De repente num domingo (Vivement dimanche!), de
François Truffaut
França, 1983, 35mm, pb, 110’
Elenco: Fanny Ardant, Jean-Louis Trintignant,
Jean-Pierre Kalfon, Philippe Laudenbach
Sinopse: Quando Claude é assassinado durante uma
caçada, as suspeitas recaem sobre Julien, uma
vez que sua mulher Marie-Christine era amante da
vítima. Quando esta é também assassinada, Julien
finge fugir para o exterior, mas esconde-se em
sua agência imobiliária. É sua secretária,
Barbara, que, orientada por ele, vai ocupar-se
das investigações.
François Truffaut
Nascido em 6 de fevereiro de 1932, François
Truffautt teve uma infância muito difícil.
Vivenciou paralelamente a ocupação francesa
pelos alemães e a desagregação do lar, resumida
no autobiográfico Os incompreendidos,
estrelado por Jean-Pierre Léaud, que viria a ser
seu alter ego nas telas. Aos oito anos foi
enviado pelos pais para a avó. Desde então,
passou a se refugiar no colossal Gaumont-Palace,
com capacidade para 4.500 espectadores, sua
segunda casa.
Aos
quinze anos, fundou um cineclube, condenado à
falência por concorrer com outro cineclube
gerenciado pelo crítico André Bazin, que mais
tarde incentivou Truffaut a escrever suas
primeiras críticas para a recém-fundada revista
Cahiers du Cinéma.
Ali
Truffaut conheceu uma geração que faria história
trocando as máquinas de escrever pelos
equipamentos de filmagem. Ao lado de Godard,
Chabrol, Rohmer, Resnais e Rivette, entre
outros, Truffaut desenvolveu nas páginas a
teoria do cinema de autor e nas telas a poética
da Nouvelle Vague.
Foi
assistente de Roberto Rosselini, co-produtor de
O testamento de Orfeu, de Jean Cocteau,
escritor do roteiro de Acossado, de
Godard, e Mata-Hari, de J. Richard.
Dedicou um livro antológico de entrevistas a
Alfred Hitchcock. Nos filmes, deixou registradas
suas paixões pela literatura, pelo cinema e
pelas mulheres.
Para Truffaut, um filme era um gesto de amor
movido pela paixão feminina: Jeanne Moreau,
Bernadette Laffont, Catherine Deneuve,
Jacqueline Bisset, Isabelle Adjani e Fanny
Ardant foram alvos de uma câmera enternecida e
apaixonada. O cineasta foi ainda ator de alguns
de seus próprios filmes: A noite americana
(Oscar de Melhor Filme Estrangeiro), O garoto
selvagem e O quarto verde.
Morreu prematuramente, aos 52 anos, vítima de
câncer no cérebro.
De
todos os cineastas da Nouvelle Vague, foi aquele
que cultivou a mais intensa relação com o
cinema, passando por quase todos os estágios da
experiência cinematográfica.
Esta mostra dá continuidade a uma série de
ciclos, iniciada no ano passado, com filmes de
diretores da Nouvelle Vague, programados pela
Cinemateca Brasileira.
Núcleo de Programação
Sala Cinemateca
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Mariana
próxima ao Metrô Vila Mariana
Maiores Informações pelos telefones: 5084-2177
(ramal 210) ou 5081-2954
ingressos: R$ 8,00 (inteira)
R$ 4,00 (meia-entrada)
Atenção: Estudantes do Ensino Fundamental e
Médio de Escolas Públicas têm direito à entrada
gratuita mediante a apresentação de carteirinha.
Filmografia de François Truffaut:
De
repente num domingo
(Vivement dimanche!), 1983
A
mulher do lado
(La femme d'à côté), 1981
O
último metrô
(Le dernier métro), 1980
O
amor em fuga
(L'amour en fuite), 1979
O
quarto verde
(La chambre verte), 1978
O
homem que amava as mulheres
(L'Homme qui aimait les femmes), 1977
Na
idade da inocência
(L'Argent de poche), 1976
A
história de Adèle H.
(L'histoire d'Adèle H.), 1975
A
noite americana
(La nuit américaine), 1973
Uma
jovem tão bela como eu
(Une belle fille comme moi), 1972
As
duas inglesas e o amor
(Les deux anglaises et le continent), 1971
Domicílio conjugal
(Domicile conjugal), 1970
O
garoto selvagem
(L'enfant sauvage), 1969
A
sereia do Mississipi
(La sirène du Mississippi), 1969
Beijos proibidos
(Baisers volés), 1968
A
noiva estava de preto
(La mariée était en noir), 1967
Fahrenheit 451
(Fahrenheit 451), 1966
Um
só pecado
(La peau douce), 1964
O
amor aos vinte anos - episódio Antoine e Colette
(L'amour à vingt ans - Antoine et Colette), 1962
Jules e Jim - uma mulher para dois
(Jules et Jim), 1961
Atirem no pianista
(Tirez sur le pianiste), 1960
Os
incompreendidos
(Les quatre cents coups), 1959
Une
histoire d'eau
(curta-metragem), 1958
Os
pivetes
(Les
mistons) (curta-metragem), 1957
Une
visite
(curta-metragem), 1955
De
repente num domingo
(Vivement
dimanche!), de François Truffaut
França, 1983, 35mm, pb, 110’