Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
A Fúria do Tempo - Nova Acrópole
 

De: Nova Acrópole 
<propaganda@acropolebrasil.com.br>
Date: seg., 6 de jan. de 2025 
Subject: #137– A Fúria do Tempo
To: <
theresa.files@gmail.com>
 

 

 

 “Não temos exatamente uma vida curta, mas desperdiçamos uma grande parte dela. A vida, se bem empregada, é suficientemente longa e nos foi dada com muita generosidade para a realização de importantes tarefas.”

Sêneca

 

Certo dia o Senhor Tempo se enfureceu...

 Estava cansado de tantas reclamações...

 Sua caixa de mensagens apitava sem parar com frases assim:

  • “Não tenho tempo para nada. ”
  • “Faço um monte de coisas, mas não tenho tempo para mim. ”
  • “O tempo parece estar passando mais depressa. ”
  • “O tempo voou e nem vi meus filhos crescerem. ’
  • “O tempo passou e eu não consegui encontrar um amigo querido, que sem avisar, se foi.”

 O Sr. Tempo, que a todos serve, pensou sobre uma possível solução...  

E decidiu que diante de tantas reclamações, ele daria mais uma hora por dia a todos e que deveria ser utilizada de forma a atender o motivo da reclamação.

Ao receberem essa notícia, muitos ficaram felizes, outros reclamaram que apenas uma hora seria pouco.

Mas o Sr. Tempo não se abalou, seguiu com o Decreto, que dizia que além de uma hora por dia, ao final de um mês as pessoas deveriam prestar contas de como a vida havia mudado...

 Um mês depois...

  RECLAMAÇÕES!

  • “Estou mais cansado. ”
  • “Surgiu mais trabalho. ”
  • “Uma hora não é suficiente. ”
  • “Uma hora a mais não adiantou..."

As insatisfações permaneciam.

A correria permanecia.

O tempo continuava voando sem que as pessoas vissem....

Diante disso, o Sr Tempo decretou que não seria mais concedida a hora extra, mas que Ele continuaria à disposição de todos.

E sugeriu que todos tirassem alguns minutos do dia para que refletissem como o estavam usando... 

Você está usando bem?

O que cabe nas suas 24 horas?

O que gostaria que coubesse? 

O que você responderia ao Sr Tempo?

 

Que no início deste novo ano possamos refletir como temos utilizado o nosso tempo e o que é necessário para o utilizarmos de maneira mais profícua, de forma a nos aproximarmos do Ideal Humano.

 Thenille Carmo

Aluna da Nova Acrópole - Lago Norte - Brasília - DF

 

                                                                                    

  

  

Vídeo-palestra: ESTOICISMO: Sêneca ensina sobre o Tempo e o Sentido da Vida - Prof. Ana Paula Leobas, Nova Acrópole  Neste vídeo,   a professora Ana Paula Leobas da Nova Acrópole de Palmas traz um pouco da obra do filósofo estoico Sêneca, "Sobre a brevidade da vida". Curiosamente, já na sua época falavam da falta de tempo e ele demonstra soluções filosóficas que são perfeitamente aplicáveis nos nossos dias. 

Vídeo-palestra: O TEMPO, segundo Gibran - Série "O Profeta" - Lúcia Helena Galvão O Profeta, de Khalil Gibran, reúne poesias muito belas e cheias de sabedoria sobre todos os temas importantes da vida. Neste vídeo, a professora Lúcia Helena Galvão comenta sobre o capítulo referente ao Tempo.

Shorts: Como você está cuidando do seu tempo? Neste vídeo curto, a professora Lúcia Helena Galvão fala um pouco sobre o que de fato é aproveitar o tempo que temos.

Livro: Sobre a Brevidade da Vida: Edição especial com prefácio de Lúcia Helena Galvão Maya. Uma das obras mais conhecidas de Sêneca é, também, um ensaio moral que traz poderosas reflexões acerca da morte, da natureza humana e da arte de viver. Seus princípios de sabedoria, embora escritos há mais de dois mil anos, continuam proporcionando grandes lições na atualidade. 

  

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:     

 

                                                           

 

 

 

Clique aqui para acessar as edições anteriores da Newsletter

 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.