Theresa Catharina de Góes Campos

 
De: 2001 Video [mailto:email@2001video.com.br]
Enviada: ter 25/4/2006 19:38
Para: Theresa Catharina G. Campos
Assunto: 2001 Video - Lancamentos para locacao

 
EM MINHA TERRA

(Country of My Skull, EUA/IRL/AFS, 2004, 103’)
Sony – Drama – 16 anos
De: John Boorman
Com: Samuel L. Jackson, Juliette Binoche, Brendan Gleeson

Dois jornalistas acompanham na Comissão da Verdade e Reconciliação os depoimentos de abusos contra os direitos humanos na África do Sul, que pôs frente a frente os torturadores e suas vítimas para um ato final de confissão e anistia.
Comentário: Baseado no romance autobiográfico Country of My Skull : Guilt, Sorrow, and the Limits of Forgiveness in the New South Africa, escrito pela poeta, escritora e jornalista sul-africana Antjie Krog, adaptado para as telas pela conterrânea Ann Peacock, a mesma roteirista de As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Direção do inglês John Boorman (Amargo Regresso e Excalibur); exibido na 29ª Mostra BR de Cinema.
Extras: comentário em áudio do diretor John Boorman (sem legenda) * cenas excluídas (sem legenda) * entrevistas (sem legendas)


Apartheid

Vidas separadas

As bases desssa política segregacionista remontam ao início da criação da União Sul-Africana em 1910, com a sucessiva promulgação de leis que tolhiam os direitos da população não-branca da região. Uma das primeiras, e mais importantes, foi o Ato de Terras Nativas (Natives Land Act, 1913) que reservava aos brancos, descendentes de ingleses e holandeses (africânderes) por volta de 90% de todo território nacional. Outras leis – que subjugavam ainda mais a população nativa – foram criadas a partir da ascensão ao poder do Partido Nacional, formado pelos africânderes, nos anos 50. Uma das mais conhecidas, a Lei dos Passes (Pass Laws) permitia à população negra o trânsito, somente a trabalho, pelas terras habitadas pelos brancos, com apresentação de passaporte e vistos especiais. A abertura veio somente a partir da eleição em 1989 de Frederick de Klerk, que deu início ao desmantelamento do regime segregacionista. O líder Nelson Mandela, preso desde 1963, foi libertado em 1990, vencendo as eleições presidenciais em 1994.
  1. Mandela – Um Grito de Vitória (1996)
  2. Bopha! À Flor da Pele (1993)
  3. O Poder de um Jovem (1992)
  4. Sarafina! (1992)
  5. Um Mundo à Parte (1988)
  6. Um Grito de Liberdade (1987)
 

Jornalismo com ética e solidariedade.