Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 

 Hoje Vi Um Arco-Íris - Nova Acrópole
 

De: Nova Acrópole 
<propaganda@acropolebrasil.com.br>
Date: seg., 16 de set. de 2024 
Subject: #121 – Hoje Vi Um Arco-Íris
To: <
theresa.files@gmail.com>
 

 

"A Beleza profunda produz emanações de delicadeza, sensibilidade, refinamento, equilíbrio, eficácia na expressão; nos aproxima da retidão, da compreensão e do amor.” 

 Delia Steinberg Guzmán 

 

 

Lá estava, parado no trânsito, perdido no horizonte. Entre um e outro lance do para-brisas, um colorido sorriso despontou em meio às nuvens. Há muito não via um arco-íris, e o deslumbre tomou conta. 

Apesar disso, fui retirado de meus devaneios por uma buzina. "Hora de voltar ao real", era o que qualquer um pensaria. Ao contrário, ao olhar para o lado, uma pessoa apontava, extasiada, para o lindo milagre da Natureza.

Em meio à loucura do mundo, o quanto qualquer pessoa toma tempo para apreciar, simplesmente? Um belo arco-íris, um inspirador pôr do sol, os calmantes sons da Natureza. 

O mundo moderno simplesmente é muito rápido, muito mecânico, muito... morto. Somos zumbis em meio a uma realidade na qual acreditamos ter vida e liberdade, e não se pode ao menos olhar por uma janela sem ser exortado a voltar ao trabalho e produzir, produzir, produzir....

Este é o mundo que queremos para nós? 

Ou vibramos ao escutar uma bela música, ver os herois em um filme, ouvir sobre os grandes homens que mudaram o mundo? 

Aceitaremos um mundo que nos engole a cada passo, como um eterno tsunami, ou lutaremos por um mundo novo e melhor que valorize o que é realmente humano? 

Nova Acrópole

 

  

 

Vídeo-palestra: Aprender Sobre a Vida com a Natureza. Neste vídeo,  a professora e voluntária de Nova Acrópole, Aline Freitas, se inspirou nos chamados "Filósofos da natureza", os pré-socráticos, para nos mostrar como aprender a viver observando com atenção a Natureza.

Música: Beethoven: 6. Sinfonie (»Pastorale«) ∙ hr-Sinfonieorchester ∙ Ariane Matiakh. A 6ª Sinfonia de Beethoven foi composta entre os anos de 1806 e 1808, conhecida também como Pastoral que retrata uma experiência do compositor e suas sensações experimentadas junto à natureza. Dividida em 5 movimentos, estudiosos as identificam como: 1.   Allegro ma non troppo (em forma-sonata) - "Despertar de sentimentos alegres diante da chegada ao campo";  2.   Andante molto mosso - "Cena à beira de um riacho";  3.   Allegro - "Dança campestre"; 4.   Allegro - "A tempestade"; e 5. Allegretto - "Hino de ação de graças dos pastores, após a tempestade.

Livro: A sabedoria da natureza: Taoísmo, I Ching, Zen e os ensinamentos essênios.  Baseado nos conhecimentos das filosofias citadas, o autor, Roberto Otsu, nos traz vários aspectos da Natureza com os quais podemos aprender constantemente quando realmente paramos para observar e aprender.

Pinturas: Lírios d’Água. Claude Monet. Considerado o pai do impressionismo francês, Monet tornou-se mestre em perceber e expressar a beleza da luz e cores que encontrava na natureza, especialmente em seu jardim em Giverny, na França. Um de seus métodos era pintar a mesma cena todos os dias, em horários diferentes, conseguindo, assim, tornar clara e evidente a mudança das cores provocada pela luz. Clique nos números abaixo e surpreenda-se com 5 de seus mais famosos painéis:

1     |     2     |    3     |     4     |     5


Vídeo (YouTube): Passeio pelo jardim de Monet. Seja para apreciar a beleza das flores, para acalmar a mente ou para descobrir as cores que Monet observou durante mais de 20 anos, um passeio pelo seu jardim em Giverny é um privilégio. Por isso, aqui está um vídeo que reproduz em parte o que é caminhar pela viva natureza que tanto inspirou este habilidoso artista impressionista. 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:                    

         

 

 

 

Clique aqui para acessar as edições anteriores da Newsletter

 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.