Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
Como funciona a portabilidade de investimentos
 
 

Conheça o passo a passo

  • Passo 1.png

    1° Passo

    Na Área do Investidor, acesse a opção “Portabilidade”.

  • Passo 2.png

    2° Passo

    Uma lista de todas as instituições financeiras e corretoras nas quais você tem conta aberta surgirá na tela. Para iniciar o processo de solicitação, selecione uma instituição.

  • Passo 3.png

    3° Passo

    Complete as etapas de seleção das instituições de origem e destino, de seleção de produtos e aceite o termo.

  • Passo 4.png

    4° Passo

    Agora basta acessar a área logada da instituição financeira de onde a retirada de ativos foi requisitada para realizar uma confirmação de duplo fator do seu pedido.

  • Passo 5.png

    5° Passo

    Agora você pode acompanhar o status do seu processo em “Minhas solicitações” na Área do Investidor. O tempo máximo para a conclusão da portabilidade é de 2 dias úteis.


 

 

 

" (...) O que é portabilidade de investimentos?

Quando você investe em produtos financeiros (seja renda fixa, renda variável ou fundos de investimento), suas aplicações e ativos ficam custodiados em uma instituição escolhida. Ela é quem faz a guarda dos títulos e dos valores do investidor, administrando as contas que foram abertas.

Assim, a portabilidade de posição (ou transferência de custódia) significa enviar seus investimentos para outra instituição financeira. Ou seja, você pode transferir a sua carteira de investimentos de determinada instituição para outra, sendo ela bancos ou corretoras.

O diferencial é não ser necessário resgatar os valores e, com isso, não há incidência de imposto de renda na operação. O procedimento é realizado entre as instituições e, no final, você terá acesso aos seus investimentos por meio da nova plataforma responsável." (...)

 

Jornalismo com ética e solidariedade.