Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
Sobre Florescer - Nova Acrópole
 

De: Nova Acrópole 
<propaganda@acropolebrasil.com.br>
Date: seg., 23 de set. de 2024 
Subject: #122 – Sobre Florescer
To: <
theresa.files@gmail.com>
 

 

"A primavera é o nascimento da vida sobre a terra. É o momento em que tudo floresce e se abre aos benéficos raios do Sol. É o despertar, o cálido alento que começa a se manifestar."

 Delia Steinberg Guzmán 

 

Uma cena comum: sentada à mesa de refeições, enquanto tomava um café, vi algumas flores logo à minha frente. Admirada pela beleza das flores que coloriam o ambiente, vi que alguns botões estavam se abrindo neste dia.

Quanto tempo será que a planta se preparou para este florescer?

Água, luz, oxigênio, energia… um pouco de tudo foi necessário.

Nem sempre é tão simples o nosso desabrochar humano.

Há  que tirar de dentro as energias para fazer nascer quem somos e isso exige um esforço.

Associamos, rotineiramente, o fruto do nosso florescer ao que desejamos fazer: construir uma casa, conseguir aquela promoção no trabalho, passar em alguma prova, fazer muitas viagens…

E se começarmos então a considerar o florescer da Vida como o que a natureza realiza?

Assim, poderíamos desejar que o ser humano faça “nascer a flor” de quem ele é, produto de suas próprias energias. 

Tão belo quanto a flor, como é bonito descobrir o mundo com nossos próprios olhos, entregar-nos à vida, sendo autenticamente nós mesmos!

Independentemente do que estejamos fazendo diariamente, podemos buscar o desabrochar de quem somos através daquilo que temos dentro: nossos princípios, verdadeiramente, humanos.

Ao lançar-nos na vida, sem reservas, colheremos dela os seus mistérios mais profundos do desabrochar.

Como esta flor que floresceu (como a natureza o faz), o ser humano pode viver um pouco mais da sua verdade e seus valores, na condição de nunca abrir mão de SER humano, independente das circunstâncias.

A maior beleza da vida é ver o ser humano desabrochar, genuinamente, sendo ele mesmo!

 

Maysa  Siqueira Oliveira Pinheiro

Aluna e Professora da Nova Acrópole - Lago Norte - DF


 

  

 

Música: Itzhak Perlman Vivaldi The Four Seasons SpringPrimavera é um dos concertos que faz parte das Quatro Estações de Vivaldi, a obra mais popular do compositor.

 

Música: Valsa das Flores - P. I. Tchaikovsky (1840 - 1893) - Orquestra Sinfônica de Gramado. Esta é uma uma composição de Tchaikovsky, que faz parte do Ballet “Quebra-Nozes”.  

 

Ballet: NUTCRACKER - Waltz of the Flowers (Bolshoi Ballet). Neste vídeo é possível assistir a Valsa das flores que faz parte do “Quebra-Nozes”, apresentada pela equipe do Ballet Bolshoi.

  

Filme: Tinker Bell Uma Aventura no Mundo das Fadas - Filme. Uma linda animação da Disney para assistir em família. Neste filme estão todos envolvidos no preparo da primavera, mas por não aceitar a sua verdadeira identidade, Tinker quase estraga tudo. Uma animação que traz vários aspectos filosóficos. Disponível: Disney.


Vídeo-palestra: ORIGENS DAS CELEBRAÇÕES MODERNAS (2010) - Solstícios e Equinócios.  A presente palestra foi ministrada pela professora e voluntária de Nova Acrópole, Lúcia Helena Galvão, em 2010. Baseada no calendário de festividades celtas, que obedeciam aos ciclos astronômicos, a palestrante relaciona vários simbolismos com as datas que celebramos até nossos dias, e os inúmeros elementos simbólicos - que utilizamos muitas vezes sem conhecer seus significados mais profundos.

  

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:                    

                

 

 

 

Clique aqui para acessar as edições anteriores da Newsletter

 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.