Theresa Catharina de Góes Campos

   

O ILUSIONISTA

(The Illusionist) EUA / República Tcheca, 2006, 1h50. 
Direção: Neil Burger

Com Edward Norton, Paul Giamatti, Jessica Biel, Rufus Sewell, Eddie Marsan, Jake Wood, Tom Fisher, Vincent Franklin, Philip McGough.

O famoso ilusionista Eisenheim deixa as platéias de Viena espantadas com seu impressionante espetáculo de mágica. Suas apresentações despertam a curiosidade de um dos mais poderosos homens da Europa, o príncipe Leopold. Certo de que as mágicas não passam de fraudes, Leopold vai ao show de Eisenheim disposto a desmascará-lo. Sophie, noiva do príncipe é chamada ao palco para participar de um número, ela reconhece em Eisenheim uma paixão juvenil. Eles iniciam um romance clandestino, e o príncipe delega a um inspetor de polícia a missão de descobrir a verdade por trás do trabalho do mágico. Este, no entanto, prepara-se para demonstrar a maior de suas ilusões.
---------------

 

Ler também:

 

Premiado e aclamado pela crítica: você precisa ver este filme fascinante que está na Netflix - Revista Bula

 

 

 

 (...) “O Ilusionista” exalta o valor do imaterial na existência humana, sempre plena de 

contradições. (...)
 

O roteiro do diretor ancora-se no que Uhl, o inspetor-chefe de Viena interpretado por Paul Giamatti, narra em flashback. Inspirado num conto do romancista americano Steven Millhauser, ganhador do Pulitzer por “Martin Dressler — The Tale of An American Dreamer” (1996), sem edição em português, “O Ilusionista” se desdobra sobre o temperamento impulsivo de Eisenheim, tão perdidamente apaixonado que elabora um plano para viver seu amor pela duquesa Sophie von Teschen, (...)
 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.