Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 

Reynaldo Domingos Ferreira: 


"LULLIUS REI"  selecionado, entre os melhores do mundo

 


 

De: Reynaldo Domingos Ferreira <reydferreira@gmail.com>
Date: sáb., 26 de out. de 2024 
Subject: Fwd: Lullius Rei
 

Amigos, 

O meu livro "LULLIUS REI" está selecionado, entre os melhores do mundo, segundo o portal internacional BETTER WORLD BOOKS.

Na verdade, trata-se de uma paródia do "ÉDIPO REI", de Sófocles, ambientada no cenário latino-americano, escrita, da mesma forma,  em versos, de métrica livre, para facilitar a composição dos atores. Na parte introdutória, eu cito EÇA DE QUEIROZ, que, em seu livro CONTOS, diz: "O riso é uma filosofia. Muitas vezes o riso é uma salvação. E, em política constitucional, pelo menos, o riso é uma opinião. "

 

Em sua apreciação sobre o livro, a jornalista, escritora, tradutora, poetisa, blogueira e ex-professora da Faculdade de Artes Cênicas Dulcina de Moraes, da Fundação Brasileira de Teatro, THERESA CATHARINA DE GÓES CAMPOS, esclarece: "Lullius Rei" merece análise à luz de palavras gregas fundamentais à democracia com a qual sonhamos e para a qual devemos trabalhar individualmente para a sua concretização. 

Política significa, etimologicamente, a arte de promover o bem comum (...)

O drama satírico "Lullius Rei", trágico nos personagens e temas, inspirados no precioso legado de civilização e geração do passado comum da humanidade, é, pois, uma obra de valor patriótico."

Por sua vez, o jornalista, escritor e professor de jornalismo da Universidade Católica de Brasília, AYLÉ-SALASSIÉ FILGUEIRAS QUINTÃO, afirma: 

"Ao escrever esta apreciação de "Lullius Rei ", eu ouvia St. John Passion, de Johann Sebastian Bach- compositor também, por sinal, do tema introdutório sugerido na peça - Perdoa-lhes, Senhor... Na tragédia, o perdão não tem essa grandeza. Desde Sófocles, muito antes de Cristo, 

a tragédia se notabilizou literariamente, e se configurou como uma marca entre os homens. (...) Com a acuidade inflexivelmente posicionada de um oráculo, Reynaldo Domingos Ferreira faz emergir das configurações histórico--discursivas marcas universais e perpétuas da tragédia humana. Na analogia, ele pretende que seja um alerta. Entendo, porém, tratar-se de uma interpretação."

O também jornalista, poeta, pós-graduado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de  Brasília, JOSÉ RAYMUNDO MARTINS, declara: " Lullius Rei" é uma peça maravilhosa, que cresce a cada momento, criando, para o leitor, expectativa até o final. E qual será o final? Quem viver verá, nesse reino de ficção, a tragédia latino-americana estampada e denunciadora de virtudes sem nobreza: o soberano é corrupto, mal intencionado e mistificador de sonhos."

O livro foi editado, em 2010, pela Giz Editora, de SP, já extinta, com capa da artista gráfica Vivian Valli, e consta dos arquivos bibliográficos da Faculdade Estatal de São Petersburgo, na Rússia, que ensina o nosso idioma, o português.

REYNALDO DOMINGOS FERREIRA
Jornalista, escritor
BsB, 26 de outubro de 2024

 

Jornalismo com ética e solidariedade.