CineEsquemaNovo 2006 divulga
filmes selecionados para terceira edição do
festival
De 08 a 14 de maio, o
Festival de Cinema de Porto Alegre vai
exibir mais de 120 trabalhos em 11 sessões
diferentes
O
presente e o futuro do cinema estarão em
cartaz no CineEsquemaNovo 2006 – Festival de
Cinema de Porto Alegre (CEN 2006), que
acontece entre os próximos dias 8 e 14 de
maio em vários espaços da capital gaúcha,
com o patrocínio da Petrobras, através da
Lei Rouanet. As produções selecionadas para
a terceira edição do festival estão sendo
divulgadas nesta quarta-feira, 05 de abril.
Foram
recebidos 814 curtas e médias e 26
longas-metragens para avaliação – e, destes,
67 curtas e médias, 4 longas e outros 26
curtas e médias-metragens feitos em
universidades, cursos e oficinas de cinema
foram escolhidos para as três mostras
competitivas do CEN 2006. Além disso, o
CineEsquemaNovo deste ano traz em sua
programação a Mostra Para Escolas, com nove
curtas selecionados para o público
infanto-juvenil das escolas públicas de
Porto Alegre, e dezenas de outros filmes
para as demais mostras paralelas.
As
produções escolhidas pelo júri de seleção se
unem às programações especiais que fazem
parte do encontro em 2006, como a Mostra
Cinema de Artista (artistas brasileiros de
diversas formações exibindo suas criações
audiovisuais) e o projeto Noutras Janelas
(intervenções audiovisuais em espaços
públicos de Porto Alegre).
Para as
mostras competitivas, foram selecionados
filmes de 12 Estados brasileiros e cinco
Países (Estados Unidos, Cuba, Inglaterra,
Itália e Polônia – neste caso, filmes feitos
por brasileiros no exterior).
O Júri
de Seleção para as mostras competitivas de
curtas, médias e longas-metragens - composto
pelo artista plástico Bruno Novelli, pelo
cineasta Gustavo Jahn e pela fotógrafa
Adriane Vasquez - passou cerca de 40 dias
assistindo a todos os trabalhos, em um
processo de seleção rigoroso que escolheu
filmes sem distinção alguma de bitola ou
formato de finalização, bem como de gênero
ou narrativa cinematográfica. O que importa
no CEN é o talento e a técnica de quem cria.
Para
esta seleção, o júri procurou identificar as
produções que, por um lado, injetam sangue
novo na cinematografia brasileira atual - e,
por outro, se relacionam com o melhor do
cinema contemporâneo. “As obras podem ser
clássicas, experimentais, dramáticas ou
puramente visuais. Não há mais gênero ou
forma que possa encerrar o verdadeiro cinema
dos dias de hoje”, diz Gustavo Jahn, em nome
do trio responsável pela avaliação do
material.
