Theresa Catharina de Góes Campos

  SOBRE NOVIDADES CULTURAIS

De: Ana Falcão
Data: 18 de março de 2010 16:01
Para: Theresa Catharina de Goes Campos


Estimada Theresa Catharina,

Também lhe conto minhas aventuras (...).

Hoje pela manhã fui à Livraria Cultura e cometi algumas extravagâncias consumistas. Comprei os novos CDs de Nelson Freire : ele gravou os noturnos - de 1 a 20 - de Chopin , bastante conhecidos de ouvido. Com certeza fazem parte da comemoração dos duzentos anos do compositor. Já tinha as mesmas peças executadas por Claudio Arrau.

Ainda seguindo o impulso, não pude resistir às ilustrações de Luiz Zerbini para "Alice no País das Maravilhas", uma tradução de Nicolau Sevcenko publicada pela Cosacnaify.

Digo-lhe que estão primorosas, em um estilo tradicional, mas com toques de modernidade, principalmente nas colagens.

Além disso, adquiri mais um exemplar de "Serrote", uma revista publicada pelo Instituto Moreira Salles. Folheando-a encontro reproduções de afrescos de Giotto, pintados na capela Scrovegni, em Pádua.

Os temas da revista são variados: "Martinha versus Lucrécia" , por Roberto Schwarz, texto de quatro conferências proferidas em Cambridge a respeito de crônicas de Machado de Assis, e outros tantos .

Mais um exagero: "O Mestre e Margarida", de que lhe havia falado . Tradução completa e direta do original russo de Zoia Prestes.
Reproduzo parte de um parágrafo da orelha; "A veia satírica de sua obra e sua posição cada vez mais conflitante com o regime stalinista fizeram com que fosse duramente criticado e, no final dos anos 1920, começasse a ter problemas crescentes com a censura". Estamos por conhecer "novas" veias satíricas....

Bulgákov só foi reabilitado em 1966 quando a revista Novy Mir resolveu publicar seu romance.

Do mesmo autor, estou terminando "Coeur de Chien" que "achei" em um sebo no Rio.

Por hoje é só.

Com certeza vamos nos encontrar no CCBB, aproveitando a rara oportunidade de assistir ao trabalho de Arne Sucksdorff.

Até lá, abraços
Ana
 

Jornalismo com ética e solidariedade.