Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
Visitantes habituais, sempre bem-vindos e devolvidos à sua liberdade - Theresa Catharina de Góes Campos

O beija-flor entrou aqui em casa (o interior do apartamento onde resido - sala, corredor, área de serviço) após beber o néctar no recipiente colocado por nós na área externa da janela da sala.

De vez em quando somos visitados por pequenas aves: beija-flor e papa-capim, com frequência. Pegamos esses visitantes habituais na mão porque rapidamente eles são fotografados e, na vista dos gatos, o pequeno pássaro logo é devolvido por nós ao seu espaço de liberdade. Entram na sala pela grade, atravessando também a rede de proteção na janela.

Meus dois gatinhos não atacam. São alimentados somente com a ração recomendada pela veterinária para gatos castrados; e não ficam com fome.

Já entraram aqui em casa mais de 20 aves, inclusive periquitos, sofreus (corrupiões), papa-capins e beija-flores. Quando esses pequenos pássaros vêem os gatinhos, ficar em nossa mão por um minuto ou menos, penso eu, lhes dá uma percepção maior de segurança e proteção. Quanto aos gatinhos, parecem já ter aprendido que as aves confusas entraram por engano e logo serão devolvidas ao seu espaço natural.

Os meus gatinhos são mansos e disciplinados.Aprenderam a apreciar os pássaros de longe, ouvem seu canto com visível encanto. Esperam, atentos, voltados para a janela da sala, a chegada esplendorosa dos periquitos, beija-flores, corrupiões e papa-capins.

Certa vez, um papa-capim não queria sair daqui. Retirado com dificuldade, meio escondido, agarrado à nossa parede verde artificial, em um dos lados do corredor, não conseguimos, durante 12 horas, que ele aceitasse deixar a borda de nossa janela onde o coloquei. Verificamos que não estava ferido. Entretanto, tivemos receio de jogar a ave do quarto andar. Esperamos que ela decidisse por si mesma largar o parapeito da janela e voar. Parece que havia escolhido a parede verde artificial para fazer seu ninho. Ficou conosco das 19h até escolher sair, após as 7h da manhã. Uma presença abençoada!

Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília - DF, 19 de março de 2024

-----------
Ver também:

https://www.theresacatharinacampos.com/comp11395.htm

https://www.theresacatharinacampos.com/comp11300.htm

https://www.theresacatharinacampos.com/comp111203.htm

https://www.theresacatharinacampos.com/comp111202.htm

https://www.theresacatharinacampos.com/comp11188.htm

A passarada faz visitas sempre bem-vindas

 

Jornalismo com ética e solidariedade.