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INIMIGOS PÚBLICOS
Ambientado durante o período da grande depressão
da década de
trinta, Inimigos Públicos, de Michael Mann, é um
thriller envolvente,
de forte intensidade dramática, que trata da
incansável ação
empreendida pelo agente policial Melvin Purvis,
do FBI, a fim de
capturar John Dillinger, tido então como o maior
assaltador de bancos
dos EUA.
Com base no livro Public Enemies: America´s
Greatest Crime Wave
and the Birth of the FBI, 1933-34, de Bryan
Burrough, o roteiro,
escrito por Ronan Bennett, em colaboração com
Michael Mann e Ann
Biderman, estabelece um curioso paralelo entre a
personalidade do
perseguidor e a do perseguido. Eles têm em
comum, além do alto sentido
de profissionalismo, pelo menos, duas
características: a de querer
cultivar constantemente a opinião pública e a de
tratar bem seus
homens de confiança.
Dillinger (Johnny Depp) criou aura de defensor
das vítimas da
depressão ao assaltar bancos e ao desafiar o
governo, uma vez que
nenhum tipo de prisão, mesmo a Estadual de
Indiana, mostrada ao início
do filme, conseguia detê-lo. Seu charme – era
homem de apurado bom
gosto na maneira de se trajar – e suas
audaciosas fugas dos presídios
de segurança máxima conquistam as massas, como o
fez Jesse James no
passado.
Por sua vez, Purvis (Christian Bale) conseguiu
se promover
diante da opinião pública e do próprio J. Edgard
Hoover (Billy
Grudup), o então jovem diretor do FBI,
comandando a perseguição a
Pretty Boy Floyd (Channing Tatum), um marginal
de bela estampa, morto
por ele num pomar de maçãs, em East Liverpool,
Ohio. Depois de
considerar Dillinger como Inimigo Público Número
1 dos EUA, Hoover
decide colocar Purvis no seu encalço.
No intervalo de vários assaltos a bancos,
Dillinger conhece, num
restaurante – onde Diana Krall canta a balada
Bye Bye Blackbird -,
Billie Frechette (Marion Cotillard), por quem se
apaixona. Mas não a
ponto naturalmente de deixar de frequentar
outras amigas, como a
cafetina Anna Sage (Branka Katic), que o trai,
dando indicação a
Purvis sobre o local onde ele poderia ser
encontrado na fatídica, para
ele, noite de 22 de julho de 1934.
Como já o fizera em Miami Vice, Mann consegue
extrair belo
efeito das imagens captadas, dessa vez, por
Dante Spinotti, em vídeo
digital de alta definição. A reconstituição de
época, a cargo de
Nathan Crowley, também é outro elemento que
contribui para a perfeição
de inúmeras sequências, como as que ocorrem, ao
final, no interior e
nas adjacências do cinema Biograph, em Chicago,
Illinois. E, como
aconteceu em Colateral, Mann soube explorar de
forma magnífica a
seleção de músicas da época e principalmente o
belo tema composto
especialmente para a película por Elliot
Galdenthal.
O elenco, liderado por Johnny Depp, Christian
Bale e Marion
Cotillard, é excepcional. Depp – que substitui
Leonardo DiCaprio,
primeiro interessado no papel de Dillinger –
compõe bem o homem, o
janota, o dândi, o amante, enfim, o mito, melhor
do que o bandido
meticuloso, frio e sagaz. Na sequência em que os
agentes do FBI cercam
a hospedaria Little Bohemia, numa pequena
localidade do Wisconsin,
onde se encontram Dillinger e sua gangue, o ator
mostra um bom momento
reflexivo deitado na mesma cama em que sua
personagem se deitara em
1934.
Christian Bale faz questão de destacar, em sua
estupenda
atuação, a integridade moral do agente Melvin
Purvis. É notável como o
ator, detalhista ao extremo, consegue aprofundar
na personagem a
certeza de que tem um dever profissional a ser
cumprido, embora se
posicione muitas vezes em sentido contrário ao
que lhe é imposto pelo
rígido esquema, comandado por Hoover, a que é
submetido. Marion
Cotillard, a premiada intérprete de Piaf – Um
Hino Ao Amor, de Olivier
Dahan, reaparece agora, de rosto limpo, bonito,
lembrando a linha de
Natalie Wood, numa atuação discreta, mas de
muita força dramática.
Billy Grudup, como J. Edgard Hoover, retrata,
com correção, a
figura histórica do visionário criador do FBI. E
há entre os
coadjuvantes – comparsas de Dillinger e agentes
policiais sob o
comando de Purvis – vários atores
internacionais, como Stephen Graham
(John “Red” Hamilton), Stephen Dorff (Homer Van
Meter), Stephen Lang
(Charles Winstead) e principalmente David Wenham
(Harry “Pete”
Pierpont), que se destacou em Austrália, de Baz
Luhrmann.
REYNALDO DOMINGOS FERREIRA
ROTEIRO, Brasília, Revista
www.theresacatharinacampos.com
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FICHA TÉCNICA
INIMIGOS PÚBLICOS
PUBLIC ENEMIES
EUA/2009
Duração – 140 minutos
Direção – Michael Mann
Roteiro – Ronan Bennett, Michael Mann e Ann
Biderman, com base no
livro Public Enemies: America´s Greatest Crime
Wave and the Birth of
the FBI – 1933-34, de Bryan Burrough
Produção – Kevin Misher e Michael Mann
Fotografia – Dante Spinotti
Música Original – Elliot Goldenthal
Edição – Paul Rubell
Elenco – Johnny Depp (John Dillinger), Christian
Bale (Melvin Purvis),
Marion Cotillard (Billie Frechette), Billy
Grudup (J. Edgar Hoover),
David Wenham ( Harry “Pete” Pierpont), Stephen
Dorff (Homer Van
Meter), Stephen Lang (Charles Wistead), Branka
Katic (Anna Sage),
Stephen Graham (John “Red” Hamilton) e Channing
Tatum (Pretty Boy
Floyd) |
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