Os Selecionados
CURTAS E MÉDIAS METRAGENS – MOSTRA
COMPETITIVA
(ORDEM ALFABÉTICA)
Filme |
Diretor – Estado |
Captação
|
Duração |
02 Conjunto
Residencial
|
Adams Carvalho e Olivia Brenga (SP) |
Mini-DV /
Foto Digital |
05' 00'' |
A Árvore Casca |
Lisandro Santos (RS)
|
Animação 2D / Mini-DV/ 35mm |
07' 00'' |
A Estória do Menino e da Menina |
Márcio Menezes e Guilherme Sarmiento
(RJ) |
Super 8 |
07' 57'' |
A Farsa do Acre
|
Guga Caldas (SP) |
DV-CAM/ MPEG |
15' 00'' |
A Figueira do Inferno |
Ernesto Teodósio e Raoni Valle (PE) |
Mini-DV/ 6mm/
Super 8 / VHS |
24' 00'' |
A História da Eternidade |
Camilo Cavalcante (PE) |
Super 16mm |
10' 00'' |
A História Secreta do Telemarketing |
Bia Flecha (SP) |
16mm |
05' 43'' |
A Re-inauguração do CAPS |
Álvaro Luiz, Eson Cunha, Isaías de
Carvalho e Carlos Augusto (RJ) |
Mini-DV |
13' 00'' |
A Verdadeira História de Bambi |
Ludwig Von Papirus (RJ) |
Super 8 |
05' 00'' |
Acossada
|
Karen Akerman e Karen Black (RJ /
RS) |
16mm/ Mini-DV |
07' 18'' |
Andrômeda |
Carlos Magno (MG) |
Mini-DV / Digital 8 |
05' 31'' |
Antes\Depois |
Christian Caselli (RJ)
|
16mm/ Mini-DV |
09' 00'' |
Ausência |
Aleques Eiterer (MG) |
35mm/ Super 8 |
16' 00'' |
Bitola Cabeça Super 8 |
Gabriela Barreto e Vitória Araújo
(BA) |
Mini-DV/ VHS/ DVD |
18' 30'' |
Break da Cavera |
Dunia Quiroga (SP) |
Mini-DV |
01' 07'' |
Caixa de Desenhos |
James Zortéa Gomes (RS) |
Animação 2D / Anim. de Cores/
Pixelation |
04' 20'' |
Caixa Forte |
Estevan Santos (SP)
|
16mm |
03' 39'' |
Capítulo Primeiro |
Roberto Maxwell (RJ) |
16mm |
19' 45'' |
Capivara! |
Felipe Nepomuceno e Felipe Sussekind
(RJ) |
Mini-DV |
06' 50'' |
Cinema da Luz Vermelha |
Rodrigo Modenesi (RJ) |
Mini-DV / Hi-8 |
07' 20'' |
Copo de Leite |
William Cubits Capela (PE / RJ) |
16 mm |
12' 00'' |
Danae |
Gustavo Galvão (DF) |
35mm |
09' 00'' |
Duelando Pelo Amor de Teresa |
Petter Baiestorf (SC)
|
Super VHS |
20' 00'' |
E.C.T. Favela ou O Lado Certo da
Vida Errada |
Rodrigo Costa (RJ) |
35mm |
16' 00'' |
Entre Paredes |
Eric Laurence (PE) |
35mm |
15' 00'' |
Estranha Estação do Ano |
Isabela Tozini (SP / POL) |
35mm |
09' 15'' |
Fogo Babilônia |
Ricardo Costa (SP) |
16mm |
01' 10'' |
Habanera |
Joana Oliveira (MG / CUB) |
35mm |
13' 00'' |
História Sem Fim Do Rio Uruguai - O
Relatório |
Valéria del Cueto (MT)
|
Super 16mm |
16' 23'' |
Historietas Assombradas Para
Crianças Mal-Criadas |
Victor Hugo Borges (SP) |
Animação 3D / Foto Digital |
16' 00'' |
Isabel e o Cachorro Flautista |
Christian Saghaard (SP) |
16 mm / Animação 2D |
14' 00'' |
Izune |
Frederico Cardoso (RJ)
|
16mm |
10' 00'' |
Kilmayr |
Marcio José Schenatto (RS) |
Mini-DV |
10' 00'' |
Labirinthinho |
Rafael Scaggion (SP) |
