Theresa Catharina de Góes Campos

  From: Kaki Net
Date: 2008/10/11
Subject: [KIGO] Encontro Brasileiro de Haicai

Haicaístas:

Em breve, realiza-se a maior festa do haicai brasileiro.

Acontece a 08 de novembro de 2007, no Colégio Santo Agostinho, São Paulo, o 20o Encontro Brasileiro de Haicai. Realizado desde dezembro de 1986, portanto há quase 22 anos, é uma grande confraternização de admiradores e praticantes do haicai, pequeno poema originário do Japão, caracterizado por "fotografar" em palavras uma cena da natureza ou um instante do cotidiano. Consistindo de palestras e de um concurso, que propõe aos presentes a composição de um haicai em 20 minutos, seguido de julgamento e premiação, o evento é aberto a todos os interessados e não cobra entrada.

Durante o evento, serão entregues os prêmios aos vencedores do 7o Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil, iniciativa do Grêmio Haicai Ipê voltada à difusão do haicai entre os estudantes do Ensino Fundamental, que neste ano julgou 2375 trabalhos de quatro estados http://www.kakinet.com/concurso/.

Em relação aos anos anteriores, a programação inova ao trazer, logo de manhã, uma mini-maratona de três palestras tendo o haicai como foco. João Toloi, professor da rede municipal de ensino de São Paulo, expõe sua experiência com o haicai em sala de aula, ganhadora do segundo lugar do Prêmio Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal de 2008. Nelson Savioli, superintendente executivo da Fundação Roberto Marinho, explica do que é capaz o haicai quando levado ao ambiente das empresas. Na seqüência, Paulo Franchetti, professor titular da Unicamp e considerado por muitos a maior autoridade em haicai no Brasil, desvendará à audiência, afinal de contas, o que é o haicai.

O Encontro deste ano presta homenagem a Goga Masuda, mestre de haicai falecido neste ano aos 96 anos de idade, responsável pela propagação do haicai tradicional no Brasil.

O Encontro Brasileiro de Haicai é promovido pelo Grêmio Haicai Ipê, associação de brasileiros praticantes de haicai fundada em 1987 http://www.kakinet.com/ipe.

Serviço

20o Encontro Brasileiro de Haicai
http://www.kakinet.com/encontro

Ingresso gratuito

Data: 08 de novembro de 2008 (sábado)
Local: Colégio Santo Agostinho
Praça Santo Agostinho, 79, Liberdade
São Paulo, SP

(Travessa da rua Apeninos 155 ou subindo as
escadarias ao lado do Metrô Vergueiro)

Haverá venda de livros de haicai no local.

PROGRAMA (sujeito a alteração)

09h00 Recepção

09h45 Abertura

10h00 Palestra: Haicai como instrumento pedagógico
João Toloi

Ao trazer o haicai para as salas de aula do ensino fundamental, diversos objetivos são alcançados. Os alunos são incentivados a observar atentamente a natureza próxima e compor haicais decorrentes dessa observação. Como conseqüência, eles são levados a se posicionarem diante do meio-ambiente e das questões sócio-ambientais, desenvolvendo a consciência da responsabilidade por um mundo equilibrado e sustentável. A produção de haicais incentiva a expressão escrita e sua qualidade, ao estimular a leitura e a pesquisa por novos termos e significados. E sua leitura impulsiona a oralidade e estimula positivamente a produção de mais haicais.

*João Toloi é professor de geografia do ensino fundamental e membro do Grêmio Haicai Ipê. Seu projeto de introdução do haicai numa escola da periferia de São Paulo recebeu, em 2008, o segundo lugar do III Prêmio Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal.

10h40 Palestra: Haicai como forma de melhorar a objetividade nas organizações Nelson Savioli

Para sobreviver e progredir, a empresa precisa de talentos. Além de bons profissionais, é preciso que sejam cidadãos completos, informados e atualizados num diversificado quadro de referências culturais. Entendendo melhor o mundo, essas pessoas conhecem melhor a si mesmas e atuam com mais eficácia no ambiente profissional para agregar mais valor em tudo o que realizam. Por outro lado, a qualidade da comunicação interna e externa da empresa é fator crítico de seu desempenho. A objetividade é o valor mais importante dessa comunicação. O haicai promove simultaneamente o debate sobre a diversidade cultural e o uso objetivo da linguagem no dia-a-dia da organização.

*Nelson Savioli é superintendente executivo da Fundação Roberto Marinho. Foi executivo principal de Recursos Humanos em empresas como Unilever, O Globo e Rhodia. Membro do Grêmio Haicai Águas de Março. Autor de "Burajiru: haicais" (Ed. Qualitymark) e diversos títulos sobre Recursos Humanos e gestão de carreiras.

11h20 Palestra: O que é haicai
Paulo Franchetti

A novidade que o haicai oferece a um ocidental é o fato de ele ter por objetivo não a beleza da imagem ou da combinação dos sons, mas o registro ou o despertar de uma percepção muito ampla ou intensa nascida de uma sensação. Não é correto dizer que o haicai é síntese. É antes uma recusa a dizer longamente, ou a dizer com muitas palavras. E também uma recusa a condensar o máximo no mínimo (como o faz, por exemplo, uma fórmula algébrica). O haicai diz muito, mas o faz por meio do vazio entre dois elementos justapostos, ou entre o que é dito concretamente e o que poderia ser dito, o que fica apenas como pano de fundo ou silêncio voluntário.

*Paulo Franchetti é professor titular do Departamento de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), autor de "Alguns Aspectos da Teoria da Poesia Concreta" (1989), "Haikai - Antologia e História" (1996) e da coletânea de haicais "Oeste" (2008), traduzida para o japonês por Goga Masuda. É diretor executivo da Editora da Unicamp.

12h00 Intervalo

14h30 Grande Desafio - Tradicional concurso, promovido desde 1986, onde os participantes são desafiados a escrever um haicai em 20 minutos, a partir de um tema proposto na hora. Os vencedores serão conhecidos ao fim do evento.

15h30 Palestra: Projeto Dulcinéia Catadora e seu papel ambiental Peterson Marques Emboava e Marlon Marques Emboava

O Dulcinéia Catadora é um coletivo formado por jovens em situação econômica desfavorecida, artistas e escritores. A compra de papelão em cooperativas de materiais recicláveis e a confecção de livretos com capas de papelão pintadas com guache marcam a forte atuação do grupo em defesa do meio ambiente, ressaltando a importância da reciclagem. Será feita a apresentação do trabalho artístico, literário e social desenvolvido pelo grupo que, recentemente, editou uma coleção de seis livros de haicai.

*Peterson Marques Emboava e Marlon Marques Emboava pertencem ao grupo e são filhos de catador de papel.

15h50 Palestra: a confirmar

16h10 Apresentação musical: Grupo Teclas e Flautas em Harmonia Regência de Mitsuca Miyashita

O conjunto da cidade de São Vicente apresentará uma seleção musical especialmente elaborada em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

16h30 Premiação dos vencedores do 7o Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil

16h45 Premiação dos vencedores do Grande Desafio.

17h00 Encerramento.

---
Abraços,
Edson
 

Jornalismo com ética e solidariedade.