Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
Reflexões sobre o trabalho - Nova Acrópole Lago Norte/DF

De: Nova Acrópole Lago Norte/DF
Date: seg., 4 de dez. de 2023
Subject: #80 - Reflexões sobre o trabalho

 

“... E todo conhecimento é inútil, exceto quando há trabalho; e todo trabalho é vazio, exceto quando há amor.” – Khalil Gibran

 

 

Para exercitarmos esta virtude, é preciso ter em mente que é o trabalho o que nos move. Toda nossa atividade deve ser encarada como trabalho, não como peso, mas como uma necessidade, como algo sagrado.

Todo o universo está em constante movimento. Só o ser humano tem essa falsa ideia, incrustada de longa data, de que o trabalho é uma maldição.

Trabalho é construir. Significa construir a nós mesmos e trabalhar na construção de um mundo melhor. Não devemos trabalhar apenas para ganhar dinheiro, mas para nos mantermos vivos, dignamente.

Quem não trabalha não está vivendo. Basta observarmos a natureza. Pedras, plantas, animais, tudo cumprindo sua função com perfeição. Só o ser humano, por ignorância, pensa que tem que ir trabalhar se arrastando e esperar, desesperadamente, pela aposentadoria, para então não fazer mais nada e gozar a vida!

O trabalho, quando feito com amor, gera vida, gera felicidade, satisfação e alegria. É a melhor oração.

E trabalhar em equipe é nosso maior exercício. É onde realmente iremos nos conhecer e aprender a conhecer os outros. 

Temos que esquecer um pouco de nós e abraçarmos com satisfação e alegria a atitude de ensinar. A maior riqueza é que todos somos diferentes. Quando nos unimos e somamos nossas experiências, removemos montanhas.

Procurar sempre ensinar tudo o que sabemos, ser feliz com isso. Gostar muito de ensinar e vibrar quando alguém aprende algo conosco e nos supera.

Esse é o nosso trabalho!

 Adaptado de texto da Nova Acrópole

 

  

Livro: O Profeta. Khalil Gibran. Publicado em 1923, é considerada a mais célebre obra de ficção mística da literatura moderna. Nos fala sobre aspectos essenciais da vida, como a amizade, o amor, a liberdade, o autoconhecimento, e outros. Edição especial em capa dura e prefácio da Profa. Lúcia Helena Galvão.

Filme: Walt antes de Mickey. 2015. Conta a impressionante, inspiradora e mágica história de Walt Disney. O filme se baseia na única biografia autorizada pela família Disney e retrata o período entre os anos de 1919 e 1928, onde Walt Disney passou pelos momentos mais desafiadores de sua vida e principais obstáculos da sua carreira, antes de criar sua maior obra, Mickey Mouse. Disponível no PrimeVideo.

Vídeo-palestra: Trabalho e Felicidade. Por que colocamos trabalho e felicidade em "caixinhas" separadas? Um tempo para trabalhar e outro tempo para ser feliz... A Filosofia nos ajuda a compreender que devemos ser plenos e realizados o tempo todo, de maneira integral. O professor e voluntário de Nova Acrópole de Belém, Vinicius Duarte, nos traz algumas ricas reflexões sobre o tema.

Vídeo curtinho: Trabalho visto como um castigo. Você já pensou sobre qual seria o verdadeiro valor do trabalho? Nesse vídeo de pouco menos de 2 minutos, a professora Lúcia Helena Galvão nos brinda com algumas reflexões sobre o tema.

Músicas: A escolha de Hércules. G. F. Handel e J. S. Bach. Ambas as obras retratam a história de Hércules, que deve escolher entre os caminhos do prazer e da virtude. Essas opções são personificadas por duas mulheres que apresentam seus argumentos a Hércules. O coro canta que “a virtude te conduzirá a um abrigo abençoado, coroado com juventude imortal, entre os deuses”. Tanto em nossas carreiras quanto em nossas vidas, também enfrentamos escolhas entre o conforto do conhecido e os desafios e desconforto do trabalho árduo. A honra e a dignidade que sentimos e conquistamos ao superar esses desafios têm sua origem no que o grande herói Hércules representa ao optar pela virtude. Que ele possa nos inspirar a seguí-lo neste caminho.

Pintura: Moça no trigal. Eliseu Visconti. A obra mostra uma bela dama em um trigal coletando as belas flores que se destacam em meio ao trigo. Ela aparenta fazer esta longa tarefa de forma paciente e cuidadosa, assim como as outras damas ao fundo da cena. Independentemente da tarefa que nos é dada, por mais longa e cansativa que seja, se a fizermos utilizando virtudes como o discernimento, a paciência, a temperança, dentre outras; é possível nos sentirmos leves e contentes, como a bela dama no trigal.

 

  

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:  

 

    

 

   

 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.