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VIDAS PASSADAS - comentário de Theresa Catharina
de Góes Campos
VIDAS PASSADAS
(Past Lives - EUA, Coreia do Sul - 2023 - 106
min - direção e roteiro da sul-coreana Celine
Song)
Drama romântico, narrado com delicadeza e
sensibilidade em contextos realistas e atuais.
No elenco, são protagonistas: Greta Lee (Nora),
Yoo Teo (Hae Sung) e John Magaro (Arthur).
Destaco as qualidades da direção, interpretação,
edição e fotografia; além do roteiro, que conta
a história, envolvendo o público nos
acontecimentos do passado de duas crianças;
tempos reavaliados no presente e que se projetam
no futuro dos três personagens adultos.
No filme VIDAS PASSADAS, quando a trilha sonora
silencia, as emoções, os sentimentos afloram,
conversam e dialogam com sinceridade.
O longa-metragem está indicado para o Oscar 2024
de melhor filme e melhor roteiro, ambos os
prêmios para
Celine Song.
Uma atração emocional e a presença física no
passado, que a ausência não apagou por completo.
As circunstâncias mudaram. As crianças cresceram
há muito tempo, tornaram-se adultas, interagem e
convivem
com pessoas diferentes, em novos ambientes, e
tomaram suas decisões individuais. Isso
acontece, não é incomum. Para os imigrantes,
mesmo que resistam, existe uma perda da
identidade cultural. A personalidade também
sofre mudanças. Atitudes, reações e conceitos
mudam, sem grande dificuldade.
VIDAS PASSADAS - comentário de Theresa Catharina
de Góes Campos
VIDAS PASSADAS
(Past Lives - EUA, Coreia do Sul - 2023 - 106
min - direção e roteiro da sul-coreana Celine
Song)
Drama romântico, narrado com delicadeza e
sensibilidade em contextos realistas e atuais.
No elenco, são protagonistas: Greta Lee (Nora),
Yoo Teo (Hae Sung) e John Magaro (Arthur).
Destaco as qualidades da direção, interpretação,
edição e fotografia; além do roteiro, que conta
a história, envolvendo o público nos
acontecimentos do passado de duas crianças;
tempos reavaliados no presente e que se projetam
no futuro dos três personagens adultos.
No filme VIDAS PASSADAS, quando a trilha sonora
silencia, as emoções, os sentimentos afloram,
conversam e dialogam com sinceridade.
O longa-metragem está indicado para o Oscar 2024
de melhor filme e melhor roteiro, ambos os
prêmios para Celine Song.
Uma atração emocional e a presença física no
passado, que a ausência não apagou por completo.
As circunstâncias mudaram. As crianças cresceram
há muito tempo, tornaram-se adultas, interagem e
convivem
com pessoas diferentes, em novos ambientes, e
tomaram suas decisões individuais. Isso
acontece, não é incomum. Para os imigrantes,
mesmo que resistam, existe uma perda da
identidade cultural. A personalidade também
sofre mudanças. Atitudes, reações e conceitos
mudam, sem grande dificuldade.
O que provocou a separação, inicialmente, por
mais de uma década, foi a família de Nora
decidir emigrar para o Canadá.
"Quando você abandona uma coisa, acaba ganhando
outra."
De fato, com a partida, esses emigrantes
ganharam uma situação nova, uma realidade
diferente, supostamente mais vantajosa para
justificar a saída do seu país natal.
Escolhas são decisões que se tornam presente e
futuro, destinos de vida. As palavras se
transformam em ações, acontecendo o mesmo com as
memórias, que criam conexões, muitas delas,
permanentes. As conexões mais profundas e
duradouras são como raízes, escondidas, mas
fortes. No entanto, uma tempestade inesperada -
uma mudança de vida, uma presença tão próxima
substituída por um longo e radical afastamento -
pode arrancar do
solo essas raízes que pareciam tão firmes.
"Gostei de falar com você", diz Nora. No
reencontro, depois de mais de duas décadas,
ambos confessam sentir falta um do outro.
"Algumas travessias custam uma vida inteira. "
Nora e o marido Arthur são escritores, em Nova
York. Ela reconhece, em conversa, que todo
casamento tem suas dificuldades.
Hae Sung diz a Nora: " Você desapareceu de minha
vida tão de repente, mas eu te encontrei de
novo."
Ela ressalta: " Aquela menininha que você
conheceu era real, eu a deixei com você."
Na embarcação do passeio turístico, a Estátua da
Liberdade foi filmada de costas para Nora e Hae
Sung. Existe uma tensão entre os dois, uma
liberdade bastante limitada pelas novas
circunstâncias.
O abraço caloroso reflete o poder de seus
sentimentos e representa muito mais do que um
beijo passional.
Um abraço que se estende no tempo e no espaço
dos três personagens de VIDAS PASSADAS.
Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília - DF, 28 de janeiro de 2024
---------------------
Ler também:
https://tracklist.com.br/vidas-passadas-oscar/177056
Por que "Vidas Passadas" pode ganhar o Oscar?
-----------
Este detalhe de Vidas Passadas mostra que a
grande injustiça da temporada do Oscar 2024 foi
não ter indicado Celine Song a melhor diretor -
Notícias de cinema - AdoroCinema
https://www.adorocinema.com/amp/noticias/filmes/noticia-1000071066/#
" (...) quando volta para Arthur, à direita,
Nora não retorna apenas para casa. A cada passo
que dá, além de chegar ao presente, ela mergulha
no futuro com o marido, algo que sustenta os
temas subjacentes de um Vidas Passadas que vai
além das lacunas morais de uma relação
tripartida para abordar aspectos como o tempo -
o título do filme não é coincidência - e até a
mortalidade."
----------
https://www.gazetadopovo.com.br/cultura/o-belo-vidas-passadas-reforca-que-dor-de-amor-so-com-amor-se-cura/
O belo “Vidas Passadas” reforça que dor de amor
só com amor se cura
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