Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
Sebastian Lukomski , CitizenGO: 
 
Não dá para acreditar no que acabou de acontecer nesta conferência em Bruxelas!
 
De: Sebastian Lukomski , CitizenGO <peticoes@citizengo.org>
Date: dom., 28 de abr. de 2024 
Subject: Não dá para acreditar no que acabou de acontecer nesta conferência em Bruxelas!
 
 
Olá Theresa Catharina de Góes Campos,

Preciso compartilhar com vocês o que acabou de acontecer.

Vocês não vão acreditar no caos que acabei de vivenciar aqui em Bruxelas.

A Conferência Nacional do Conservadorismo (NatCon) é um encontro anual de figuras públicas, acadêmicos, políticos e organizações para discutir questões políticas importantes que ameaçam os valores tradicionais.

Estávamos lá para avaliar como nossos valores fundamentais estão sendo percebidos e discutidos nesses círculos. 

É sempre crucial para nós entender quais aspectos de nossos valores estão sendo adotados e quais são negligenciados pelos líderes conservadores, especialmente porque nem todos defendem nossas causas com a mesma firmeza que professam.

Bem, neste ano, o foco foi a promoção da soberania nacional com ideais conservadores.

Na verdade, ainda estou bastante abalado. Imagine só: no primeiro dia, estávamos todos ansiosos para dar início a essa que é uma das principais conferências conservadoras do ano.

Com o evento em andamento, comecei a perceber uma grande agitação do lado de fora.

Não dei muita importância ao fato - provavelmente eram apenas os lunáticos esquerdistas de sempre protestando contra uma reunião conservadora - algo que já vi com muita frequência.

No entanto, as coisas começaram a ficar sérias quando o palestrante convidado Nigel Farage, um dos principais arquitetos do movimento Brexit e uma figura conservadora notável na política europeia, subiu ao palco.

Bem, ele estava discursando havia cerca de 5 minutos quando, do nada, a polícia invadiu o local e ordenou que o evento fosse encerrado imediatamente.

Eles também fecharam completamente a entrada da frente!

Com o tumulto contínuo na entrada, continuamos, ignorando a presença deles, pois sabíamos que não estávamos fazendo nada de errado e, certamente, nada de ilegal.

Acho que todos concordaram rapidamente em fazer o mesmo: NÃO desocupar o local, mas fazer com que eles nos expulsassem e mostrar ao mundo o que são capazes de fazer!

Nesse meio tempo, Farage continuou falando em meio ao drama que se desenrolava, criticando as autoridades de Bruxelas por sua tentativa "monstruosa" de nos silenciar.

E, acredite ou não, eles até tentaram cortar a energia para impedi-lo!

Parecia um verdadeiro impasse, do tipo em que você sabe que está testemunhando algo grande.

Eles não iam usar a força, mas também não estavam deixando ninguém novo entrar. Então, enquanto estávamos trancados, o local se transformou em uma espécie de fortaleza, com a gente preso lá dentro. 

Até mesmo a comida se tornou parte do drama do cerco. Nossos fornecedores originais foram bloqueados, então acabamos "contrabandeando" lanches para manter todos alimentados. Isso é que é uma aventura!

Enquanto o evento continuava à tarde, o local estava cercado pela polícia, o que significava que não tínhamos permissão para sair e que alguns palestrantes e convidados do lado de fora tiveram o acesso negado.

Uma cena bastante assustadora, você não acha?

Nesse momento, a polícia continuou insistindo que estava agindo por preocupação com a segurança pública, sugerindo possíveis interrupções devido a um contraprotesto planejado. 

Mas, na verdade, acho que eles estavam apenas envergonhados pelo fato de sua intervenção matinal ter sido ultrajante.

Esta foi a minha visão do interior, da entrada principal. Simplesmente alucinante!

Felizmente, o proprietário do local, uma alma corajosa, fez um acordo de última hora para manter o evento, apesar da enorme pressão das autoridades para fechá-lo.

Tem sido uma montanha-russa, para dizer o mínimo. 

Ao cair da noite, não tínhamos certeza se seríamos autorizados a voltar no dia seguinte.

Mas então, quando as coisas pareciam sombrias, o Tribunal Administrativo belga confirmou a contestação de emergência que foi feita e decidiu a nosso favor, nas primeiras horas da manhã seguinte.