Mini-DV / VHS |
04' 30'' |
Mais Um Domingo |
Daniel Barros (PE) |
Mini-DV |
07' 12'' |
Man.Road.River |
Marcellvs L. (MG) |
Mini-DV |
09' 27'' |
Marte |
Sávio leite e Clécius Rodrigues (MG) |
Mini-DV |
07' 50'' |
Melhor Rezar do que Frear |
Angelo Ravazi e Lucas Keese (SP) |
Mini-DV / VHS / Mini Câmera de
Segurança |
20' 00'' |
Memória |
Raphael Lupo (SP) |
DV-CAM |
04' 30'' |
Mequinho |
Felipe Nepomuceno (RJ)
|
Mini-DV |
10' 00'' |
Motos |
Associação Cultural Kinoforum (SP) |
Mini-DV |
05' 30'' |
Noite Qualquer |
Fábio René (SP) |
Mini-DV |
08' 35'' |
Noturno |
Daniel Salaroli (SP) |
16mm |
07' 00'' |
O Cão Sedento |
Bruno de Sales (PB / RJ) |
16mm / Animação 2D |
10' 00'' |
O Ditado |
Tomás Creus e Lavinia Chianello
(RS / ITA) |
Mini-DV / Animação Stop Motion |
04' 06'' |
O Homem que Xeroqueava |
Dimitre Lucho e Júlio Andrade (RS) |
Mini-DV / VHS |
20' 00'' |
O Mundo Segundo Nelson Jacobina |
Cactos Intactos (RJ) |
Mini-DV |
05' 00'' |
O Nome Dele (o clóvis) |
Marina Meliande e Felipe Bragança
(RJ) |
35mm |
15' 00'' |
O Petróleo é Nosso |
Uriel Pereira (SC) |
16mm |
04' 00'' |
Operação Morengueira |
Chico Serra e Godofredo Quincas (RJ) |
16mm |
16' 00'' |
Outer Space |
Marcello Lima (EUA) |
16mm |
07' 00'' |
Pour Elise |
Erly Vieira Jr.
(ES) |
16mm/ DV-CAM/ Foto Película / 35mm |
15' 40'' |
Primal |
Cesar A. Gananian (SP)
|
16mm / Super 8 |
04' 00'' |
Procura-se |
Grima Grimaldi e Walter Silveira
(SP) |
Mini-DV |
04' 00'' |
Red |
Flávio Frederico (SP)
|
35mm |
18' 00'' |
Sexo e Claustro |
Claudia Priscilla (SP)
|
Mini-DV |
13' 00'' |
Summer Time |
Claudia Barbisan (RS)
|
Mini-DV |
01' 13'' |
Terra de Gigantes |
Eduardo Rennó e Alexandre Milagres
(MG) |
Super 8/ Mini-DV |
04' 15'' |
Tijolo |
Frederico Cardoso (RJ)
|
35mm / H 18 |
10' 00'' |
Timor Mortis Conturbat Mea |
Dirnei Prates (RS) |
Super VHS / VHS |
06' 09'' |
Tinta Fresca |
Paula Alzugaray e Ricardo van Steen
(SP) |
DV-CAM |
54' 00'' |
Us |
Tadeu Jungle (SP) |
Foto MPEG |
02' 20'' |
Video Slow |
Rochele Zandavalli e Lucas Ferreira
(RS) |
VHS / Foto Película |
05' 05'' |
Vinet San |
Jaca (RS) |
Animação 2D |
02' 19'' |
Vinil Verde |
Kléber Mendonça Filho (PE) |
35mm / Animação 2D |
16' 00'' |
Viva Volta |
Heloísa Passos (PR) |
35mm / 16mm |
15' 00'' |
Wragda |
Boteco Cinematográfico Fora do Eixo
(MG / RJ) |
Mini-DV / Hi-8 |
10' 40'' |
LONGAS METRAGENS – MOSTRA COMPETITIVA
Filme |
Diretor – Estado |
Captação
|
Duração |
Carnaval, Bexiga, Funk e Sombrinha |
Marcus Vinicius Faustini
(RJ) |
Mini-DV/ Pixelation/ Foto Digital |
73' 00''
|
Estamira
|
Marcos Prado (RJ)
|
DV-CAM/
Super 8 |
105' 00'' |
Fala Mulher! |
Graciela Rodriguez & Kika Nicolela
(SP) |
Mini-DV |
80' 00'' |
Guaruja - Um Filme Maravilhoso |
