Theresa Catharina de Góes Campos

  O DESINFORMANTE

Steven Soderberg mostra, em O Desinformante, como um promissor
executivo de uma grande empresa se degrada ao lançar mão da mentira em
suas relações de trabalho, visando obter com isso ascensão
profissional. Para tanto, ele usa linguagem de fina e perspicaz
ironia, próxima à do humor negro, mas também de inegável cunho moral.

O roteiro, muito bem estruturado, de Scott Z. Burns, baseado no
romance The Informant: A True Story, de Kurt Eichenwald, narra o caso
de Mark Whitacre (Matt Damon), um contumaz mentiroso, mais tarde
diagnosticado como bipolar, que acabou por promover, com sua astúcia,
um dos maiores escândalos corporativos da história dos EUA.

Ao início do filme, Mark já é um dos vice-presidentes da Archer
Daniels Midland (ADM), produtora de derivados do milho, quando lhe
surge a ideia de formular denúncia de formação de cartel contra a
multinacional a fim de dar curso ao seu mirabolante plano, exposto
antes superficialmente à mulher Ginger ( Melanie Lynskey), de assumir
a presidência da empresa.

Mostrando-se fortemente influenciável por apelos publicitários,
por manchetes de jornais, por argumentos de bestsellers, como os de
Michael Crichton, ou ainda por filmes, como A Firma, de Sidney Pollack
(1993), Mark se julga mais esperto que todos os demais que o rodeiam.

Em vista disso, ele deseja iludir, com sua lábia e fama de jovem
agradável, até mesmo os agentes do FBI, Brian Shepard (Scott Bakula) e
Robert Herndon (Joel McHale), estes chamados pela ADM para investigar
a procedência da denúncia, aos quais ele relata, a cada dia, fatos
diferentes, que não se coadunam uns com os outros.

Ao espectador cabe naturalmente a tarefa de identificar a
diferenciação que existe entre o que lhe é exposto, na tela, em
imagens, e as sandices, as coisas absurdas, ditas por Mark, em off,
como narrador. É praticando esse exercício de contraponto que
Soderbergh impõe, com maestria, o tom de comédia de humor negro ao
filme, auxiliado pelo adequado comentário musical de Marvin Hamlisch.

A direção do realizador de Traffic , responsável também pela
fotografia, captada através da chamada câmara vermelha (Red Camera),
continua sendo sóbria. Mas, dessa vez, ele extrai bom efeito das
desorientadas idas e vindas do protagonista, ora entrando, ora saindo
do seu local de trabalho e portando sempre a pasta equipada – mostrada
desde os créditos iniciais – para gravar conversas, durante as quais
induz os seus interlocutores a dizer palavras, que, a seu conceito,
são comprometedoras dentro do contexto por ele imaginado.

O trabalho de Soderbergh, que naufragou ao tentar abordar, com
subterfúgios, o Diário de Uma Garota de Programa, se apóia muito
também na soberba interpretação de Matt Damon, dando tudo de si à
personagem que interpreta. O ator procura criar em si mesmo, até pela
deformação física, a imagem de Mark Whitacre, que tem uma maneira
própria de arranjar os cabelos, de sorrir, de contrair os músculos da
face, de usar os olhos, as sobrancelhas e principalmente de caminhar.
É explorando esse recurso, por repetidas vezes, como já o fizera em O
Bom Pastor, de Robert de Niro, que Damon complementa de forma
magistral o perfil do protagonista. Acompanham-no também em excelentes
atuações Scott Bakula, como o agente Brian Shepard, do FBI, e Melanie
Linskey, como a esposa Ginger, sempre concordante com todas as
loucuras que lhe conta o marido.

REYNALDO DOMINGOS FERREIRA

ROTEIRO, Brasília, Revista
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FICHA TÉCNICA

O DESINFORMANTE
THE INFORMANT
EUA/2009
Duração 109 minutos
Direção – Steven Soderbergh
Roteiro – Scott Z. Burns, baseado no livro The Informant: A True
Story, de Kurt Eichenwald.
Produção – Kurt Eichenwald, Jennifer Fox, Gregory Jacobs
Fotografia – Steven Soderbergh
Música – Marvin Hamlisch
Edição – Stephen Mirrione
Elenco – Matt Damon (Mark Whitacre), Scott Bakula (Brian Shepard),
Melanie Lynskey (Ginger Whitacre), Robert Herndon ( Joel McHale),
Lucas McHugh Carroll (Alexander Whitacre), Eddie Jemison (Kirk
Schmidt), Thomas Wilson (Mark Cheviron).
 

Jornalismo com ética e solidariedade.