Theresa Catharina de Góes Campos

  www.reservacultural.com.br

Cartas de Iwo Jima
Cartas de Iwo Jima

Junho de 1944. Tadamichi Kuribayashi, o tenente-general do exército imperial japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista, Kuribayashi recebe do Japão a incumbência de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. Os japoneses sabiam que as chances de sair dali vivos eram mínimas. Enquanto isto acontece, Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica dos japoneses.

Premiações:
- Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição de Som.
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, além de ser indicado na categoria de Melhor Diretor.
Saiba Mais:
- Cartas de Iwo Jima foi rodado simultaneamente a A Conquista da Honra (2006). Apesar disto não há nenhum integrante do elenco que apareça nos dois filmes.
- Ken Watanabe leu as cartas enviadas pelo verdadeiro general Tadamichi Kuribayashi à sua família, como forma de se preparar para o personagem.

 

Jornalismo com ética e solidariedade.