A reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Carlos Graieb e Duda Teixeira, destaca o despreparo do Brasil para catástrofes climáticas como a que castiga o estado do Rio Grande do Sul. Dos 497 municípios gaúchos, pelo menos 430 foram atingidos por fortes temporais e submergiram em uma crise humanitária. Em extensão territorial, não há evento climático extremo comparável no Brasil. Ao longo de duas semanas, os céus desaguaram o esperado para cinco meses e desabrigaram mais de 1,4 milhão de pessoas.
A força da natureza encontrou poucos obstáculos e inundou cidades inteiras. Sem um plano de evacuação, pessoas permaneceram em suas casas até ficarem sem água e sem luz. Só então, elas telefonaram para os centros da defesa civil pedindo resgate e perguntando sobre o que deveriam fazer. O despreparo evidenciou que boa parte da população está hoje completamente desprotegida em um mundo assustador e em constante transformação.
Também nesta edição, a matéria assinada por Wilson Lima mostra a pacificação em prol das vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul, que conseguiu, como em poucas ocasiões, colocar esquerda e direita no mesmo palanque, na mesma sala, sob as mesmas condições. Deputados e senadores suspenderam desavenças para prestar atendimento de urgência às vítimas das inundações.
Crusoé Entrevistas
Em entrevista a Crusoé, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que tem se destacado como um dos poucos parlamentares que fiscalizam os outros Poderes, diz que o Legislativo tem sido omisso ao não utilizar instrumentos de pressão para lidar com o STF.
“Se chegou em Brasília hoje a um nível de alienação da sociedade, de distanciamento dos ministros em relação à sociedade que eles sequer percebem o que estão fazendo. É a naturalização do absurdo“, disse o senador a Crusoé Entrevistas.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Josias Teófilo, Letícia Barros, Jerônimo Teixeira, Alexandre Soares Silva, Leonardo Barreto, Márcio Coimbra e Ivan Sant’Anna. |