Theresa Catharina de Góes Campos

 
De: Prodasen - Comunicação Social
Enviada: seg 30/10/2006 09:46
Assunto: Utilidade pública (a quem deverá recorrer quando precisar)

 

  OUVIDORIA DO GDF

 DEFESA CIVIL

 NOVACAP

Telefone:156. Atendimento:24h

 

Quando chamar: Para solicitar ou reclamar de qualquer serviço prestado pelo governo, em todas as áreas. A ouvidoria atende e encaminha o pedido ao órgão responsável, que deve apresentar uma resposta em 15 dias. A resposta é, então, repassada ao cidadão.

Telefone:199. Atendimento:24h

 

Quando chamar:Para verificar construções que apresentem grandes rachaduras, estalos nas estruturas e deformação de vigas e pilares. Árvores em iminência de cair, alagamentos, fios desencapados ou qualquer situação que represente perigo também são de competência do órgão, que ainda atende denúncias de ocupações irregulares em áreas de risco.

 

Telefone:32338099.Ramais:260/238 e 356. Atendimento: 2ª a 6ª-feira, das 8h às 18h.

 

Quando chamar:Parar cortar árvores que estejam na iminência de cair, o atendimento é pelo ramal 260. A solicitação para desentupimento de bueiros ou para solucionar qualquer problema da rede pluvial, o número indicado é o 238. A Novacap ainda atende, pelo ramal 356, pedidos para tapar buracos em vias urbanas.

 

  POLÍCIA MILITAR

 DETRAN

 BELACAP

Telefone:190.Atendimento:24h

 

Quando chamar: A sentir-se em situação de risco, como ameaça com qualquer tipo de arma ou pessoas e  movimentações suspeitas. Quando um crime já estiver ocorrendo, a solicitação de viatura também é feita pelo 190. Acidentes de trânsito com vítimas ainda são de responsabilidade da PM. Para solicitar mais policiamento em uma região, deve-se entrar em contato com o batalhão responsável pela área. Informações:3445-2596. 

 

Telefone:156. Atendimento:24h

 

Quando chamar: Ao ser fechado por outros carros em estacionamentos públicos ou avisar um motorista que coloca em risco a vida de outras pessoas no trânsito, como um condutor alcoolizado. Usado também em caso de acidentes de trânsito, semáforos com problemas, buracos ou problemas em vias urbanas.

Telefone:32130107. Atendimento: 2ªa 6ª-feira, das 8h às 18h. O telefone 92246112 - 24h.

 

Quando chamar: Em casos de lixo acumulado ou animais mortos nas ruas. Limpeza de parada de ônibus e de vias pública também podem ser solicitadas nesse número.

 POLÍCIA CIVIL

 SAMU

 SECRETARIA DE FISCALIZAÇÃO E ATIVIDADES URBANAS (Sefau) 

Telefone:197.Atendimento:24h

 

Quando chamar: Esse telefone para denúcias anônimas como pontos de tráfico de drogas ou paradeiro de foragidos. Para registrar ocorrências, é preciso ir até a delegacia mais próxima. Casos de desaparecimento, extravio de documentos, acidentes sem vítima e furtos simples podem ser registrados na Delegacia Virtual: www.pcdf.df.gov.br 

 

Telefone:192.Atendimento:24h

 

Quando chamar: Em situações de emergência médica. Problemas de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica ou gineco-obstétrica, entre outras.

Telefone:156 ou nas diretorias de fiscalização presentes em 23 administrações regionais. Atendimento: 2ª a 6ª-feira, das 8h às 18h

 

Quando chamar: Para denunciar avanço em área pública por estabelecimentos comerciais ou residências, e invasões em área ambiental. A Sefau também recebe denúncias de estabelecimentos que não possuem alvará.

 CORPO DE BOMBEIROS

 CAESB

 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS (Semarh) 

Telefone:193.Atendimento:24h

 

Quando chamar: Na iminência ou ocorrência de incêndio e salvamentos de qualquer ordem - afogamento, asfixia, acidentes com vítima.Em toda situação que apresente risco, como alargamentos e possível queda de árvores ou marquises. No caso de animais soltos, que ofereçam perigo à população, os bombeiros também atendem, mas é preferível procurar a Zoonoses, a Polícia Ambiental ou o Ibama. 

 

Telefone:115.Atendimento:24h

 

 Quando chamar: Entupimentos ou estouro de tubulações de água e esgoto públicos. A Caesb também pode ser acionada para consertar as bombas que acionam poços artesianos em condomínios horizontais.

Telefone:0800-646-1516.Atendimento:2ª a 6ª-feira, das 8h às 18h.

 

Quando chamar: Em casos que ameacem o meio ambiente e apresentem risco à população, como vazamento ou cheiro forte de combustível em um posto de gasolina. Pode ser acionada ainda no caso de barulho excessivo próximo a áreas residenciais ou para denunciar corte de árvores sem licença, desmatamentos em área rural e abatedouros clandestinos:

 CEB

 ZOONOSES

 POLÍCIA AMBIENTAL

Telefone:0800-610196

 

Quando chamar: No caso de problemas na iluminação pública: derrubadas de postes, lâmpadas queimadas de postes, queda de fios ou fios desencapados. È importante saber que a CEB não se responsabiliza pela iluminação e fiação dentro de propriedades privadas, inclusive condomínios. Problemas com a conta de energia também  são resolvidos nesse número

Telefones:3343-1259/3341-1900. Atendimento:  2ª a 6ª-feira, 8h às 18h.

 

Quando chamar: O primeiro número atende reclamações sobre existência ameaçadora de mosquitos e animais peçonhentos, como aranha e escorpião (não apreende cobras). A equipe da Zoonoses visita o local e avalia se há proliferação dos animais na região e o motivo. O segundo telefone deve ser usado para captura de roedores, morcegos, cães e gatos. A Zoonoses também verifica a qualidade da água que chega até as casas. 

 

Telefone: 3301-8140. Atendimento:24h

 

Quando chamar: Para capturar animais silvestres, inclusive cobras. Atende ainda em casos de desmatamento, queimadas, degradação ou qualquer tipo de ameaça ao meio ambiente.

 IBAMA

 VIGILÂNCIA SANITÁRIA

 

Telefone:0800-618080

Horário de atendimento: 2ª a 6ª-feira, 8h às 18h.

 

Quando chamar: Para denunciar tráfico e venda ilegal de animais, caça em área ambiental e qualquer tipo de crime contra o meio ambiente, como a retirada de areia do fundo de um rio ou córrego. Ainda pode ser acionado em caso de incêndio e para fazer a apreensão de animais silvestres.

Telefones: 3325-4806 ou 3325-4808

Horário de atendimento: 2ª a 6ª-feira, das 8h às 18h.

 

Quando chamar: Ao perceber qualquer irregularidade que comprometa a saúde das pessoas: alimentos ou produtos vencidos em supermercados, sujeira e má qualidade de alimento em restaurante e bares, e consultórios com condições de higiene precárias, entre outros. 

 

 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.