Theresa Catharina de Góes Campos

  SANFONEIROS CEGOS SE APRESENTAM NA I JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO

Data: Fri, 10 Aug 2007 20:56:50 GMT
De: Cinemateca Brasileira
Para:
theresa.files@gmail.com


Sanfoneiros cegos se apresentam na I Jornada Brasileira de Cinema Silencioso

"Do silêncio à palavra ao som." (Livio Tragtenberg)

Há cerca de 30 anos, Clarice Mantovani entrava pela primeira vez em uma sala de cinema. Cega desde os 16 anos, a artista jamais assistiu a um filme. Mas aproveitava o espaço para fazer shows com sua eterna companheira: a sanfona. Hoje, com 62 anos, ela mostra seu talento no Calçadão de Rio Preto e se prepara para realizar um sonho. Na próxima quinta, às 21h, a musicista parte de Coroados, onde mora, para cantar e tocar na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, acompanhada de J.P. Som, de Araraquara, e de Luís Rosa, de Jundiaí, ambos sanfoneiros com deficiência visual que vivem da arte nas ruas. Ao lado do curador musical e compositor Lívio Tragtenberg, o trio Blind Sound Orchestra ("Orquestra do Som Cego") será responsável pela trilha sonora ao vivo do filme Aitaré da Praia, na I Jornada de Cinema Silencioso.


"Eles terão um ponto eletrônico nos ouvidos. Enquanto as imagens são projetadas, vou lhes narrar as cenas. A idéia é trabalhar com os sentidos dos músicos e da platéia", explica o idealizador do projeto inédito. O curador musical conta que conheceu os sanfoneiros durante shows da Orquestra de Músicos de Rua de São Paulo pelo Estado.

O longa, do diretor Gentil Roiz, foi lançado em 1923 pela Aurora Filmes e considerado o melhor e mais bem acabado filme do Ciclo de Recife. A produção também já foi musicada pelo pianista e compositor Ernesto Nazareth.

Ao todo serão cerca de 63 minutos de exibição e 20 músicas executadas, todas de autoria dos próprios intérpretes. O pequeno grupo de sanfoneiros faz parte de um time de 30 atrações musicais que se revezam nas sessões. Entre eles, Arrigo Barnabé, André Abujamra, Laércio de Freitas, Michelle Agnes, Maurício Takara, Wilson Sukorski, os grupos Patife Band e Frame Circus, a dupla de DJ’s F7 e A.S.M.A., a pianista alemã Eunice Martins e a percussionista americana radicada na alemanha Robyn Schulkowsky – convidadas especiais do evento.
 

Jornalismo com ética e solidariedade.