Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 

Carolina Martins: A etapa que mais reprova os candidatos no processo seletivo

De: Carolina Martins via LinkedIn
Date: seg., 6 de nov. de 2023
Subject: A etapa que mais reprova os candidatos no processo seletivo.

 
LinkedIn
Theresa Catharina de GÓES CAMPOS

NEWSLETTER NO LINKEDIN

Seu novo (e melhor) emprego!
Seu novo (e melhor) emprego!
Se você deseja trocar de emprego, crescer na carreira e aumentar seu salário, você chegou ao lugar certo.
Imagem do autor
Carolina Martins
Especialista em RH mais seguida do LinkedIn | TEDx Speaker | LinkedIn para Executivos
Veja o que outras pessoas estão dizendo sobre este tópico: Abrir no LinkedIn
Imagem de capa da newsletter

A etapa que mais reprova os candidatos no processo seletivo.

Cada etapa do processo seletivo é um 'mata-mata' e isso quer dizer, obviamente, que se o seu currículo não for aprovado na triagem, você não será entrevistado pelo recrutador e/ou pelo gestor.

Não existe um modelo único de processo seletivo e cada recrutador conduz as suas vagas da maneira que acha mais assertiva, ou seja, em alguns processos você pode participar de dinâmica de grupo, por exemplo, e em outros não.

De todas as etapas, a triagem de perfil é a que mais reprova os candidatos.

Na triagem, o recrutador avalia um volume relativamente alto de perfis e de acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, o tempo médio de triagem varia entre 6 a 30 segundos. É isso mesmo que você leu: de 6 a 30 segundos!

Sabendo que a triagem acontece em uma fração de segundos e que essa é a etapa que mais reprova os candidatos, sua missão é se destacar da maioria para ter a chance de participar das testagens e entrevistas.

Mas, a pergunta que não quer calar é: o que o recrutador avalia na triagem do perfil?

Independente da triagem ser feita através do currículo, do LinkedIn ou do cadastro nos sites de vagas, o recrutador está buscando compatibilidade do candidato com o perfil da vaga e para que você seja considerado compatível, você precisa ser estratégico.

A melhor forma de se destacar na triagem, que muitas vezes é realizada via Inteligência Artificial, é usar boas palavras-chave e descrever suas experiências, competências e resultados de forma estratégica.

O uso das palavras-chave em todos os campos do seu perfil, do seu currículo e/ou do seu cadastro nos sites de vagas vai garantir que o recrutador te encontre através dos filtros de buscas enquanto que a descrição das suas experiências, competências e resultados garantirá que o recrutador lhe avalie como compatível.

Inserir boas palavras-chave e desenvolver descrições estratégicas é um processo simples, mas não simplório. Quanto mais estratégico você for, mais chances você tem.

Hoje, às 20h, vai começar mais uma edição do meu curso gratuito que é focado em te ensinar como preencher, configurar e movimentar seu perfil para que você seja encontrado pelos recrutadores e aprovado nos processos seletivos.

Serão 5 aulas, ao vivo e sem replay, de segunda a sexta-feira sempre às 20h.

Para acompanhar o conteúdo é só clicar aqui e fazer a sua inscrição.

 

 

Conhece alguém que possa se interessar por esta newsletter? Compartilhe-a!
Compartilhe esta série no LinkedIn Compartilhe esta série no Facebook Compartilhe esta série no Twitter
LinkedIn
© 2023 LinkedIn Ireland Unlimited Company, Wilton Plaza, Wilton Place, Dublin 2 - Irlanda. LinkedIn é um nome comercial registrado da LinkedIn Ireland Unlimited Company. LinkedIn e o logo do LinkedIn são marcas registradas do LinkedIn.
 

Jornalismo com ética e solidariedade.