Theresa Catharina de Góes Campos

  Um homem sozinho é incompleto. Parece uma tesoura com um lado só.
Benjamin Franklin

Quando a morte nos arrebata um ente querido, é preciso recorrer às boas lembranças, aos momentos especiais, às fotografias guardadas com tanto carinho, para tentar superar o enorme vazio, a saudade imensa, a dor sem fim.
Conseguimos sobreviver a essa perda que nos dilacera... mas o vazio, a dor e a saudade permanecem em nós.
Theresa Catharina

A música venceu.
João Carlos Martins

Quando os nossos projetos continuarem "na gaveta", urge revê-los como sonhos que pretendemos transformar em realizações. Porque o tempo não espera! Começar a construí-los é preciso. Depois, faça novos projetos, continue a sonhar.
Theresa Catharina

Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias te darei graças e sempre te louvarei.
Salmo 145, 1-2

O sentimento de responsabilidade , para ser atitude, demanda um cotidiano de procedimentos pessoais responsáveis.
Theresa Catharina

"o excesso de raiva, de ódio e de violência se tornou para mim como se fora um veneno e transformou a minha alma num terreno estéril."
Park Chon-wook, cineasta sul-coreano.

Encontro jovens profissionais, mulheres aparentemente adultas, que me confessam não ir para cinema ou teatro, a lanchonetes ou restaurantes, porque não têm companhia e não gostam de sair sozinhas! Também não viajam, ainda que compreendam estar perdendo ótimas oportunidades de lazer e cultura, pelo mesmo motivo: não ter companhia! Passam seus dias de folga no interior de suas casas, solitariamente! Saem apenas quando estão com namorado... Se o namoro acaba, voltam à sua rotina de solidão - inacreditável para mim, ou melhor, inaceitável como "estilo" de "vida".
Eu compreenderia perfeitamente se tivessem escolhido uma existência mística, de reflexão e oração, de forma consciente, como a realização de sua vocação. Seria até louvável essa atitude tão especial, de viver o silêncio, encontrando a divindade, se aperfeiçoando nas virtudes para manifestarem uma profunda caridade, nos encontros com outras pessoas ainda que muito diferentes em suas escolhas de vida.
No entanto, considero deprimente a covardia dos "adultos" que vão trabalhar sozinhos, mas não conseguem , como indivíduos, participar de eventos, assistir a espetáculos artísticos e culturais, apreciar uma saída independente! O mais inquietante está na realidade do tempo que vai se esgotando, sem que nada seja feito, sem criatividade, nem sensibilidade, nem participação ou partilha, muito menos comunicação com o próximo.
E o que seria sair sozinho? Afinal, em muitas ocasiões, um bom livro é uma ótima companhia!
Theresa Catharina

Antes que eu te formasse dentro do seio de tua mãe, antes que tu nascesses, te conhecia e te consagrei. Para ser meu profeta entre as nações eu te escolhi. Irás onde enviar-te e o que te mando proclamarás!
Antigo Testamento, Livro dos Salmos 26 (27)

Sou extrovertida e amo o convívio, a participação, o intercâmbio e a partilha. Estudei e continuo aprendendo com muito gosto. Sei escrever em mais de um idioma. Mesmo assim, nem sempre consigo ser compreendida, nos meus atos, nas minhas palavras, atitudes e decisões. Se essa falta de comunicação acontece comigo, imagino como deve ser difícil a vida dos analfabetos, dos tímidos, dos excluídos. Que Deus os ajude...para que não vivam atormentados pela incompreensão dos outros!
Theresa Catharina

Não temas arriscar-te, porque contigo eu estarei, não temas anunciar-me, em tua boca eu falarei, (...) É hora de lutar, porque meu povo sofrendo está.
Antigo Testamento, Livro dos Salmos, 26 (27)

Que não falte o nosso abraço amigo e consolador, ainda que nos sintamos pobres de palavras, mesmo sabendo que muitas vezes somos incapazes de curar as dores do coração.
Theresa Catharina

"Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, rocha minha e libertador meu"
Salmos 19.14

Emociono-me todas as vezes em que observo um cão-guia, esteja trabalhando ou em repouso. Admiro e louvo a criação divina, em Sua diversificação e originalidade simplesmente deslumbrantes. Um cão-guia exemplifica o servir ao outro com dignidade.
Eis um ser vivo cuja vocação é ajudar o próximo, fazendo isso sem alarde, todos os dias, e nessa missão se comprazendo.Um cão-guia nos ensina pelo que faz com docilidade e no silêncio.
Theresa Catharina

A utopia se torna sempre melhor, quanto mais se espera por ela.
Ditado popular alemão

Não importa a idade: quando uma pessoa querida morre, para nós a sua morte foi prematura e difícil de aceitar.
Se quisermos diminuir a dor que sentimos, teremos de reorientar a nossa saudade, educando a nossa sensibilidade para a presença espiritual desses entes queridos que partiram antes de nós.Com eles, vivemos na fé cristã a realidade invisível da Comunhão dos Santos... e por isso não estamos sós.
Theresa Catharina

O não-filmado critica o filmado.
Alexander Kluge, escritor e cineasta alemão

Não deixe de viver sob a desculpa de estar sozinho. Isso não é verdade. Olhe a seu redor e veja a vida e as pessoas. Não se recuse a conviver. Abra os olhos para tudo que está florescendo e se manifestando , nas proximidades e a seu alcance. Mexa-se. Estenda o coração, estenda as suas mãos...e assim cumprimente a vida que se oferece a você.
Theresa Catharina
 

Jornalismo com ética e solidariedade.