Gisela Domschke e Marcelo Krasilcic
(SP/ ING / EUA) |
Mini-DV |
61' 00'' |
MOSTRA SALA DE AULA - COMPETITIVA
Filme |
Diretor – Estado |
Captação
|
Duração |
29 DE JULHO - um dia nublado |
|
Mini-DV |
|
A Farsa do Acre |
Guga Caldas (SP) |
|
|
A Re-inauguração do CAPS |
Álvaro Luiz, Eson Cunha, Isaías de
Carvalho e Carlos Augusto (RJ) |
Mini-DV |
15' 00'' |
A Secreta Obscenidade de Cada Dia |
Marina Weis (SP / CUB) |
Mini-DV |
14' 00'' |
Antes\Depois |
Christian Caselli (RJ) |
16mm/ Mini-DV |
09' 00'' |
Bitola Cabeça Super 8 |
Gabriela Barreto e Vitória Araújo
(BA) |
Mini-DV / VHS / DVD |
18' 30'' |
Caixa de Desenhos |
|
Animação 2D |
04' 20'' |
Capítulo Primeiro |
Roberto Maxwell (RJ) |
16mm |
20' 00'' |
Estranha Estação do Ano |
Isabela Tozini (SP / POL) |
35mm |
09' 15'' |
Grau Zero |
Eduardo Goldberg Rabin (RS) |
DV-CAM |
12' 00'' |
Habanera |
Joana Oliveira (MG / CUB) |
35mm |
13' 00'' |
Melhor Rezar do que Frear |
Angelo Ravazi e Lucas Keese (SP) |
Mini-DV / VHS / Mini Câmera de
Segurança |
20' 00'' |
Motos |
Associação Cultural Kinoforum (SP) |
Mini-DV |
05' 14'' |
No meio do Caminho Tinha uma Pedra |
Eduardo Santos & Simon Brethé
(MG) |
Animação de Recortes / VHS |
05' 40'' |
Noturno |
Daniel Salaroli (SP) |
16mm |
07' 00'' |
O Fim do Homem Cordial |
Daniel Lisboa (BA) |
Mini-DV / DV CAM |
02' 56'' |
O Latido do Cachorro Altera o
Percurso das Nuvens |
Raul Fernando, Camila Marquez,
Rebecca Ramos, Estevâo Garcia e
Pedro Urano (RJ) |
Mini-DV / Super 8 |
10' 00'' |
Opus Hamlet Machine |
Cristiano Burlan (PR) |
Mini-DV |
|
Outer Space |
Marcello Lima (EUA) |
16mm |
7’00’ |
Paraíso |
David BArkan (PR) |
Mini-DV |
|
Pela Passagem de Uma Grande Dor |
Bruno Polidoro (RS) |
DV-CAM |
16' 22'' |
Primal |
Cesar A. Gananian (SP) |
16mm / Super 8 |
04' 00'' |
Quando Tudo Formiga |
Mauricio Osaki (SP) |
16mm |
06' 30'' |
Scopofilia |
Marina Fraga (RJ) |
Foto Película |
04' 14'' |
Toniolo |
André Moraes e Caco Pacheco (RS) |
Mini-DV |
21' 52'' |
Veludo e Cacos-de-Vidro |
Marco Martins (SC) |
Mini-DV / DV-CAM / Animação 2D |
17' 00'' |
* OS
FILMES SELECIONADOS PARA AS DEMAIS SESSÕES
NÃO COMPETITIVAS SERÃO DIVULGADOS EM BREVE.
O festival
O
CineEsquemaNovo é reconhecido pelo circuito
brasileiro de festivais desde sua edição de
estréia, em 2003, por ter sido uma das
primeiras mostras do País a derrubar
a distinção formal entre cinema, vídeo e
digital, promovendo novas mídias como
formatos cinematográficos legítimos e
autônomos. Sem o interesse de oferecer
respostas definitivas sobre o futuro dos
formatos de exibição, o CEN apenas trouxe à
tona uma realidade irrefreável: a
possibilidade concreta de renovação da
linguagem audiovisual proporcionada pela
tecnologia.
