Theresa Catharina de Góes Campos

  FOLHAS SECAS NUMA JARRA SIMPLES

O conteúdo de uma simples jarra pode torná-la um atraente objeto de decoração.

O tamanho, na verdade, não importa. Apenas que seja transparente ou, mesmo colorida, mas transparente o suficiente para não esconder o que ali decidirmos colocar.

Gostei do efeito estético, por exemplo, que me chamou a atenção quando eu lanchava em um café, na área dos Cinemas no Shopping Frei Caneca, em São Paulo. Observei que, em prateleira de uma estante, colocada como peça decorativa única, em altura adequada, de onde seria contemplada pelos clientes sentados ou em pé, havia uma jarra de vidro em tamanho grande, cujo interior estava repleto de folhas secas. Artistas plásticos optariam, talvez, por fazer uma pintura na parte externa do vaso prosaico. Ou, quem sabe, escolheriam colorir cada folha. Ou dariam matizes criativos a uma ou outra folha mais visível, naquele conjunto agradável, de evocação da natureza. Nas mãos de alguém, o que parecia não mais servir, ao invés de ir para o lixo, se transformou em ornamento.

Entretanto, a meus olhos se destacou somente isso: uma jarra repleta de folhas secas, numa visão outonal contida nos limites do objeto; para deleite tranquilo do olhar, acalmando a mente...

Theresa Catharina de Góes Campos
São Paulo, 11 de julho de 2009

From: Luci Tiho Ikari
Date: 2009/7/12
Subject: Re: FOLHAS SECAS NUMA JARRA SIMPLES
To: Theresa Catharina de Goes Campos

Olá, Theresa catharina
Gostei de suas elucubrações a respeito de folhas secas. Essas atitudes encantam as pessoas. Luci
 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.