Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
Reynaldo Domingos Ferreira recomenda artigo de CARLOS SAMPAIO, 
Professor da Pós-graduação em “Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual”, 
da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
 
 sobre o filme AINDA ESTOU AQUI
De: Reynaldo Ferreira <reydferreira@gmail.com>
Date: qua., 29 de jan. de 2025 
 
AINDA ESTOU AQUI
 
REPASSANDO O BRILHANTE E MERITÓRIO ARTIGO DE CARLOS SAMPAIO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)
SOBRE O FILME  " AINDA ESTOU AQUI ", DE WALTER SALLES, UM DOS CINEASTAS MAIS RICOS DO MUNDO, QUE NÃO VI E NÃO ME INTERESSA VER, APESAR DE A MÍDIA BRASILEIRA -  COMO BEM DIZ O ARTICULISTA -, DOMINADA, EM SUA GRANDE MAIORIA, POR JORNALISTAS DE ESQUERDA, O HAVER CONSIDERADO COMO OBRA-PRIMA CINEMATOGRÁFICA, O QUE TAMBÉM NÃO ACREDITO QUE SEJA.
 SEM TER VISTO O FILME, REPITO, CONCORDO COM O QUE DISSE SOBRE A PELÍCULA O COMPETENTE CRÍTICO DO JORNAL "LE MONDE ".

 
PELO QUE DIZ SAMPAIO, QUE VIU O FILME, TENHO A COMPREENSÃO DE QUE WALTER SALLES, AO ABORDAR A HISTÓRIA DA RICA FAMÍLIA DE RUBENS PAIVA - QUE CONHECI PESSOALMENTE, EM 1963, COBRINDO OS TRABALHOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS PARA O JORNAL "O ESTADO DE S. PAULO "-, TAMBÉM UM MILIONÁRIO, SE IDENTIFICOU COM O PERSONAGEM A TAL PONTO DE SE CONSCIENTIZAR DE HAVER REALIZADO UMA OBRA SOBRE ELE PRÓPRIO, DONO DE UM BANCO, MAS DE CRENÇA SOCIALISTA. E PRECISO DIZER QUE, NO BRASIL, SER SOCIALISTA, NA OPINIÃO DE MEMBROS DA ELITE, FAZ A DIFERENÇA.

 
SALLES EXALTOU A FIGURA DE CHE GUEVARA, EM " DIÁRIOS DE MOTOCICLETAS " (2004), CHEGANDO ATÉ MESMO, ÀS VEZES, A CONTRADIZER O PERFIL QUE O PAI DO GUERRILHEIRO DE CUBA, UM ARGENTINO DE CÓRDOBA , TRAÇA DELE, EM SEU LIVRO DE MEMÓRIAS. TAMBÉM O ESCRITOR CUBANO REINALDO HAHN, EM SEU LIVRO, DE MEMÓRIAS, ESCRITO DEPOIS DE SE EXILAR 
NOS EUA. FAZ UM RELATO IMPRESSIONANTE SOBRE AS BARBARIDADES COMETIDAS POR CHE GUEVARA. HAHN ESCAPOU POR UM TRIZ DE SER LEVADO POR ELE AO PAREDÓN, COMO ACONTECEU COM VÁRIAS 
CENTENAS DE PESSOAS. 

 
MAS COMO DISSE ANTERIORMENTE, HÁ MUITA CONTROVÉRSIA SOBRE O DESAPARECIMENTO E ASSASSINATO DE RUBENS PAIVA, QUE, DE FATO, COMO LEMBRA SAMPAIO, FOI PRESO POR MILITARES, AO RECEBER, NO AEROPORTO DO RIO, MENSAGEIROS DE TERRORISTAS, EXILADOS NO CHILE, SOB FINANCIAMENTO DELE PRÓPRIO. MAS DEPOIS DE RESPONDER A UM INQUÉRITO - POSSIVELMENTE SOB TORTURA, FATO COMPROVADO POR MUITOS - FOI LIBERADO.  

 
A HISTÓRIA, PORÉM, DE SEU SEQUESTRO, POR MILITARES DISFARÇADOS, APÓS TER SIDO LIBERADO, CARECE AINDA DE COMPROVAÇÃO HISTÓRICA. AS ILAÇÕES SÃO MUITAS. É POSSÍVEL ATÉ QUE TENHA SIDO ASSASSINADO POR MILITANTES DA ESQUERDA, SABEDORES DE ELE, SOB TORTURA, HAVER REVELADO A IDENTIDADE DE MUITOS TERRORISTAS. É UMA HIPÓTESE. A ESTE PROPÓSITO, VALE A PENA LER A RELAÇÃO, QUE NOS DÁ CARLOS SAMPAIO, DAS 114 PESSOAS, SEM VINCULAÇÃO COM A LUTA POLÍTICA, ASSASSINADAS POR TERRORISTAS, QUE HOJE OCUPAM ALTOS, BEM REMUNERADOS, CARGOS DA REPÚBLICA.
.
SOBRE JOÃO GOULART, QUE TAMBÉM CONHECI PESSOALMENTE, TENHO UMA POSIÇÃO, QUE EXPUS, EM MEU LIVRO "PROFISSÃO:JORNALISTA ", EDITADO RECENTEMENTE PELA KINDLE DIRECT PUBLISHING, DA AMAZON. 
SÓ QUERO DIZER AQUI QUE NÃO HAVIA UNANIMIDADE, NAS FORÇAS ARMADAS, EM RELAÇÃO À SUA DEPOSIÇÃO DO PODER, PARA O QUAL FOI ELEITO PELO POVO.
 
O TERCEIRO EXÉRCITO, POR EXEMPLO, SOB O COMANDO DO GENERAL AMAURY KRUEL, QUERIA  PARTIR
 
COM SUA TROPA PARA BRASÍLIA A FIM DE DEFENDER A PERMANÊNCIA DE GOULART NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, MAS FOI IMPEDIDO DE ASSIM PROCEDER POR ELE  PRÓPRIO, QUE, NO INÍCIO DA TARDE, DO DIA 31 DE MARÇO DE 1964 - EU COBRIA ENTÃO O GABINETE DO PRESIDENTE DO SENADO, AURO DE MOURA ANDRADE -, ABANDONOU, EM SILÊNCIO, O PALÁCIO DO PLANALTO, VOANDO, EM SEGUIDA, PARA PORTO ALEGRE, E LÁ CHEGANDO, FOI DIRETO PARA A SEDE DO III EXÉRCITO, ONDE, AO ENCONTRAR KRUEL, NA FRENTE DE VÁRIOS JORNALISTAS, ALGUNS MEUS CONHECIDOS, AFIRMOU: - NÃO QUERO VER DERRAMAMENTO DE SANGUE, ENTRE IRMÃOS, POR MINHA CAUSA!... ISTO NUNCA, JAMAIS.

 
LEIAM AGORA O ARTIGO DO PROFESSOR CARLOS SAMPAIO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. RDF
 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.