Theresa Catharina de Góes Campos

  EDDY LIMA e a BANDA RAÍZES DO NORDESTE: 20 ANOS DO PROJETO CULTURAL LUIZ GONZAGA - 20 Anos de Saudade

central.eddylimashow
Terça-feira, 7 de Abril de 2009
"PROJETO CULTURAL MUSICAL: LUIZ GONZAGA - 20 ANOS DE SAUDADE, com EDDY LIMA & BANDA RAÍZES DO NORDESTE"

Festa Nordestina é com EDDY LIMA "Ano 2009"

O cantor e compositor piauiense Eddy lima e sua banda Raízes do Nordeste estão apresentando, em várias cidades brasileiras, neste ano de 2009, o Super Show Projeto Cultural Luiz Gonzaga: 20 Anos de Saudade, uma belíssima homenagem ao saudoso mestre Gonzagão.

Sem fugir de suas verdadeiras raízes, Eddy Lima vem fazendo o legítimo forró pé-de-serra, abrilhantando diversos palcos deste imenso Brasil, no longo período de 16 anos, com diversos projetos culturais, todos em tributo ao grande mestre Luiz Gonzaga.

O Projeto Cultural Luiz Gonzaga 20 Anos de Saudade com Eddy Lima & Banda Raízes do Nordeste, começou neste ano de 2009 sendo considerado um verdadeiro campeão de shows em diversos espaços culturais de São Paulo, tais como Casas de Cultura, bibliotecas, praças públicas, parques, festas municipais, casas de shows, ginásios, entre outros.

Enquanto discípulo do velho lua, Eddy lima é profundo conhecedor da obra musical e da vida de Luiz Gonzaga. O grande sucesso alcançado nos últimos tempos deve-se certamente a este projeto, pois parte da carreira de Eddy Lima foi dedicada à pesquisa sobre o Eterno Rei do Baião. E são essas características que encantam o público que tem o privilégio de acompanhar este repertório tão especial, com músicas que estarão sempre presentes na memória do povo brasileiro.

Quem não se recorda com saudade das maravilhosas músicas de Gonzaga, como Asa Branca, Assum Preto, A Vida do Viajante, A morte do Vaqueiro, A volta da Asa Branca, Algodão, Ave Maria Sertanejo, Baião, Boiadeiro, Cintura Fina, Acauã, Forró no Escuro, Juazeiro, Noites Brasileiras, Olha pro Céu, Pagode Russo, Paraíba, Sabiá, Sangue de Nordestino, Vem Morena, Vozes da Seca, Xote Ecológico e Xanduzinha, dentre tantas outras?

Em 07 de Maio deste ano: há exatamente 16 anos que o cantor e compositor Eddy Lima vem apresentando a grande obra musical de Luiz Gonzaga do Nascimento, o pai e criador do Baião, Xote, Xaxado, Forró, Marchas Juninas e outros gêneros, nosso eterno Rei do Baião, nascido em Exu, Pernambuco, em 13 de Dezembro de 1912 e falecido em 02 de Agosto de 1989, aos 76 anos.

Foi exatamente um sonho que fez com que Eddy Lima se voltasse para as suas verdadeiras raízes nordestinas. Em uma noite de março de 1993, Eddy lima teve um sonho que mudaria totalmente seu caminho: nesse sonho, Luiz Gonzaga lhe pedia que interpretasse suas canções e divulgasse para todo o povo brasileiro seu repertório. Gonzagão pedia a ele que representasse suas origens musicais e seus ritmos, para que eles não fossem esquecidos ou desprezados com o passar do tempo.

Por fim, Luiz Gonzaga disse ainda, no sonho, que o povo nordestino deveria se unir para vencer o preconceito e que se Eddy Lima se decidisse por divulgar seu repertório, não precisaria se preocupar, pois o povo brasileiro aplaudiria sua iniciativa e, apesar da luta ser árdua, futuramente seria recompensado com muito sucesso e respeito do público. Para isso, Gonzagão prometeu estar sempre ao seu lado, protegendo-o.

Após esse sonho, Eddy Lima resolveu mudar os rumos de sua carreira. Ele, que já era um sambista consolidado entre os sambistas brasileiros há 12 anos, foi aconselhado por seus companheiros a não cometer a loucura de mudar de estilo musical, pois jamais sobreviveria cantando Luiz Gonzaga. As críticas eram inúmeras, mas Eddy não se intimidou, respondendo que não temia nem a fome, nem as dificuldades da vida, pois já havia enfrentado a todas elas. Não acreditava em derrota, pois era O Poeta que havia surgido das cinzas da pobreza. Assim, Eddy Lima estava decidido a defender, divulgar e cantar as músicas de Luiz Gonzaga...

Em uma semana, Eddy Lima decorou 20 canções do imenso repertório de Luiz Gonzaga e formou seu primeiro trio de forró pé de serra, o Trio Raízes do Nordeste. Ai nascia o novo intérprete nordestino chamado Eddy Lima, o novo forrozeiro do Piauí.

Seu primeiro show dessa nova fase foi realizado em São Paulo no dia 07 de maio de 1993, na casa de show chamada Camping Houses , com a participação de seu novo Trio Raízes do Nordeste. Neste show, havia a presença do público que acompanhava o seu trabalho como sambista e do público novo que se formou a partir de seu ingresso no forró. A casa ficou totalmente lotada nesse dia.

Nesse momento, Eddy Lima não tinha mais dúvidas sobre seu novo caminho artístico e deixou para trás seus 12 anos dedicados ao samba. No final do show, Eddy Lima agradeceu a todo o público, acima de mil pessoas que o prestigiou e louvou a todos os nordestinos que vivem e sobrevivem nas grandes cidades deste imenso país, a todos os nordestinos isolados e sem perspectivas de vida e, acima de tudo, a todos aqueles que sobrevivem em São Paulo em busca de uma vida melhor. Ao mesmo tempo, Eddy Lima falou sobre seu orgulho de ser também um grande nordestino. Agradeceu também a Luiz Gonzaga, que fez com que ele redescobrisse suas verdadeiras origens, nordestinas.

Viva Luiz Gonzaga! Viva o sertão! Viva o povo nordestino, que ganhou de presente o cantor Eddy Lima, A Grande Revelação do Baião!

Hoje, após 16 anos de dedicação e fidelidade à cultura popular nordestina ( forró , xote, xaxado, marchas juninas e baião ), Eddy Lima é considerado, sem dúvida, um dos maiores intérpretes e compositores da música nordestina. Assim como Luiz Gonzaga lhe dissera em sonho, Eddy Lima conquistou rapidamente espaço, carinho e respeito do povo brasileiro e da crítica.

Com sua voz grave e melódica semelhante à de Luiz Gonzaga, assim como a aparência física muito próxima, vestindo seu traje nordestino - Chapéu de Couro e Gibão - Eddy Lima tem feito um grande sucesso em todos os shows que tem realizado para seu grande público, que muito prestigia e relembra o grande mestre Luiz Gonzaga, neste ano de 2009. ( 20 ANOS DE SAUDADE )

Eddy Lima lembra-se sempre do grande sonho que teve com o mestre Lua e sabe da grande missão e da grande responsabilidade que é representar o trabalho de Luiz Gonzaga e carregar consigo sempre a verdadeira bandeira nordestina, repleta de forró, xote, xaxado, marcha junina e muito Baião.

Sobre a programação atualizada e os encontros para divulgação do Projeto Cultural Luiz Gonzaga, consultar o blog de EDDY LIMA.

CENTRAL EDDY LIMA SHOW
central.eddylimashow
 

Jornalismo com ética e solidariedade.