Theresa Catharina de Góes Campos

  UM BEIJO ROUBADO - My blueberry nights

Wong Kar -Way é o diretor do romance dramático "Um beijo roubado" (My blueberry nights - 2007, 97 min.) , uma co-produção: China (Hong Kong), EUA, França.

No elenco: Jude Law, Norah Jones, David Strathairn, Rachel Weiz, Cat Power, Natalie Portman.

Decidi registrar algumas observações sobre o título original (My blueberry nights), que tem um significado fundamental: para os sentimentos dos protagonistas, a fotografia, o roteiro, a trilha sonora; assim como no contexto , no cenário e nos diálogos. E precisa ser considerado para a interpretação do filme, desde o início dessa história romântica e, ao mesmo tempo, realista.

Os protagonistas me encantaram porque são personagens trabalhadoras, sinceras e sensíveis, além de solidárias. Passam a viver um processo de amadurecimento. Primeiro procuram se compreender, ouvindo o coração para entender os sentimentos que experimentam...
Crescem interiormente com essa reflexão silenciosa na solidão de sua individualidade... para, em seguida, assumirem decisões que envolvem o ser amado.

Examinemos, agora, o vocábulo "blueberry", foco do lirismo expresso no título, cuja leitura deve revelar mais que a palavra em leitura de forma isolada:


a) "blue", em inglês, não significa apenas a cor azul, mas também, os sentimentos de tristeza, melancolia, nostalgia; aliás, vem daí o nome do gênero musical "blues", um termo que se universalizou, sem necessidade de tradução para outros idiomas.

"My blueberry nights" envia, como título, mensagem que significaria "Minhas noites melancólicas" ( ou tristes, nostálgicas, solitárias ). Ou ainda: noites de apreciar o sabor especial de uma torta de mirtilo (uva-do-monte), iguaria menos popular que as tortas de maçã, chocolate e morango.

Essa preferência do público pelos sabores de maçã, chocolate e morango não se origina em explicações lógicas, ou melhor, não tem um motivo racional. É assim...e pronto.

Metáfora aplicada para o que ocorre na tela e igualmente com relação a alguns fatos e desfechos que precisamos enfrentar na vida. Devemos entender que de nada adianta ficarmos perdendo tempo em busca de compreender o porquê das rejeições que sofremos, apesar de todos os nossos esforços para agradar a alguém... Na verdade, não há explicação. É uma questão de gosto, de escolha pessoal.

b) "blueberry" (em português, mirtilo ou uva-do-monte) é uma frutinha menor que a uva, com semente muito pequena; quando amadurece, fica na cor da jabuticaba.

c) nos EUA e no Canadá, assim como em alguns países europeus, a torta de "blueberry" agrada bastante, embora não tanto quanto a torta de maçã e a torta de morango.

Em DVD, "Um beijo roubado - My Blueberry Nights" pode ser encontrado com outro título:My Blueberry Nights - O Sabor do Amor .

Como o filme me encantou plenamente, eu até me senti uma pessoa especial, pelo fato de compreender e valorizar uma história tão bem contada.
E não apenas o lindíssimo beijo, fotografado com eficiência e lirismo, justificará que escolhamos repetir a dose.

Theresa Catharina de Góes Campos
São Paulo, 29 de abril de 2008


Ver o site oficial de
My Blueberry Nights:
http://www.blueberrynightsmovie.com/


My Blueberry Nights - O Sabor do Amor (2007)
My Blueberry Nights

Sinopse
Elizabeth (Norah Jones), uma jovem mulher desencantada, embarca numa viagem de reencontro emocional para esquecer um coração partido. À medida que as feridas emocionais começam a desaparecer, as experiências de Elizabeth com uma série de estranhos levam-na a novos e inesperados capítulos na sua vida. Dos devaneios poéticos do proprietário de um café (Jude Law), às propostas desesperadas de uma jogadora numa maré de azar (Natalie Portman), ao laço quebrado entre um polícia perturbado (David Strathairn) e a sua rebelde esposa (Rachel Weisz), estes indivíduos redefinem a perspectiva de Elizabeth sobre a vida, os relacionamentos e finalmente a sua própria identidade. Lentamente, Elizabeth começa a desligar-se do passado descobrindo um novo caminho para si - em direção ao verdadeiro amor.

http://cinema.ptgate.pt/filmes/5643

 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.