Theresa Catharina de Góes Campos

  18 de Setembro de 2008
www.fenaj.org.br

Apoios Internacionais 16/09/2008 | 14:22
Campanha em defesa do diploma é divulgada mundialmente

O presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Jim Boumelha, encarregou-se pessoalmente de expor internacionalmente a luta dos jornalistas e da sociedade brasileira em defesa do diploma. Seu gesto movimentou entidades de diversos continentes, que, além de manifestações de solidariedade à categoria, também estão se posicionando em cartas e e-mails encaminhados ao Supremo Tribunal Federal.

Boumelha participou do 33º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em São Paulo de 20 a 24 de agosto. "Me comoveu a força e emoção desse congresso, com mais de 300 participantes de 31 sindicatos filiados a FENAJ. Também me surpreendeu a força da união em torno da capanha mais importante para defender a qualidade de seu jornalismo", disse.

O movimento em defesa do diploma foi exposto no site da FIJ e Jim Boumelha encaminhou correspondência a todos as entidades filiadas. "As próximas semanas serão cruciais para a campanha", registrou ele, lembrando que o STF deverá se posicionar nos próximos dias sobre o futuro do diploma de Jornalismo. E convocou: "é crucial que os sindicatos filiados à FIJ dêem seu apoio imediato à FENAJ".

Só nós últimos dias foram encaminhadas posições de entidades da Finlândia, Islândia, Cipria Perú, Tunísia, Grã-Bretanha e da Federação dos Jornalistas da África, sediada no Senegal. As manifestações consideram que a defesa do diploma é garantia de um jornalismo de qualidade e expressa o direito da sociedade de ser bem informada.

Últimas notícias:
17/09/2008 - Jornalistas realizam ato histórico no STF e planejam intensificar a luta
17/09/2008 - Manifestantes saíram da sede da FENAJ para ato que reuniu centenas de representantes de todo Brasil
16/09/2008 - Ato público nacional em Brasília defende formação e regulamentação dos Jornalistas
 

Jornalismo com ética e solidariedade.