Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
Servir é uma honra - Nova Acrópole DF
 
De: Nova Acrópole DF
Date: seg., 22 de abr. de 2024
Subject: #100 - Servir é uma honra
 

"Sempre que houver um vazio em tua vida, enche-o de amor." – Amado Nervo

 

... E finalmente chegamos à edição #100 desta newsletter semanal, que é preparada, editada e revisada com muito carinho e dedicação para que você sempre possa iniciar a semana com uma boa reflexão e munido de dicas de conteúdo para ir se aprofundando e mergulhando cada vez mais no maravilhoso universo da filosofia.

Quando concebemos a ideia, o formato e definimos a periodicidade de envio, não sabíamos como seria a recepção dos nossos leitores, mas tínhamos a clareza de que, pelo menos para alguns, poderia ser útil e inspirador e até, quem sabe, um gatilho na busca do autoconhecimento e de uma melhor forma de se colocar no mundo.

Não sabemos dizer se esses textos foram capazes de produzir qualquer impacto, mas podemos afirmar que impactou muito a nós, voluntários responsáveis pela sua preparação, que desde o dia 06 de junho de 2022, data da edição #1 – “A estabilidade na crise”, seguimos dedicados e comprometidos com esta missão.

Essa oportunidade nos propicia continuamente um contato prático com valores humanos que tanto mencionamos nos nossos materiais, como a constância, a disciplina, a perseverança, o compromisso, a responsabilidade, a generosidade e o amor.

A constância em dar continuidade ao que se começou, sabendo que os obstáculos existem para serem superados e para que possamos provar o nosso valor a nós mesmos.

Já a disciplina como a representante ativa da vontade, que vem de cima e deixa rastros de ordem e eficácia em todos os planos, proporcionando mais fortaleza ante as dificuldades, maior criatividade e possibilidade de iniciativas saudáveis, purificação e aperfeiçoamento.

A perseverança como uma insistência inteligente e qualificada, que nos faz mover por decisão e vontade de maneira contínua, sem cair na mecanicidade.

O compromisso como a atitude madura e responsável que envolve a capacidade de eleger de forma voluntária e consciente e de se manter firme em sua definição, inspirando confiança e construindo laços duradouros.

A responsabilidade no sentido de reconhecer quais são os compromissos internos e externos, cumprindo-os da melhor maneira possível e assumindo suas ações e consequências e, diante dos erros, buscando se redimir e crescer com a experiência.

A generosidade relacionada a saber gerar para ofertar ao outro o melhor de si mesmo.

E por fim, o amor, como uma profunda necessidade de união, uma força natural que leva os seres humanos à sua totalidade, pois os atos de amor são sempre de aperfeiçoamento, de libertação e de ajuda ao próximo.

Com isso, somos muito gratos pela sua companhia e esperamos seguir nessa trilha filosófica até a edição #200, #300, #400... quem sabe?

Da nossa parte nos comprometemos a entregar em sua caixa de entrada, na próxima segunda-feira, um novo texto para reflexão e boas indicações de filmes, livros, palestras, poemas, músicas, quadros etc., e que esta possa ser apreciada por você com o olhar atento e com o coração aberto para as descobertas da alma.

 

 Cayssa Marcondes de Araújo, aluna e voluntária de Nova Acrópole, editora desta newsletter semanal

 

  

Vídeo-Palestra: Compromisso tira a liberdade? Você já ouviu alguém argumentar que não assume compromissos para não perder sua liberdade? Parece lógico, mas soa mal, não é? A filosofia explica o que há de errado nesse raciocínio! Nesta palestra a professora Lúcia Helena Galvão faz importantes considerações sobre o tema.

Poema:  O Amor. Fernando Pessoa. “O amor, quando se revela, / Não se sabe revelar. / Sabe bem olhar p’ra ela, / Mas não lhe sabe falar...” Vale a pena conferir na íntegra.

Podcast: Vontade – o poder humano da transformação. Palestra proferida pela professora Lúcia Helena Galvão sobre o Poder da Vontade e a força transformadora que ela promove no ser humano. Vale a pena conferir.

Livro: Fernão Capelo Gaivota. Richard Bach. Fernão é uma gaivota que percebe que há mais na vida do que caçar, dormir e buscar comida. Por tentativa e erro, superando obstáculos, ele vai testando seus limites, e se aprimorando cada vez mais. Seu maior sonho é voar sempre mais alto, até chegar à perfeição.

Música: Sinfonia N° 7, Op. 92: II. Allegretto. Beethoven. Esta é uma das mais famosas obras de Beethoven, sendo composta por quatro movimentos com ritmo bem marcado e aparente. O segundo movimento, em especial, é famoso por tocar profundamente aqueles que o ouvem.

Pintura: Plantando. Henrik Nordenberg.  Nesta bela obra, o pintor sueco Henrik Nordenberg consegue capturar a generosidade e o amor da dama que cultiva as plantas sendo expressados através de seu foco, dedicação e cuidado.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:  

 

      

      

 

   

 

Clique aqui para acessar as edições anteriores da Newsletter

 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.