Theresa Catharina de Góes Campos

  QUEM DESCONHECE A BÍBLIA, ESTRANHA O DESFECHO DE "A MULHER DE LOTE", DE REYNALDO DOMINGOS FERREIRA

From: REYNALDO FERREIRA
Date: 27/02/2008 22:15
Subject: RE: divulgando a presença de A Mulher de Lote em Israel, ouvi muitos comentários de pessoas...i
To: Theresa Catharina de Goes Campos


Prezada Theresa Catharina, Obrigado pela mensagem. Você está coberta de razão. O Fabrizio, quando leu a peça, ficou também surpreso com o final. E quis conhecer o episódio bíblico. Ele próprio tomou a iniciativa de procurar a Bíblia - o que achei muito bom - para se certificar de que eu não exagerara no final da peça. Se por um lado, eu acho bom que o leitor tome a iniciativa de procurar a Bíblia para desfazer suas dúvidas a respeito, como o fez o Fabrizio, também acho que eu poderia ter publicado o episódio bíblico, como você sugere ao final do livro, para facilitar ao leitor a comparação. Vamos aguardar a avaliação dos brasileiros que vivem em Israel para, se for o caso de eu ter de fazer uma nova edição, o episódio bíblico será reproduzido. Estou esperançoso de que a peça será bem recebida no meio da colonia brasileira de Israel, onde o tema é muito conhecido. Se a peça merecer boa avaliação, eu prometi ao meu amigo enviar mais exemplares do livro para ele fazer doação a bibliotecas frequentadas por brasileiros em Israel. E isso será muito bom para a divulgação do livro também em outros paises. Obrigado pela sugestão. Forte abraço, Reynaldo

Date: Wed, 27 Feb 2008 18:28:03 -0300
From: theresa.files@gmail.com
To: Reynaldo Domingos Ferreira
Subject: divulgando a presença de A Mulher de Lote em Israel, ouvi muitos comentários de pessoas não-religiosas que, sem conhecerem...


Estimado Reynaldo:

Fundamentada em nossa amizade, quero lhe contar que, ao divulgar, muito feliz, a presença de A Mulher de Lote em Israel, para minha surpresa ouvi inúmeros comentários de pessoas não-religiosas (que não conhecem a Bíblia...) - de todas as idades, porém sendo a maioria jovens de pouco mais de trinta anos - a quem eu ofertara seu livro e de quem jamais escutara antes qualquer palavra sobre o mesmo... Para minha surpresa me disseram que estavam apreciando bastante a leitura, no entanto, chegando ao fim, realmente se desgostaram com toda a obra!!! Mesmo eu tentando lhes explicar a questão permanente da presença do mal, convivendo com o bem em nossa vida terrena, me afirmaram preferir (eu pensava que eu era a única... a desejar, no meu coração sensível, um desfecho feliz!) a mensagem final positiva - a vitória do bem.

Disse a todos que você até amenizou a narrativa, parando antes do desfecho bíblico, que informa os nomes dos filhos de Lote gerados incestuosamente com as filhas... Na minha interpretação, o mal está constantemente perto de nós, a nos cercar, como um perigo do qual não podemos fugir de forma permanente, enquanto aqui vivermos. A todo momento precisamos reafirmar nossos princípios e ideais mais sagrados, nossa fé em Deus, nossa esperança na vitória da caridade e do amor que jamais desfalece nem desiste.

Aliás, parecem não acreditar (como duvidaram minha irmã e até minha mãe...), quando eu lhes afirmo que você recontou - de forma bem mais suave, bela e criativa - a linguagem naturalista das páginas da Bíblia sobre Lote e sua família.

Digo-lhe tudo isso para tomar coragem e lhe fazer uma sugestão: que tal você , numa próxima edição, colocar como Anexo, na última página, na íntegra, o texto bíblico? Eu não abordei o assunto, em minha apresentação, para não tirar o suspense de seu maravilhoso texto.

Peço que você não fique aborrecido comigo, por estar me "intrometendo" no seu trabalho. Com sinceridade enfatizo que, se acontecesse comigo, eu lhe seria grata se você me desse alguma sugestão.

Abraços cordiais de
Theresa Catharina

 

Jornalismo com ética e solidariedade.