Theresa Catharina de Góes Campos

  Saiu no Jornal
26/10/03 -19h50

"Pais Querem Informação Sobre Síndrome Raríssima de Filha"

Elaine Granconato
Diário do Grande ABC

Letícia Alves Oliveira, 4 anos e 10 meses, de São Bernardo, é portadora de síndrome raríssima denominada Aicardi Goutières, que lhe causou paralisia e atrofia cerebral. Segundo os pais da menina, Malvina e Geraldo Oliveira, a doença, descoberta na década de 80 e que possui cerca de 50 casos em todo o mundo, é hoje incurável.

Dessa forma, os pais da criança querem trocar informações e descobrir novos casos da síndrome, principalmente no Brasil e na América Latina, uma vez que a maioria está registrada na Europa. "Queremos localizar familiares e amigos de pessoas que tenham parentes ou filhos portadores da mesma síndrome de nossa filha", afirmou Oliveira.

De acordo com o pai, Letícia nasceu com a doença, que é genética, mas os médicos só a descobriram por volta dos dez meses de vida. "Sabemos que existem outros dois casos no Brasil, mas não sabemos onde", afirmou Oliveira, ao acrescentar que a doença foi descoberta pelo médico Jean Aicardi. Em 30% dos casos, os portadores da doença vivem de quatro a cinco anos. Letícia, desde os dois meses, faz fisioterapia duas vezes por semana. No passado recente, fez aulas de hidroterapia e de equoterapia.

As pessoas interessadas em se corresponder com os pais de Letícia podem fazê-lo pelo telefones (11) 9506-2524 / 9795-4222 ou pelos seguintes endereços eletrônicos:

oliveira_gc@yahoo.com.br, malvinaoliver@ig.com.br e família_oliveira@hotmail.com
 

Jornalismo com ética e solidariedade.