A invasão da polícia foi ordenada por Emir Kir, prefeito desse distrito de Bruxelas, que alegou que a conferência recebeu personalidades da "direita conservadora e religiosa".

E... espere por isso... que a visão [da NatCon] era "não apenas eticamente conservadora - mas também hostil à legalização do aborto, às uniões entre pessoas do mesmo sexo etc. e a favor da soberania nacional".

Não consigo entender isso - simplesmente fazer todo o possível para silenciar uma narrativa diferente da deles - nada menos que o totalitarismo colocado em prática!

Mas não se engane - a repressão a essa conferência é muito mais profunda do que apenas as ordens de um prefeito de distrito esquerdista.

Acho que foi uma revelação de que simplesmente não se pode fazer certas coisas em Bruxelas. 

Conheço muito bem esse lugar - trabalhei aqui por alguns anos e, acredite, é um lugar profundamente intolerante. 

Se você vier a Bruxelas com um ponto de vista diferente, se questionar todo o projeto da UE, eles literalmente tentarão fechá-lo, e posso lhe dizer que vivenciei isso em primeira mão.

É uma loucura a rapidez com que as coisas se agravaram, e é um pouco assustador pensar que isso não está acontecendo apenas aqui. Ouvi falar de uma repressão semelhante na Suíça no mês passado e, em toda a Europa, isso está se tornando cada vez mais comum. 

Embora a justiça tenha finalmente se inclinado a nosso favor, os eventos que ocorreram realmente deixaram uma mancha escura no que é frequentemente celebrado como democracia europeia. 

Os eventos de #Abril16 foram um forte lembrete de como nossas liberdades podem ser frágeis e de como podem ser rapidamente desafiadas, especialmente para pessoas como nós, que expressam os valores em que acreditamos.

Devemos permanecer vigilantes. 

O tipo de censura autoritária que acabei de testemunhar pertence aos capítulos sombrios da história da Europa, não à sociedade atual.

Devemos continuar firmes e defendendo essas características essenciais da democracia, todos os dias.

Por enquanto, estou feliz e aliviado por termos conseguido nos manter firmes e manter nosso diálogo vivo, contra todas as probabilidades. Mas, falando sério, nada é garantido.

Por enquanto, é só isso.

Agradeço novamente por tudo o que vocês fazem.

Sebastian Lukomski e toda a equipe da CitizenGO

 

PS: Fique alerta e engajado! Como vimos hoje, nossos valores fundamentais estão sob ataque e os esforços para nos silenciar estão aumentando. Seu envolvimento em nossas campanhas para defender a vida, a família, a liberdade e valores cruciais como a liberdade de expressão é mais importante do que nunca. 

Ao acompanhar nossos esforços e espalhar a palavra, você desempenha um papel fundamental em nosso sucesso coletivo. Juntos, podemos causar um impacto significativo - obrigado por seu apoio inabalável e por estar ao lado da CitizenGO durante esses momentos decisivos!

 

Referências:

NatCon Brussels Opens New Front in EP-Election Campaign: The Fight for Freedom of Speech

https://www.hungarianconservative.com/articles/opinion/natcon-brussels_ep-election_freedom-of-speech_eu_hungary/

Free speech PREVAILS for “NatCon”: Belgian court strikes down order shuttering conservative conference

https://adfinternational.org/news/free-speech-prevails-for-nat-con

Brussels ban on conservative conference featuring Farage OVERTURNED after 'totalitarian' attempt to cancel right-wing voices

https://www.gbnews.com/politics/brussels-nat-con-ban-high-court-ruling-farage

NatCon Cancellation Attempt Shows Rising Threat to Free Speech in Europe

https://archive.ph/enyjT#selection-2533.0-2536.0

Farage and Orbán’s Brussels jamboree descends into mayhem amid police siege

https://www.politico.eu/article/brussels-police-shut-down-nigel-farage-viktor-orban-right-wing-jamboree/

 


A CitizenGO é uma comunidade de cidadãos ativos que trabalha para garantir que a vida humana, a família e as nossas liberdades sejam respeitadas em todo o mundo. Os membros da CitizenGO estão espalhados por diversas nações ao redor do mundo. Nossa equipe está espalhada por 16 países em 5 continentes e opera em 12 idiomas. Saiba mais sobre a CitizenGO aqui ou siga-nos no Facebook ou Twitter.
 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.