Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
OAB reage: "Supressão do direito"

Moraes nega sustentação oral, e OAB reage: "Supressão do direito

https://www.metropoles.com/colunas/grande-angular/moraes-nega-sustentacao-oral-e-oab-reage-supressao-do-direito

Moraes nega sustentação oral, e OAB reage: “Supressão do direito”
Defensor público Esdras Carvalho pediu para fazer sustentação oral presencial. Moraes negou e disse que regimento interno do STF não permite



"(...) “A defensoria aqui presente gostaria de proferir sustentação oral neste recurso. Fiz, portanto, a inscrição, uma vez que temos possibilidade, no ambiente virtual, de encaminhar a sustentação oral nos agravos regimentais. Nós gostaríamos, da mesma forma, de fazer [a sustentação] presencialmente”, pediu Esdras.

Moraes, então, interrompeu-o e falou: “Agradeço a manifestação, doutor. A Primeira Turma tem pacificado que, nos agravos internos, não cabe sustentação oral. O regimento interno do Supremo tem força de lei. Lei específica prevalecendo sobre a normal geral”. (...)

"Depois do ocorrido, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, emitiu nota para afirmar que a
(OAB) “manifesta preocupação com a flexibilização ou supressão do direito constitucional ao contraditório e à ampla defesa pelo STF, por meio do não reconhecimento da prerrogativa da advocacia de proferir sustentações orais de forma presencial, durante as sessões, nas hipóteses previstas em lei. "(...)

 

Jornalismo com ética e solidariedade.