Theresa Catharina de Góes Campos

  Data: Thu, 28 Feb 2008 10:53:13 -0300
De: ims@terra.com.br

Show em Ipanema celebra 50 anos da bossa nova                                     

A praia de Ipanema será palco, no próximo sábado, de um show gratuito com artistas que tiveram sua carreira ligada à bossa nova. Bossa nova, 50 anos comemora, além do aniversário da cidade, o cinqüentenário do mais consagrado movimento musical brasileiro.
Há divergências sobre o marco inicial da bossa nova. Para alguns, seria o lançamento do disco Canção do amor demais, em que Elizeth Cardoso interpreta apenas músicas da dupla Tom Jobim e Vinicius de Moraes, com a participação de João Gilberto ao violão em duas faixas. Para outros, o lançamento do compacto do próprio João, em que foram gravadas as músicas Chega de saudade, de Tom e Vinicius, e Bim bom, composta pelo cantor. De qualquer forma, os dois álbuns foram lançados em 1958, com a diferença de poucos meses.
Alguns nomes que participaram dos primeiros anos de efervescência da batida característica que fez sucesso internacional estarão presentes em Ipanema, como Carlos Lyra, Roberto Menescal, Oscar Castro Neves, Leny Andrade, Wanda Sá, Zimbo Trio, Marcos Valle e João Donato. Outros destaques são artistas que beberam na fonte criadora do movimento e reverenciaram ou modernizaram a bossa nova em anos posteriores, como Joyce, Leila Pinheiro, Bossacucanova, Emílio Santiago e Cris Delanno. Também participam a cantora Maria Rita, em uma celebração à mãe, Elis Regina, e Fernanda Takai, interpretando as músicas de seu recente CD que homenageia Nara Leão. Com direção musical de Oscar Castro Neves e Roberto Menescal, o espetáculo será conduzido por Thalma de Freitas e Miéle.
Bossa nova, 50 anos – Sábado (1°), às 19 horas. Praia de Ipanema, altura do posto 10. Grátis.
 

Jornalismo com ética e solidariedade.