Theresa Catharina de Góes Campos

 

Percorrendo as Várias Veredas do Sertão Humano

 

Raquel F. Souza [1]

 

A obra “Grande Sertão: veredas”, de Guimarães Rosa, apresenta um diálogo submerso às palavras, entre a construção dos protagonistas (Riobaldo e Diadorim) e as filosofias moderna e clássica.

Tal diálogo faz-se presente através de vários elementos constituintes da narrativa; tais como: pensamentos dos personagens, monólogos interiores, traços de personalidade, questionamentos feitos no decorrer da “estória”, outros.

 

A obra referida mostra-se rica, pois constrói personagens que dialogam com teorias filosóficas platônicas, socráticas, aristotélicas, agostinianas, cartesianas, sarthrianas, entre outras, ou seja, uma viagem em meio aos saberes filosóficos de todos os tempos, depositada em duas personagens capazes de dizerem muito, mesmo, às vezes, permanecendo mudas.

 

As personagens protagonistas, no desencadear da “estória”, levantam discussões válidas a todos os tempos e a todo ser humano pensante, tais como: bem e o mal; Deus e o Diabo (que representam o mundo bipartido bem descrito por Agostinho); raciocínio sobre o próprio pensamento; (...); é onde fica perceptível o valor e a genialidade de Guimarães Rosa, ao passo que não coloca tais características em personagens cultos ou letrados; coloca-as em sertanejos: pessoas brutas e incompreensivas, com sede de vingança, mas ao mesmo tempo, sublimes, pois são capazes de sentir amor um pelo outro, mesmo que a princípio sem aceitação ou racionalidade.

 

Tal obra convida-nos à reflexão, ao trazer a expressão “no nada” como ponto de partida do enredo que se desencadeará. Todos os discursos filosóficos iniciam-se a partir de “negativas”; neste não seria diferente.

 

O desafio é apresentado ao leitor através da adoção de um discurso enganador, que não passa de ilusão ou metafísica; aparentemente, uma obra inocente e simples, mas totalmente filosófica; que mistura personagens sertanejos ao discurso de grandes pensadores, o que pode ser percebido na construção e constituição dos personagens- protagonistas. O exemplo mais claro a ser citado aqui é o personagem Riobaldo, um jagunço que desenvolve monólogos interiores; questionamentos; críticas; perguntas que envolvem a existência humana, jamais respondidas; passa por mudanças comportamentais; não as aceita; se  posiciona, ora como um “ pensador”, ora como um humano rês.

 

Nosso intuito aqui é o de ligar os discursos filosóficos aos literários, que há na obra “Grande Sertão: veredas”, a fim de identificar a ficção e o humano que há na construção das personagens principais, tal como encontrar nos discursos intelectuais “filosóficos” o que liga tais personagens ao lugar da verossimilhança, capaz de fazer-nos aceitar o convite de Rosa à reflexão e aproximá-los da realidade; da nossa realidade; num processo constitutivo. “ A linguagem constitui a realidade” (Wittgeinsten).

 

Ao inserir características humanas nos personagens (tão humanos) como: medo do desconhecido; medo do mal; personalidade; falsidade (representação); maldade e amor, ao mesmo tempo, outras; João Guimarães Rosa consegue mexer com o senso intelectual do leitor/ ser humano, ao passo que constrói os personagens Diadorim e Riobaldo tão sábios e reflexivos e ao mesmo tempo tão finitos e limitados, a ponto de não conhecerem a si mesmos, apresentando assim um diálogo contrário ao socrático: “Conheça-te a ti mesmo”, caindo na eterna contradição humana: conhecer os outros, mas não conhecer a si mesmos.

 

É  fato que não conseguiremos aqui identificar  todos os discursos filosóficos presentes nas personagens protagonistas de “Grande Sertão: veredas”, mas buscamos  identificar ícones das filosofias clássica e moderna, presentes no discurso de tais personagens.

 

Como bem dizia Guimarães Rosa: “ o sertão está dentro de nós”, logo desvendar os enigmas existentes nas entrelinhas da obra é regar a paisagem árida do sertão com “possibilidades” de leitura, de pensamentos, de conhecimentos. Sendo o “pensamento” a prova de nossa existência, como fora dito por Descartes: “penso, logo existo” , a busca do mesmo, instigada pela leitura da obra em estudo, faz do leitor uma real e participativa existência: parte fundamental também na composição do enredo.

 

Como todo conhecimento passa pela subjetividade, nada melhor do que representá-lo em meio à subjetividade humana, que é fonte de grande parte do conhecimento universal, trazendo assim a representação de um “ eu- identidade”, que a princípio não mudaria, mas através da percepção da realidade, aceita as mudanças, atendendo a uma das funções principais da Filosofia, que é a busca de um mundo harmônico, com pessoas que mesmo que tenham naturezas diversas, aceitam as diferenças e se propõem a mudar, ou seja, que julguem o que é bom e o que é mal (se isto for possível) e utilizem seu grau  de liberdade para fazerem a melhor escolha, como defendia Rousseau: pensamento bem representado em Grande Sertão: veredas.

 

            O que temos em mãos para análise  é uma obra que lança a “doxa” e deixa para o leitor a construção da “episteme”, obedecendo à noção de que todo conhecimento é narrativo, mas respeitando a liberdade de leitura e interpretação do todo-textual, que é maior que as partes constituintes, como diria Sarthe. Uma obra que leva o leitor ao estágio do espelho, à fragilidade humana, à imagem dilacerada que busca uma reconstrução através dos ditos ou dos interditos.

 

 Deixo o convite ao mundo das leituras e dos devaneios apresentado em Grande Sertão: veredas. Construa sua leitura!

 

24 de janeiro de 2007.

 

REFERÊNCIAS:

 

I - ROSA, Guimarães. Grande Sertão: veredas. Cia das Letras: São Paulo, 2000.

II - NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

III - KOCH, I. G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2003 – p. 21-33.


[1] Graduada em Letras pela Pucminas; pós-graduanda em Arterapia em Educação pela UCAM/ RJ; graduanda em disciplinas isoladas em Filosofia pela FAJE/ MG; MBA em Gestão em Negócios (em andamento) pela UNOPAR- Contagem; professora de Língua Portuguesa da Rede Pitágoras, tutora universitária das graduações em Pedagogia, Normal Superior, Letras e Serviço Social e Coordenadora Educacional da UNOPAR- Contagem.

 

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