Theresa Catharina de Góes Campos

  LEITOR  APRECIA  COMENTÁRIO  SOBRE  O  FILME  "BLADE  RUNNER"

De: "Yan Jacobina"
Data: Tue, 28 Mar 2006 20:41:16 -0300
Assunto: BLADE RUNNER


Theresa:

Navegando pela web e pesquisando sobre "Blade Runner", li seu artigo sobre o filme e quero dizer que nunca senti tanta inveja, como senti de você por escrever tão bem e fazer tão belo comentário sobre Blade Runner.

Você foi simplesmente Fantástica, parabéns...
Você escreveu tão bem, que deu vontade de ver de novo esse filme, que para mim é realmente uma obra dos deuses.

Ouvi dizer, não sei se você está sabendo, que se planeja um "Blade Runner" 2, baseado no livro que tem uma continuação na qual o policial Deckard iria a julgamento por ter matado um ser humano que ele julgou ser um replicante... é uma boa premissa para uma continuação, mas o primeiro foi tão perfeito para mim que se pudesse proibiria uma continuação (nem que fosse o Spielberg) do Blade Runner, não acha?
Acho que, em DVD, só existe a versão do diretor, ou já saiu a versão tradicional, cult? Se tiver, compro na mesma hora, até vou pesquisar no site da locadora, pois eu tenho em VHS, quando a Warner lançou seus primeiros filmes em VHS no Brasil.
Para terminar , queria dizer que achei o máximo o trecho em que você diz: " É uma obra-prima de imagens, sons e palavras" .
Simplesmente você conseguiu resumir o que é o "Blade Runner"...
Bem, fiquei tão empolgado com seu texto que resolvi lhe escrever, mesmo não tendo o seu talento de traduzir em forma de palavras o sentimento do espetáculo que é este filme "BLADE RUNNER".
Grande abraço e que Deus lhe abençõe, dando cada vez mais inspirações
para outros textos tão lindos como esse...

Yan

AGRADECIMENTOS AO LEITOR YAN JACOBINA

De: "Theresa Catharina de Góes Campos"
Data: Thu, 30 Mar 2006 16:57:42 -0300
Para: "Yan Jacobina"
Assunto: Obrigada pelos elogios a meu texto sobre o filme "BLADE RUNNER"


Prezado leitor Yan Jacobina:

Muito obrigada por suas palavras elogiosas. Escrevi com o coração, reflexão crítica e genuíno entusiasmo pela importância do filme, quanto ao conteúdo e à forma.

Vou fazer uma pequena edição de sua mensagem e mandar colocar na próxima atualização de meus sites

www.arteculturanews.com (Arte e Cultura News)

www.noticiasculturais.com (Notícias e Textos Culturais)

www.theresacatharinacampos.com (Blog da Jornalista Theresa Catharina)

Contudo, acho que você se equivocou num ponto - em nenhum momento eu me refiro a DVD ou VHS, principalmente porque eu não assisto a filmes em vídeo, apenas no cinema.

E, como destaquei logo no início de meu artigo, meus comentários se referiram à versão do estúdio, a que foi exibida no início ( com a narrativa do Harrison Ford, os travellings finais com a visão das árvores - o único momento verde do filme, a conclusão romântica e lírica da obra, etc.).

Assisti à tal versão, sem cortes, como o diretor queria, também no cinema, quando posteriormente a pesquisa de um estudante descobriu a obra original...e não gostei. Sobre o filme original, penso que eu teria escrito com pouco entusiasmo, devido ao pessimismo onipresente.

Quanto às continuações de obras cinematográficas, entendo que cada filme é um filme - deve ser um filme diferente, independente. E que, no vídeo, não se assiste a filmes, assiste-se a vídeos, em DVD ou VHS. Cinema é cinema - exibe filmes produzidos para o cinema.

Cordialmente,

Theresa Catharina
 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.