Theresa Catharina de Góes Campos

 

AO ENTARDECER

Em Ao Entardecer, o cineasta húngaro Lajos Koltai reúne elenco magnífico para explorar, dentro de discreta linha de direção, pontilhada por trilha sonora de excepcional qualidade, a sensibilidade feminil exposta pela longa amizade entre duas mulheres, que culmina numa confidência, ocorrida nos momentos terminais de uma delas, atormentada pelo sentimento de culpa.

O argumento é baseado no best-seller Evening, de Susan Minot, que colaborou na elaboração do roteiro de Michael Cunnighan (As Horas), tendo ambos se envolvido ainda na bem cuidada produção do filme. Entre atores e elementos da equipe técnica se juntam - o que pode ser um fato inédito - nada mais, nada menos do que 25 indicações ao Oscar da Academia.

Lajos Koltai é diretor de fotografia, premiadíssimo, que colaborou com Istvan Szabó em quase todos seus filmes, principalmente na sua obra-prima Sunshine – O Despertar de um Século. Como o grande mestre do cinema húngaro, Koltai esmera na ambientação, na direção dos atores e na composição dos planos, com preponderância dos intimistas. Mas ele também consegue extrair belos e expressivos efeitos visuais dos panorâmicos, principalmente os do início e do final da película.

O roteiro, estruturado com a intercessão de flashbacks, que remontam tempos passados de cinqüenta anos, narra a história de Ann Lord (Vanessa Redgrave), antiga cantora de boates em East Village, Nova York.  Moribunda, ela, em seus delírios, suscita a curiosidade das duas filhas - Nina Mars (Toni Collette) e Constance Haverford (Natasha Richardson) – ao dizer por repetidas vezes o nome Harris (Patrick Wilson), o homem que, segundo diz, foi o que mais amou na vida.

Pela imagem subjetiva de Ann, ela regride no tempo, Ann Grant (Claire Danes) quando chegou a uma pequena cidade costeira, vinda de Nova York, para ser madrinha de casamento de uma amiga, Lila Wittenborn ( Mamie Gummer). Quem vai esperá-la, no ponto de parada do ônibus, na estrada de terra batida, é o irmão da noiva Buddy Wittenborn (Hugh Dancy), que, apesar de tocado pela bebida, já às primeiras horas da manhã, lhe fala de seus projetos literários.

Buddy percebe então que, no ancoradouro de sua residência, atracara um veleiro. Ele leva Ann para apresentar ao seu amigo-irmão, Harris Arden, o único, conforme acrescenta, que tem emprego na cidade porque é médico e atende à gente pobre do lugar. A forte impressão que Harris causa a Ann não passa despercebida a ele, que a convida para irem os três levar o veleiro à marina para reparos. Ela agradece o convite, mas se arrepende depois ao ver o barco desaparecendo no horizonte.

Nos tempos atuais, as duas filhas de Ann se espantam, quando ouvem a mãe, em seus delírios, que persistem, dizer que ela e Harris mataram Buddy. Mas uma delas, que vive um momento de decisão importante para sua vida, comenta: - Pedaços do passado, minha irmã, podem ou não ser verdadeiros!...

Engana-se, porém, quem acredita que a força do filme de Koltai reside no argumento ou no roteiro. Nada disso. O grande trunfo da película está certamente nas magistrais interpretações de todo o elenco em que se destacam as três damas divinas do cinema: Vanessa Redgrave, Meryl Streep e Glenn Close, embora as duas últimas tenham breve aparição. A Glenn Close, porém, coube  interpretar talvez a cena de maior impacto dramático do filme, não só por sua soberba atuação, mas também pelo corte seco, abrupto, que lhe imprimiu a direção de Koltai, que assim agindo, evitou que o melodramático tomasse conta da situação. Além das três grandes atrizes mencionadas, deve-se observar ainda a atuação do casal de atores ingleses – também namorados na vida real – Claire Danes e Hugh Dancy, ambos de muito talento.

Quanto a Patrick Wilson, que continua no seu discreto estilo de atuar, não encontrou, desta feita, a oportunidade que teve no papel do advogado fracassado de Pecados Íntimos, uma vez que a forma esquemática do roteiro tornou as personagens masculinas meros estereótipos para dar realce ao universo feminino e, assim, a  figura de Harris foi a mais prejudicada. Apesar disso, Wilson dá brilhantemente o recado de Harris ao reencontrar Ann, muitos anos depois, numa rua de Nova York, tentando ambos  apanhar um táxi sob forte aguaceiro. Ele lhe mostra a mulher e o filho, protegidos sob a marquise de um edifício e, ainda apegado ao passado, diz para ela, com orgulho: - O meu filho se chama Buddy!...

É um espetáculo, portanto, garantido.

REYNALDO DOMINGOS FERREIRA
ROTEIRO, Brasília, Revista
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FICHA TÉCNICA
AO ENTARDECER
EVENING 

EUA/ Alemanha/ 2007
Duração – 117 minutos
Direção – Lajos Koltai
Roteiro – Michael Cunnighan e Susan Minot, com base no romance Evening, de Minot
Produção – Jeff Sharp, Susan Minot e Michael Cunnighan
Fotografia – Gyula Pados
Música – Jan A. P. Kaczmarek
Edição – Allyson C. Johnson
Elenco – Claire Danes ( Ann Grant), Toni Collette (Nina Mars), Vanessa Redgrave (Ann Lord), Patrick Wilson (Harrris Arden), Hugh Dancy (Buddy Wittenborn) Natasha Richardson (Constance Haverfort), Mamie Gummer ( Lila Wittenborn), Meryl Streep ( Lila Ross), Glenn Close (Sra. Wittenborn) Eileen Atkins (Enfermeira da Noite).

 

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