e pessoas - o segredo do sucesso

De: Camila Farani via LinkedIn
Date: qui., 21 de set. de 2023
Subject: O futuro dos negócios B2B: como a Ramper está reescrevendo o jogo!
To: Theresa Catharina de GÓES CAMPOS
LinkedIn
Theresa Catharina de GÓES CAMPOS

NEWSLETTER NO LINKEDIN

Camila Farani no LinkedIn
Camila Farani no LinkedIn
Conhecimento só se torna transformador, quando posto em prática!
Imagem do autor
Camila Farani
Eleita pela Bloomberg uma das pessoas mais influentes da América Latina | Shark Tank Brasil por 6 temporadas | investidora | empreendedora | LinkedIn Top Voice
Veja o que outras pessoas estão dizendo sobre este tópico: Abrir no LinkedIn
Imagem de capa da newsletter

O futuro dos negócios B2B: como a Ramper está reescrevendo o jogo!

Você já me conhece, sabe o quanto valorizo investimentos que realmente fazem a diferença, certo? Hoje, quero abrir o jogo sobre a Ramper: essa startup não é apenas mais uma no mercado. Ela é uma revolucionária, redefinindo como empresas B2B prospectam, engajam e convertem.

Estou falando de uma empresa que visa alavancar os negócios de outras empresas, gerando e engajando leads, convertendo-os em vendas e impulsionando a receita por uma plataforma que integra prospecção (outbound), marketing (inbound) e vendas B2B (CRM). 

Já parou para pensar em como a tecnologia está afetando a maneira como fazemos negócios hoje? Se você é um empreendedor, digital ou não, este assunto foi feito para você. 

Acontece que o mercado está em constante movimento e o jogo da prospecção está sempre mudando. Paralelo a este cenário, a tecnologia está mudando a maneira como fazemos negócios. Veja como:

  • Mercado brasileiro de prospecção

Já percebeu que o mercado de prospecção no Brasil é basicamente dividido em dois grandes grupos? Tem as empresas de tecnologia que já alcançaram certo nível de maturidade e as empresas tradicionais, que ainda utilizam métodos convencionais. 

Enquanto o primeiro grupo utiliza de novas estratégias para se destacar em um mercado saturado, o segundo grupo enfrenta o desafio da digitalização, seja você uma loja física, industrial ou prestadora de serviços. E o mais interessante é que a Ramper atende a ambas. Eles não brincam em serviço: captaram R$9 milhões em investimentos e estão, literalmente, movendo a agulha no B2B nacional.

  • Tecnologia Como Aliada, Não Substituta

Para o futuro, não consigo enxergar algo que fuja da tecnologia, levando em conta que hoje ela está presente em tudo, desde os menores negócios até as maiores e grandes indústrias. Claro que não estou falando em substituir o toque humano nas vendas — o que certamente é inviável e nada inteligente — mas sim de utilizar ferramentas que automatizam e otimizem as atividades repetitivas e analíticas.

  • O Novo Consumidor B2B

Esse novo jogador da partida não quer apenas um vendedor; ele quer um parceiro de negócios. Ele procura por marcas que ofereçam mais do que um produto: soluções customizadas que resolvam dores específicas.

O consumidor atual é muito mais exigente. Ele sabe o que quer e como quer. Por isso,  empresas que se focam apenas na publicidade e venda direta estão ficando para trás. 

Hoje, o cliente busca por marcas que entendam seu problema e ofereçam soluções claras, simples e personalizadas, que consigam, de fato, atender às suas necessidades.

A Ramper, por exemplo, não apenas automatiza um trabalho manual que ninguém gosta de fazer (como atendimento via telefone, por exemplo), mas também se dedica a criar uma nova cultura na área de vendas B2B. A intenção é abranger toda a jornada de marketing e vendas, incorporando: 

  1. Automação;

  2. Inteligência; 

  3. Dados em cada etapa.

O Desafio de Hoje e a Visão para Amanhã

Com tantas soluções "mágicas" no mercado, é fácil ser enganado. Mas a Ramper está aqui para ser um farol neste oceano, guiando empresas para decisões inteligentes em marketing e vendas.

Educar o mercado é um desafio, já que com tantas ofertas e “soluções rápidas”, é fácil cair em armadilhas, especialmente quando se trata de um problema complexo, como a geração de leads de qualidade, por exemplo. 

