Theresa Catharina de Góes Campos

 

26 May 2006 13:21:57 -0300
De: "Manoel Craveiro"

A poesia e o coração

 

         Não estou falando de poemas românticos ou histórias de amor, especialistas alemães afirmam que recitar poemas clássicos gregos pode ajudar a prevenir arritmias cardíacas e melhorar o fluxo sanguíneo ao cérebro.

         Os versos ideais seriam dos poemas de Homero, como por exemplo a Ilíada aventura épica recentemente vista em filme. Os versos hexamétricos recitados parecem levar a uma sincronização do ritmo respiratório e cardíaco.

         Os efeitos benéficos de versos recitados em voz alta já haviam sido  levantados coma utilização do Rosário católico e do Mantra OM do budismo. A métrica desses versos levaria a uma freqüência respiratória de seis vezes por minuto.

         Uma pesquisa alemã relata a investigação dos efeitos sobre a sincronização cardio respiratória exercida pela recitação de poemas hexamétricos.

         Indivíduos sadios eram submetidos ao acompanhamento do seu ritmo cardíaco além do fluxo de ar pela boca e nariz, durante três tipos de exercícios: recitação de hexamétricos, respiração controlada e respiração livre.

         Os resultado mostraram que a recitação dos poemas gregos de Homero, levava a um padrão respiratório que produzia uma sincronização cardio-respiratória e também levava a diminuição do número de batimentos cardíacos precoces as extrassistoles, traduzidas pelo sintoma da palpitação.

         Mais uma vez a ciência comprova que muito do que se pratica de forma intuitiva durante séculos pode fazer bem ao corpo e a mente.  

 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.