Theresa Catharina de Góes Campos

  JORNALISTAS EM SITUAÇÃO DIFÍCIL
VERGONHA

Os donos do Jornal de Brasília e do Tribuna do Brasil (jornais com sede em
Brasília) não pagam os salários em dia e ainda têm a coragem de alegar que o culpado é o GDF (governo local), por não repassar as verbas publicitárias.

Nunca se viu tanta humilhação! Os profissionais estão sem poder pagar aluguel, luz, telefone, gasolina, e a resposta que recebemos é de que é preciso esperar mais um pouco. Até quando? A degradação das relações trabalhistas chegou ao ponto de não haver mais respeito aos direitos fundamentais.

Não basta obrigar todo mundo a se transformar em pessoa jurídica, como já fazem os donos do Jornal do Brasil (jornal do Rio de Janeiro); agora querem que todos trabalhem sem receber em dia. Não pagam nem sequer o 13° em dia.

Pior, há suspeita de que empresários também não depositam o FGTS, não pagam o INSS e não recolhem o Imposto de Renda Retido na Fonte. Um absurdo que o Estado não faz nada para impedir.

Tanta gente numa situação dessas e ainda tem jornal que critica a Câmara dos Deputados porque paga salário digno ao jornalista que se submete a um concurso público.

Vergonha é o salário que a chamada mídia privada e livre paga, e quando paga. Que livre iniciativa é essa que não se sustenta sem o dinheiro público? O que faz a mídia privada com o R$1,6 bi que o poder público gasta com a publicidade todos os anos?

Vamos entrar em negociação salarial e as perspectivas não são boas.

Romário Schettino
Presidente do Sindicato dos Jornalistas do DF
 

Jornalismo com ética e solidariedade.