A
seleção, a exibição e a premiação do
festival partem da idéia de que interessa o
talento e a técnica de quem cria um filme, e
não o gênero, suporte ou mídia com que ele
foi captação ou finalizado. O CEN dá
abertura para que os autores expliquem e
justifiquem os métodos de desenvolvimento de
seus trabalhos sem nenhuma segregação entre
gêneros, suportes ou mídias para captação e
finalização.
Programação CEN 2006
Nos
programas especiais, os destaques do
CineEsquemaNovo (que em anos anteriores
trouxe Rogério Sganzerla e Ruy Guerra como
diretores homenageados) são as mostras
“Cinema de Artista” e “Noutras Janelas”.
A Mostra
Cinema de Artista apresenta trabalhos de
nomes conhecidos da produção brasileira que,
ao longo de suas trajetórias, também
utilizaram o cinema para suas expressões
artísticas. Não trata-se de “vídeo-arte”: o
CEN vai oferecer ao público uma amostra
informativa sobre o uso do vídeo e do cinema
como ferramenta na construção de uma
pesquisa em arte. É com este filtro que a
mostra deve exibir trabalhos audiovisuais
singulares de nomes como, Laércio Redondo,
Paulo Bruscky e Rivane Neueschwander.
Já o
projeto “Noutras Janelas” ajuda a completar
o foco de questionamento sobre o cinema
proposto pelo CineEsquemaNovo 2006. O
artista Cao Guimarães, premiado com o melhor
curta-metragem no CEN 2004 por “Da Janela do
Meu Quarto”, vai veicular criações suas em
espaços aleatórios da cidade, para provocar
uma reflexão sobre como o espaço interfere
na experiência do cinema.
Como "aquecimento" para este
trabalho e para o festival em si, o
CineEsquemaNovo vai exibir ao longo do mês
de abril o longa-metragem “Rua de Mão
Dupla”, feito também por Cao, para a Bienal
de São Paulo, em 2003. O detalhe destas
sessões pré-festival é que as projeções
serão feitas em paredes de prédios de Porto
Alegre, a partir de janelas de apartamentos
vizinhos. “Rua de Mão Dupla” mostra duas
pessoas que trocam de casa, cada uma com uma
câmera à sua disposição. A partir disso,
elas filmam a “vida do outro” e dividem
conhecimentos, reflexões e suas experiências
cotidianas.
Além disso, a programação
conta com a Mostra Prêmio do Público, onde
são escolhidos os três melhores filmes pelo
Júri Popular; a Mostra CineEsquemaNovo, com
trabalhos da equipe e jurados; a Sessão
Raros, desdobramento do projeto da Sala P.F.
Gastal da Usina do Gasômetro, sede oficial
do festival; a Sessão Mostra do Filme Livre
(o “festival irmão” do CEN, do Rio de
Janeiro) e, no último dia do festival,
sessões com os filmes premiados na noite
anterior.
O
CineEsquemaNovo 2006 - Festival de Cinema de
Porto Alegre é uma criação e realização do
CineEsquemaNovo (grupo formado em 2001 pelo
jornalista Alisson Avila, o realizador
Gustavo Spolidoro e as produtoras culturais
Jaqueline Beltrame e Morgana Rissinger), em
co-realização com a Prefeitura Municipal de
Porto Alegre / Secretaria Municipal de
Cultura / Coordenação de Cinema, Vídeo e
Fotografia, financiamento das leis Estadual
(LIC) e Federal (Rouanet) de incentivo à
cultura, Apoio Cultural da Petrobras e apoio
da Studiorama Design & Tecnologia, ESPM RS,
Revista Aplauso, Santander Cultural/Cine
Santander, Fabico/UFRGS, Clube Silêncio,
Plugin, Playmobility e Curta o Curta.
Mais
informações, entrevistas com a organização,
pautas ou imagens.
Sarah Goulart
Assessoria de Imprensa
CineEsquemaNovo 2006 - Festival de Cinema de
Porto Alegre
51-3330.4472 / 9108.7621
imprensa@cineesquemanovo.org