Por isso ter o compromisso (com uma visão de longo prazo) de ser um player central no ecossistema B2B, como a Ramper tem, mostra um diferencial competitivo de mercado e torna a empresa muito mais do que mais uma dentre as milhares de empresas de tecnologia. Se trata de uma organização visionária que está ajudando a moldar o futuro da prospecção e vendas B2B, Marketing e CRM no Brasil. 

Inovação e Otimização

A ideia de uma empresa poder facilitar em até 60% a vida do empreendedor ao realizar trabalhos de captação e prospecção de leads fez meus olhos brilharem, porque sei o quanto é complicado no início da jornada empreendedora ter que dar conta de toda a parte de gestão financeira, compras, administração, divulgação e ainda ter tempo para buscar novos clientes todos os dias.

Esta é a realidade de 95% dos empreendedores no início, e saber que uma solução para otimizar tempo, aumentar a produtividade, trazer novos clientes e ainda facilitar o processo de negociação estava diante de mim, certamente me moveu a investir. 

Para te situar melhor nesta conversa, vamos considerar que você seja uma empresa de tecnologia voltada para o setor de educação. Digamos que você tenha uma equipe dedicada à prospecção, separando horas para cold calls (uma tentativa de convencer clientes em potencial a comprar o produto ou serviço do vendedor) e pesquisas intermináveis… Bem ultrapassado, né?!

Agora, imagine otimizar esse tempo, utilizando algoritmos inteligentes para identificar os leads mais promissores. Assim, a sua equipe pode focar no que realmente importa: desenvolver relacionamentos autênticos com clientes em potencial e vender. Ou seja, você não precisa ter uma equipe gigantesca para captar leads, fazer prospecção, criar relacionamento e só depois vender. 

O segredo do Sucesso? Pessoas.

Em 2021, duas empresas foram adquiridas com o intuito de tornar a Ramper ainda mais completa, a LAHAR, uma empresa que trabalha recursos necessários para performar estratégias de inbound marketing, como landing pages e automações de e-mail, por exemplo, e a Linkseller, organização especializada em CRM, que atua criando automações e envia leads diretamente para o funil de vendas do cliente através de um dashboard inteligente, o que facilita as negociações e otimiza o tempo do empreendedor. 

Assim, a Ramper se tornou a primeira plataforma completa de marketing, prospecção e vendas B2B e por isso, é capaz de colocar as pessoas, times e tecnologias na mesma página. 

O resultado? O sucesso que a empresa tem hoje: empresas como "ABC Tech" e "XYZ Solutions" já tiveram sucesso com a plataforma da Ramper, vendendo um aumento de 30% na qualidade dos leads e uma redução de 20% no tempo gasto na prospecção. Esses são apenas alguns dos muitos cases de sucesso, mas que servem para ilustrar o impacto significativo que a empresa pode gerar nos negócios.

É importante lembrar que a tecnologia por si só não é uma resposta, afinal, pessoas sempre farão toda a parte de gestão emocional e racional de um negócio melhor do que máquinas. 

Por isso é necessário ter uma equipe comprometida, treinada e equipada com as ferramentas certas para implementar uma estratégia de vendas eficaz e com isso, fazer a empresa avançar cada vez mais.

Ricardo Corrêa é fundador e CEO na Ramper, plataforma de prospecção digital que ajuda milhares de empresas B2B a gerar mais leads e vender melhor, e uma das startups de mais rápido crescimento no Brasil.

 

 

Conhece alguém que possa se interessar por esta newsletter? Compartilhe-a!
Compartilhe esta série no LinkedIn Compartilhe esta série no Facebook Compartilhe esta série no Twitter
Este e-mail foi enviado a Theresa Catharina de GÓES CAMPOS (Jornalista freelancer, escritora e poetisa desde a infância.Edito, produzo, escrevo conteúdo para meus 3 sites jornalíst)
Saiba por que incluímos isso.
Você está recebendo e-mails de notificação do LinkedIn. Outras pessoas podem ver que você é assinante.
 
LinkedIn
© 2023 LinkedIn Ireland Unlimited Company, Wilton Plaza, Wilton Place, Dublin 2 - Irlanda. LinkedIn é um nome comercial registrado da LinkedIn Ireland Unlimited Company. LinkedIn e o logo do LinkedIn são marcas registradas do LinkedIn.

 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.