Theresa Catharina de Góes Campos

 
Casamento é mais difícil no início...depois, vai melhorando.
 
Digo isso fundamentada em conversas com pessoas que me alegram por serem felizes no casamento, inclusive confirmadas por mamãe, quando eu, ainda adolescente, lhe perguntei sobre a veracidade da observação popular "no começo, tudo são rosas...".
 
Mamãe riu e me disse que não era verdade. "No início, o casamento é bem mais difícil". São duas pessoas diferentes que passam a conviver juntas, com novas responsabilidades mútuas, partilhando o mesmo espaço e assim praticamente mudam sua visão da privacidade individual mais íntima.
 
Aos poucos, esses dois adultos vão se acostumando positivamente um ao outro, se ajustando, se adaptando com respeito e amor, construindo uma nova realidade.
 
"E com o passar do tempo, a convivência vai melhorando, o conhecimento um do outro torna-se maior, mais profundo, deixando o casal mais à vontade um com o outro." 
 
As dificuldades, os obstáculos comuns à vida, são vencidos. A união das duas pessoas se solidifica. "E o casamento vai se tornando, nesse processo realista de crescimento e superação, um casamento mais feliz."
 

Jornalismo com ética e solidariedade.