Theresa Catharina de Góes Campos

 
ACADEMIAS SEMPRE DÃO LUCRO AOS HOTÉIS
 
A hospedagem em um hotel confortável é decidida com base, inclusive, nas instalações e nos serviços que pode oferecer aos seus clientes.
 
Um dos principais diferenciais para a escolha de um hotel está na academia de ginástica a ser utilizada regularmente, da qual se exige equipamentos diversificados e professores especializados, além de ambientes adequados.
 
Para a grande maioria dos hóspedes, a consciência de que necessitam exercitar-se, tanto em suas viagens de negócios como nos períodos de lazer, sozinhos ou acompanhados de seus familiares e amigos, faz com que selecionem o hotel que dispõe do que eles precisam, todos os dias, para relaxarem e, praticando atividades físicas, preservarem a sua saúde, seu bem mais precioso.
 
Homens e mulheres atualizados procuram essas condições, que são uma prioridade maior do que o preço de uma diária. Ou melhor, considera-se que o valor da hospedagem foi calculado, também, com a inclusão de uma academia de ginástica.
 
Na contabilidade de lucros e despesas dos estabelecimentos hoteleiros, o que não se deve negligenciar, portanto, é o papel de importância e destaque representado pelo uso dessas instalações, a cada dia mais valorizadas, não só  pelos médicos, como por outros profissionais, enfim, por todas as pessoas esclarecidas.
 
Na academia do hotel, os hóspedes têm acesso rápido e seguro ao local, cientes, igualmente, de que ali vão encontrar uma equipe de professores de educação física, preparados para orientá-los com eficiência e cuidado nas atividades as mais variadas.
 
Muitas vezes, entretanto, o lucro que as academias representam para os hotéis é menos visível...porque já estão incluídos no valor das diárias diretamente pagas pelos hóspedes ou seus agentes.
 
O que não significa, porém, que essa contínua, constante e permanente lucratividade que as academias de ginástica sempre proporcionam aos hotéis, por assumir uma forma discreta de ganho, não exista! Trata-se, na verdade, de um lucro embutido em outros valores, com a sua visibilidade um tanto prejudicada...
 
Esses lucros disfarçados ou vendados, ocasionalmente "guardados a sete chaves" ,ou talvez , até mascarados com outros nomes no registro contábil, induzem a uma conclusão errada. No entanto, quem sabe procurar de olhos abertos, guiados por mente bem preparada, vai logo encontrá-los.
 
Para sermos justos e realistas, nessa questão podemos afirmar, sem medo de errar: as academias para atividades físicas que funcionam nos hotéis estão sempre proporcionando bons lucros aos hotéis!
 
Theresa Catharina de Góes Campos
São Paulo, 28 de abril de 2007
 

Jornalismo com ética e solidariedade.